TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme Os Enjaulados

Por:   •  29/6/2015  •  Resenha  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  3.507 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – UESPI

CAMPUS PROFESSOR ANTONIO GEOVANNE ALVES DE SOUSA

CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

PROFESSORA: SUZANE

RESENHA

LAIANE VIANA DE ANDRADE

PIRIPIRI/

 2013

Resenha do Filme Os Enjaulados

O filme “Os Enjaulados” retrata a realidade existente no processo educacional. As dificuldades enfrentadas pela gestão escolar no papel de educar e formar cidadãos éticos e participantes na sociedade.

Relata o cotidiano escolar dos alunos, mostrando-os sendo indisciplinados, desatentos, rebeldes, sem metas e acomodados aos bens materiais dos pais. Mas isso tende a mudar quando um professor substituto chega à escola.

O professor substituto tenta por diversas vezes mudar a concepção dos alunos rebeldes, ele queria ser ouvido e mediar o conhecimento para com os mesmos, mas isto era impossível, eles o enfrentavam todo momento. A todo o tempo ele é insultado e atacado pelos alunos. Cansado de enfrentar tanta humilhação, decide transformar o comportamento dos alunos através de um plano radical. O professor inventa um teste que serviria para um estagio e diz que seus alunos foram aprovados, assim consegue sequestra-los sem que ninguém desconfiasse, já que pensavam que eles estão num estagio.

Em um lugar distante, o professor prende os alunos nus em jaulas eletrificadas para uma nova e dura reeducação. Os alunos foram expostos por vários dias ao sol, sem comida e a uma musica que tocava sem parar, além de choques a cada vez que um dos alunos tinha um mau comportamento, o professor simulou a morte de um dos alunos que tinha um comportamento melhor para impor medo aos demais, para que os mesmos temessem o erro.

Com esse método rígido de serem disciplinados, os alunos diminuíram o mau comportamento, assim começaram a mudar, pararam para ouvir, começaram a pensar, a estudar, a dialogar, uns foram ajudando os outros a pensar, a se transformar e trabalhar em equipe, pois sabiam que seria punido com choques. Além disso, o professor ensinava conteúdos distintos e os alunos liam diversos livros.

Depois desse processo de disciplina, os alunos mudaram suas ideias e concepções, começaram a levar o estudo mais a sério e aprenderam a respeitar os outros, exercendo assim a sua cidadania. Alunos voltaram para a sociedade com um comportamento totalmente diferente, transformados.

Ao longo do filme, percebe-se portanto que o mesmo nos leva a refletir sobre a conduta dos jovens mediante ao futuro da sociedade e ao papel desempenhado pelo professor como um mediador do conhecimento, mostrando que o professor não deve desanimar e nem desistir diante de qualquer dificuldade, é importante buscar alternativas que ajude a superar os problemas, desenvolvendo a disciplina dos alunos para um futuro promissor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (60.1 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com