TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de estagio educação infantil

Por:   •  1/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.477 Palavras (18 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 18

   CENTRO EDUCACIONAL INTERNACIONAL UNINTER

 JUSCIMARA FERREIRA DE SOUSA RU-758095

      RELATÓRIO DE ESTÁGIO

                   INFÂNCIA E LUDICIDADE

        

             BELO HORIZONTE

                           2013


          CENTRO EDUCACIONAL INTERNACIONAL UNINTER

          JUSCIMARA FERREIRA DE SOUSA RU-758095

                Relatório de estágio Educação infantil

Apresentada a UTA- infância e ludicidade

 No curso de pedagogia à distância

Faculdade internacional de Curitiba

Tutor local: Fernanda Nunes

        Centro associado: Frederico Ozanam

                     Belo Horizonte

                           2013

Sumário

Introdução..............................................................................04

Desenvolvimento................................................................. 05

História do contexto estagiado................................................ 05

Caracterização do contexto estagiado.................................... 06

Concepção pedagógica da creche.......................................... 07

Estrutura física do contexto estagiado.................................... 09

Conhecendo os profissionais da creche.................................. 10

Rotina pedagógica................................................................... 11

Observando a rotina da creche............................................... 12

Problemas identificados........................................................... 14

Plano de estágio..................................................................... 16

  Observações feitas no plano de estágio................................... 17

Considerações finais.............................................................. 18

Referências.............................................................................. 20


Introdução

O trabalho apresentado tem a meta de relatar as atividades desenvolvidas durante o estágio supervisionado do curso de licenciatura em pedagogia- Facinter da disciplina UTA – Infância e Ludicidade pela aluna Juscimara Ferreira de sousa. O estágio foi realizado na Creche Odete Valadares. O estágio de licenciatura é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional (nº 9394\96). A importância desse estágio na formação do pedagogo contribuiu para uma prática com mais conhecimentos diante de uma realidade. É fundamental sabermos como as crianças se desenvolvem, mas também é importante que estejamos capacitados.

Este relatório de Estágio - Educação Infantil constitui em uma pesquisa e observação em busca de mais conhecimentos, visando contribuir na formação do futuro docente. Sabemos que a educação infantil requer do professor uma prática diferente, que desperte na criança o interesse em aprender.

Na pesquisa feita na escola e em livros que aborda a educação Infantil, é relatado aqui sobre a caracterização do contexto estagiado que é uma creche pequena. Atende a Educação Infantil de 0 a 5 anos. Relata também sobre toda concepção pedagógica da instituição, que ao consultar o Projeto Pedagógico da escola pude observar que a mesma se preocupa com a formação dos educandos, procurando formar cidadãos responsáveis, capazes de compreender a realidade em que vive, e fiz uma descrição e análise reflexiva das atividades do estágio.

Os itens trabalhados no relatório foram à identificação da instituição, onde observei à localização da escola, a estrutura física da escola, a concepção do pedagogo e de toda a escola, a proposta pedagógica, a rotina da creche e plano de estágio.


Caracterização do contexto estagiado

 

História

A creche Odete Valadares está diretamente vinculada ao Conselho Central Nossa Senhora Aparecida da Sociedade de São Vicente de Paulo – SSVP

A sociedade São Vicente de Paulo é uma organização Católica de âmbito internacional, composta exclusivamente por leigos, fundada em Paris, dia 23 de abril de 1823, por Antônio Frederico Ozanam e seus companheiros. Os seus membros são chamados confrades e consociais, ou simplesmente vicentinos.

Frederico Ozanam,fundador da cidade ozanamnasceu em 1813, em uma família de irmãos, dos quais somente sobreviveram três. Estudou em Paris e posteriormente tornou –se professor em sorbona. Frederico Ozanam, morreu no anode 1853 na Masélia, depois de passar dura provação em decorrida de uma dolorosa enfermidade.

Em 1997, durante um encontro mundial entre jovens, celebrado em Paris, o Papa João PauloII, beatificou Frederico Ozanam, que foi um percursor do papel com os leigos iriam desenvolver com brilhantismo no seio da igreja, sendo um perfeito modelo de vida para a juventude.

 Caracterização do contexto escolar

O estágio foi realizado na rua Dom Barreto, creche Odete Valadares, nº585, no bairro Ipiranga, localizada na cidade de Belo Horizonte no estado de Minas Gerais. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (31)3423-6115, ou através do e-mail creche@cidadeozanam.org.br

A escola oferta atendimento na educação infantil de6 meses a 5anos e 6 meses no período matutino e vespertino.

A modalidade de ensino:

Berçário: crianças de 6 meses a 2 anos

Maternal 1: crianças de 2 anos a 3 anos

Maternal 2: 3 anos a 4anos

1º período: 4 a 5 anos

O estágio foi realizado no período de 05\06\2013 a 21\06\2013 no período vespertino, sendo observada a turma maternal 1 (entre 2 a 3 anos) .

A creche é uma sociedade de são Vicente de Paulo, e conveniada pela prefeitura.

Concepção pedagógica da creche

 Por meio de consulta ao Projeto Pedagógico da Escola pude identificar que a missão da escola é favorecer o desenvolvimento do indivíduo, prestando assistência moral, material e educacional, sem discriminação de sexo, nacionalidade, raça, crença ou condição social, propiciando o pleno exercício da cidadania, cultivando os valores éticos, políticos e sociais. E consultando as concepções identifiquei as seguintes: A criança é um ser que possuí sentimentos e pensamentos de um jeito próprio. Sujeito social, construtor de histórias, desde pequeno interage com pessoas que estão próximas e com o meio em que vive. Compreende da sua maneira as relações que presencia, e faz de suas brincadeiras um aprendizado. O educador desempenha um papel essencial na descoberta que cada educando faz de seu próprio caminho e de sua própria verdade. Para isso é importante que o educadoresteja constantemente se educando por meio do contato com a criança, com os companheiros de trabalho e com a comunidade. É preciso que o educador pense e rediscuta de forma permanente suas convicções e sua ação; E que educar significa propiciar momentos agradáveis e prazerosos com objetivos de contribuir para o desenvolvimento na formação das crianças dedicando respeito e confiança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)   pdf (202.9 Kb)   docx (313.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com