TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Estágio e Docência

Por:   •  26/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  796 Palavras (4 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Departamento de Ciências Humanas e Letras

Componente Curricular: Investigação da Cultura Escolar I

Docente: Cláudia de Faria Barbosa

Discente: Ariana Ribeiro dos Santos

Resenha crítica do texto “Estágio e docência: Diferentes concepções”, Selma Garrido Pimenta e Maria Socorro Lucena Lima.

No texto “Estágio e docência: Diferentes concepções”, as autoras discutem sobre a formação de professores, especificamente sobre a relação teoria/prática. Com a ajuda de alguns escritores bem conceituados, que através de seus textos revelam vários caminhos para as questões de estágio relacionadas a teoria e a prática, que pode ser discutido na proposta de um estágio que colabore na formação qualificada de professores, elas construíram este conteúdo.

Pimenta começa discutindo sobre a prática, com a intenção de mostrar que a fase do estágio não pode ser definida como o momento em que a prática é trabalhada separada da parte teórica, visto que o estágio curricular é um exercício teórico de conhecimento e a prática está contextualizada nas aulas. A autora, inicialmente, vai citar concepções diferentes, fazendo uma análise de que a teoria e a prática estão interligadas. O livro tem como objetivo ser um colaborador da introdução definitiva do estágio como um dos vários elementos que implicam na formação docente e que deve ser analisado.

Uma das discussões abordadas pela autora, está relacionada à prática como “imitação de modelos”, assim sendo, podemos dizer que a profissão de professor está sujeita a prática, assim como qualquer outra profissão, e sem a mesma, a teoria é incapaz de ser concretizada. É possível lançar mão, copiar, imitar, reproduzir projetos em busca de caminhos que contribuam para a melhoria das competências do professor em sua ação pedagógica.

As autoras consideram o estágio com um espaço convergente para a vivência docente da vida dos sujeitos ao longo do curso. Como o estágio também é uma atividade complexa, as autoras também analisaram as universidades, estágios e escolas, e demonstrou vários significados desse processo.

Observa-se que o estágio é também um processo técnico, pois se utiliza de técnicas para o desenvolvimento de habilidades que possibilitam a execução das atividades práticas em sala de aula. Contudo, as técnicas nem sempre serão suficientes para a resolução das diversas situações que poderão surgir no âmbito de sua profissão, por isso é necessário também ser prático em suas ações pedagógicas e fazer uso de uma reflexão crítica sobre aquilo que se faz e ter conhecimento teórico-prático.

A autora vai abordar também sobre o que entendemos por teoria e por prática, descrevendo de maneira geral que todo saber está relacionado a uma ação, visto que praticar o saber exige uma intenção e a teoria é efeito de determinada prática que foi elaborada a partir de uma realidade que passou por um método de análise e conhecimento.

O papel da teoria nesse processo é o de abrir caminhos e oferecer instrumentos para investigação e análise, que permitam o questionamento das ações do sujeito e das práticas institucionalizadas e ao mesmo tempo se auto questionar, visto que as teorias são explicações provisórias da realidade. Desse modo, a busca pela construção das práxis, fazem com que a teoria e a prática se completem.

As autoras afirmam que toda pesquisa e intervenção precisam ter uma intenção. Assim sendo, no estágio, a pesquisa como método de formação de futuros professores, se faz através da mobilização de pesquisas que possibilitam a análise do cenário onde acontecem os estágios. Mas também permitir aos estagiários uma postura de pesquisador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (33.8 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com