TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme "A Vila"

Por:   •  8/6/2019  •  Resenha  •  1.077 Palavras (5 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 5

Resenha do Filme “A Vila”

Eumar da Silva Coelho

(Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará)

A Vila, um filme lançado em 2004, retrata a história dos habitantes de uma comunidade no meio de uma floresta, que convivem com medo das consequências se um deles ultrapassasse os limites do vilarejo. Contudo, apesar de viverem de forma muito rudimentar, sem nenhum conforto dos tempos modernos, eles convivem em harmonia, até que algo estranho acontece e perturba a paz ali existente, sobretudo dos anciãos do vilarejo.

O filme traz como personagens principais a jovem Ivy – uma moça cega – seu amigo (de prenome Lúcios), que posteriormente se torna seu “namorado”, e seu colega Noah, um rapaz com problemas de comunicação e possivelmente mentais, além de um grupo de anciões, incluindo seu pai, a mãe de Lúcios e os pais do seu amigo Noah, e outros. Os anciões eram um grupo de pessoas de idade avançada , que após passarem por experiências trágicas, como violências físicas e até mesmo a morte de entes queridos, decidiram abandonar suas vidas em sociedade, para juntos formarem uma nova comunidade – oculta no meio de uma floresta – onde seus descendentes não viessem a sofrer os mesmo traumas que eles sofreram, mesmo que para isso fosse preciso usar métodos desleais, como mentira e o medo, para mantê-los a salvo do contato com as pessoas das cidades.

Assim, a vida na comunidade era ditada pelos conselhos dos anciões, que eram sempre ouvidos para resolver todas as questão. Contudo, o medo era o principal mecanismo utilizado para controlar os moradores daquele vilarejo. Para reforçar esse sentimento, os anciões criaram o mito que havia monstros da floresta, mas que existia um pacto entre eles e essas criaturas, e que tudo ficaria bem se um não invadisse o território do outro. Com isso, devido a esse medo dessas criaturas, identificadas como "aqueles-de-quem-não-falamos-o-nome", nenhum habitante ousava entrar na floresta, mesmo que desejassem muito conhecer o que havia além dela, e sempre que alguém tentava, a comunidade era vítima de algum ataque desses monstros.

Desta forma, esse pacto vinha sendo respeitado até que um dia, supostamente por ciúmes da jovem Ivy, o personagem Noah atenta contra a vida de Lúcios, e este fica entre a vida e a morte. Para ajudá-lo, a jovem cega pede autorização ao seu pai para atravessar a floresta, e partir em busca de remédios. Compadecido do sofrimento da jovem, o pai atende ao pedido da filha, mas antes, releva-lhe todo o segredo acerca dos monstros da floresta, e como esta deveria fazer para alcançar seu objetivo.

O filme A Vila nos passa a mensagem do quanto o excesso de proteção pode tornar as pessoas alheias a realidade do mundo. O quanto o medo pode

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (31.6 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com