TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme "E seu nome é Jonas"

Por:   •  26/7/2017  •  Resenha  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  1.440 Visualizações

Página 1 de 3

A produção “E seu nome não é Jonas (And your name is Jonah) ” é um filme lançado na década de 80, produzido nos Estados Unidos, de autoria do escritor Michael Bortman, dirigido por Richard Michaels. O filme tenta retratar a história e as dificuldades de um menino, cujo nome é Jonas, que possui deficiência auditiva em uma época em que este diagnóstico ainda estava ganhando espaço na compreensão social; a falta de informação da família e a da sociedade daquela época, dos médicos que erram no diagnóstico e o principal de tudo, ausência de informação e conhecimento sobre a criança surda e sua adaptação ao meio social.

Quando Jonas nasce os médicos dizem que ele possui um retardo mental, por esse motivo é mandado para uma clínica própria para crianças que nascem com tal deficiência e por lá fica durante mais de três anos. Depois desse tempo é realizado um novo diagnóstico que comprova que ele é surdo. Ao saberem de tal acontecimento seus pais o buscam para morar em sua casa e o matriculam em uma escola para surdos, no entanto essa escola prega o método oralista, impedindo até mesmo que os alunos se comuniquem por meio de gestos.

Já com a presença de Jonas na casa começam uma série de problemas e o pai protagoniza o pior comportamento, pois, por vergonha do filho, começa a chamá-lo de retardado – o que causa a ira da esposa. Isso se evidencia, no episódio da festa de aniversário de Jonas, pois o menino não compreende que a festa é para ele, pois desconhece todos os rituais culturais que são transmitidos pela linguagem verbal. Não suportando a diferença do filho, o pai abandona a casa, deixando a esposa sozinha para cuidar de duas crianças. A mãe, no entanto, não cansa e acaba percebendo a incapacidade da escola na forma de tratar de seu filho. Um dia, ela encontra um casal de surdos e, por meio deles, visita um clube de surdos local. Dessa visita, um novo mundo se abre para Jonas e seus familiares.

Ela começa a perceber que existem maneiras diversas de lidar com a surdez, não precisando submeter o filho aos rígidos e obsoletos métodos do instituto. O casal à leva a uma comunidade surda e cada vez mais ela conhece a deficiência de Jonas, com isso ela decide colocar o garoto em uma escola que tem Língua de Sinais como princípio, ao relatar tal coisa para a professora anterior à mesma diz inúmeras palavras negativas, mas a mãe continua com a ideia e coloca seu filho na outra escola onde ela consegue observar vários pontos positivos, Jonas desenvolve e consegue se comunicar, pois sua mãe e seu irmão se esforçam para aprenderem também, e ao final do filme ele diz o seu nome através da língua de sinais.

Este filme teve uma importância social muito grande, pois contribuiu para quebra de diversos preconceitos e colocou em questão a problemática dos indivíduos surdos. Através do filme pode-se concluir que quem sofre com alguma deficiência auditiva deve ser tratado com muita atenção e respeito, pois conseguimos perceber as grandes dificuldades e desafios da vida de Jonas, e consequentemente, daqueles que passam pela mesma situação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com