TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme Escritores da Liberdade

Por:   •  12/1/2023  •  Relatório de pesquisa  •  854 Palavras (4 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 4

1)Qual(is) tendência(s) é possível perceber na professora representada no filme? Analise exemplificando e destacando trechos do filme.

R: A tendência usada pela professora Erin Gruwell é a libertadora, ela usa a todo momento o método de diálogo e respeito entre mestre alunos a cena em que os alunos desenha o rosto e um dos colegas fazendo crítica pela fisionomia do aluno e a cor que e a cor negra .

Erin usa um método bem bacana para reverter as piadas preconceituosas em relação ao aluno ela usa a arte comenta que viu um desenho igual aquele em um museu mais não se tratava de um negro mais sim de um judeu ou vários , ali ela contesta aquele desenho fazendo com que a turma refleti sobre sua verdadeira identidade .

Os conflitos étnicos e culturais entre si no âmbito escolar na realidade os educandos são observados pela direção como pessoas sem futuro , desacredita e que não merecem nenhum esforço para reverter essa situação mais Erin Gruwell acredita nesses respeita a cultura , as ideologias as crenças deles isso e extraordinário em um docente .

E notável nas atitudes discriminatórias racistas e preconceituosas entre alunos onde a violência física e verbal em sala de aula acontece .

Ao perceber a resistência dos alunos ela passa a ter uma iniciativa inovadora ela lida com a diversidade cultural desses alunos ela inclui o diário de Anne Frank para que os alunos pudessem realizar uma contextualização dos seus problemas diários com os das pessoas que vivenciam o episódio do holocausto ,fazendo com que eles verem e frente com a dura realidade da suas vidas

2)A Profa. Erin, ao tentar inovar, tentar novas alternativas as aulas tradicionais, encontrou vários entraves na escola. Dentre eles podemos citar: a apatia e a descrença nos alunos dos professores da escola, bem como a falta de apoio da direção da escola. Como ela conseguiu reverter essa situação?

R: Ao perceber todos os problemas e histórias que a cercava por estes estudantes e instituição de ensino, resolve adotar novos métodos de ensino, mesmo que estas táticas confrontaram os ideais da diretora do colégio (aos problemáticos, cabe apenas passar e ler resumos de livros) e de outros professores que se sentem amedrontados pela turma. Para isso, induziu a classe à participação ativa em suas aulas, entregou aos seus alunos um caderno para que escrevessem diariamente, suas próprias histórias, seus conflitos internos, enfim, sua própria vida em palavras escritas. 

3)A partir de um episódio de discriminação ocorrido em sala de aula, a Profa. Erin passou a observar seus alunos e alunas, desenvolveu um projeto para debater não só as temáticas de sua disciplina (Língua Inglesa), como também questões mais amplas e prementes da sociedade norte-americana – as gangues. A partir das ideias chaves destacadas, analise o projeto desenvolvido por Erin:

  • “A linha”: Quem somos nós?Iguais ou diferentes?

Ao participar do jogo os alunos iam saindo conforme a professora ia fazendo as perguntas aos quais era pessoais de cada um, com isso cada um se depara com realidades iguais a suas ou pelo menos parecidas, e com isso eles  se aproxima mais uns dos outros!

  • O rap unindo…:

R:

  • Debates

R: 

  • Projeto “O Diário” :

 Os alunos comentando sobre sua vida, suas perspectivas e correlacionando com os livros então propostos pela professora, passando a desenvolver um espírito crítico em seu interior (até então adormecido), passando a reconhecer, sentir, pensar e refletir sobre seus ideais e sociedade ao seu redor, passando a ter responsabilidade por suas escolhas, despertando a motivação para um futuro melhor, a necessidade de expressão de seus sentimentos e o reconhecimento de que sua identidade é um sujeito na história do mundo, um espaço ocupado e que não pode ser vazio.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (81.5 Kb)   docx (199.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com