TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOCÊNCIA ENSINO FUNDAMENTAL I

Por:   •  15/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.817 Palavras (8 Páginas)  •  914 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Faculdade Administração, Ciências, Educação e Letras.

Marcileya Santos de Souza

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOCÊNCIA ENSINO FUNDAMENTAL I

                                                                                                                       

São Félix do Xingu

2017

[pic 2]

Faculdade Administração, Ciências, Educação e Letras.

Marcileya Santos de Souza

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOCÊNCIA ENSINO FUNDAMENTAL I

Trabalho apresentado a Faculdade Administração, Ciências, Educação e Letras, como requisito parcial de obtenção de nota na disciplina de Estágio Supervisionado Docência Ensino Fundamental l para conclusão da Licenciatura Plena em Pedagogia, orientada pela Prof.ª Diana Pires.

São Félix do Xingu

2017

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO:        

1-DESENVOLVIMENTO ------------------------------------------------------------------------        4        

1.1 CARACTERIZAÇÃO ---------------------------------------------------------------------4

1.2-  REFERÊNCIAL TEÓRICO ------------------------------------------------------------4

3. RELATO DAS VIVENCIAS DO ESTÁGIO e REGÊNCIA --------------------------5

4. CONSIDERAÇÔES FINAIS --------------------------------------------------------------        7

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ------------------------------------------------------        8


 INTRODUÇÃO:

O estágio em Educação Fundamental é relevante, pois é através dele que o formando em Pedagogia estabelece relação entre a teoria e a prática, bem como tem a oportunidade de conhecer e analisar a atuação do profissional de Educação Infantil em sua ação pedagógica. Além de elaborar, executar, e avaliar um Projeto de Intervenção Pedagógica, que contribui significativamente para formação do estudante de Pedagogia, ao estabelecer o processo de ação-reflexão-ação (Vásquez; 1968 apud Pimenta; 1995).

Pimenta (1995, p.24) defende que “a atividade teórico-prática de ensinar constitui o núcleo do trabalho docente.” O pedagogo se baseia na teoria para fundamental a sua prática.

O presente estágio de docência na Educação Fundamental teve como objetivos, aprimorar a prática em sala de aula, propiciar a aproximação da realidade profissional por meio da participação em situações reais de trabalho, envolvendo supervisores, estudantes e campo de estágio.

Estágio é onde temos a oportunidade de vivenciar tudo aquilo que aprendemos em sala de aula, de refletir sobre quais práticas vamos escolher futuramente, quais as formas de agir dentro de uma sala com crianças da educação infantil. É tempo de conhecer, analisar e experimentar as práticas tão sonhadas teoricamente.

 Com o estágio, é possível também, que nós, alunos, aprimoremos nossas escolhas de sermos professores, a partir do contato com as realidades.


1. DESENVOLVIMENTO

1.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 

A escola Municipal de Ensino Fundamental Filomeno de Souza Reis está situada na rua Elias Avenda Pará, no bairro São José, s/nº na cidade de São Felíx do Xingu-PA.

 A comunidade escolar atendida são os alunos do Ensino Fundamental 1 e 2 e EJA. Existe uma entrada principal onde é controlada a entrada e saida de todo corpo docente escolar principalmente dos discentes e da sociedade.

O colégio possui 11 (onze ) salas de aula, uma biblioteca, uma secretaria, sala de direção, sala do secretário geral, sala da coordenação, sala dos professores, sala de leitura, cozinha, banheiros, área livre, auditório, laboratorio de informatica, sala de AEE e dispensa.

A escola funciona em três horarios; matutino, vespertino e noturno onde são oferecidos o Ensino Fundamental de 1, 2 e EJA. São atendidos  alunos com necessidade educacional especias com uma (sala multifuncional ou AEE). O nível de formação dos profissionais são variados pois temos Pedagogos,  administradora , Geografo, Biologo, Letras,  graduando em Pedagogia e Magistério.

Ensino fundamental l de 1º ao 5º ano, fundamental ll de 6º ao 9º ano e EJA.

         

1.2- REFERENCIAL TEÓRICO

É importante o ensino fundamental devido a se tratar de uma das primeiras formações do aluno, pois tem aluno que não passa pela educação infantil e já vai direto para o ensino fundamental, e é lá que vai pegar as primeiras experiências como aluno. Ter uma boa  formação nos quatro primeiros anos da escola garantem um bom desempenho e estimulam o cérebro a está em contínua formação, quanto mais é estimulado, maior é a capacidade de aprendizagem  na memória.

O estágio supervisionado é muito importante, pois é uma primeira experiência do aluno com suas futuras funções, é neste contexto que podemos ver realmente se é isso de fato que queremos.

MACIEL (2004)   propõe em seus estudos a formação do professor pela pesquisa em quaisquer níveis da educação, e apresenta a importância dessa prática no que ela denomina de multidimencionalidade do binômio ensino-aprendizagem. Segundo essa autora, valorizando estes  aspectos do processo educacional, a prática investigativa do professor ( neste caso, do professor em formação),'' [...]  poderá colaborar na compreensão dos diferentes e complexos fenômenos que ocorrem na sala de aula, por meio de uma ação reflexiva, realizando uma triangulação de interlocuções  entre o professor,  fenômeno, [e] a teoria...''(MACIEL,2004,p.99)      

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (173 Kb)   docx (123.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com