TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Abordagem Comportamentalista

Por:   •  16/10/2022  •  Resenha  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

Câmpus Londrina

[pic 2]

LICENCIATURA EM QUÍMICA

Aluno: João Pedro Caetano dos Santos

RA: 2261383

Professora: Dra. Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha

Disciplina: Psicologia da Educação

  • Resenha: A Abordagem Comportamentalista

A abordagem comportamentalista, como o próprio nome já diz, parte do pressuposto de que os comportamentos e a experiência do indivíduo são influenciados pelo meio em que estão inseridos. O pioneiro defensor desta concepção é John Watson, que buscou estudar sobre o comportamento humano e animal, se opondo ao inatismo e a hereditariedade. Seu fundamento dizia que para ocorrer o desenvolvimento de um comportamento se deve ter a relação de um certo estímulo para provocar uma determinada ação ou resposta, dependendo do contexto, assim os fatores externos estão possuem total relação com a sua experiência.

Inspirado nos estudos de Watson, Burrhus Frederic Skinner buscou trabalhar e se aprofundar em pesquisas sobre o comportamento e aprendizagem, onde definiu a por condicionamento clássico e a por condicionamento operante. Onde o clássico diz que através de um estímulo é provocado um certo comportamento, assim toda vez que for apresentado este estímulo a ação será realizada. Já a aprendizagem por condicionamento operante está relacionada a dois estímulos, onde o segundo estímulo provoca uma resposta ocasionada por um principal. Desta forma, através de pesquisas com ratos, Skinner reforçou a sua ideia de aprendizagem por condicionamento operante com o que ele chamou de Modelagem do Comportamento, onde utilizando um rato observou que agindo da mesma maneira ao alimenta-lo, o rato esboçava um mesmo comportamento para pedir comida e água ocasionado uma repetição, assim concluindo que há uma maneira de manipulação do desenvolvimento de uma resposta, onde elementos externos podem influenciar na ação. Portanto, experiências do dia a dia possuem relação direta com o desenvolvimento de certas atitudes, reforçando a ideia de modelar as reações.

Então, esta abordagem comportamentalista, dando uma origem com o Watson, passou a ser denominada como Behaviorismo, com a mesma ideia do estudo do comportamento conforme o ambiente em que o indivíduo está inserido. Ao se unir com as ideias de Skinner, teve um caráter de Behaviorismo Radical, onde relacionado ao condicionamento operante, o comportamento se dava através do estímulo com um reforço positivo ou negativo para a obtenção de uma recompensa e como resultado desenvolvia um novo comportamento.

Em relação a educação, Skinner também se preocupou em analisar como se dá o comportamento de acordo com as experiências, possuindo a ideia de que o desenvolvimento e a aprendizagem andam lado a lado, onde com diversas aprendizagens, o desenvolvimento virá como consequência, modelando a formação do indivíduo. Observando por meio dos processos, é evidente o uso de incentivos para o comportamento, podendo se ter como definição os objetivos e habilidades a serem alcançadas, e desta forma poderá ocorrer uma organização crescente, em ordem de dificuldade, no avanço dos ensinamentos na educação escolar. Assim ocorrerá uma progressão gradual do ensino, tornando a aquisição do conhecimento mais eficiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (117.2 Kb)   docx (67.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com