TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do filmes: Sou surda e não sabia

Por:   •  4/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.260 Palavras (6 Páginas)  •  1.474 Visualizações

Página 1 de 6

AD1 – 2018.2

Nome: Talita Dutra Coelho

Matrícula: 15116080227

Polo: Cantagalo

Caro (a) aluno (a):

Essa é a sua primeira avaliação à distância. Leia o enunciado com atenção e procure ser claro e objetivo na elaboração de sua resposta. Esta avaliação deverá ser postada na plataforma, escolhendo no Menu inicial, a opção FERRAMENTAS / ATIVIDADE.

Nesta avaliação serão levadas em conta a objetividade e clareza do texto, bem como  concordância verbal e nominal, regência, adequação vocabular, ortografia e pontuação. Estes aspectos são essenciais para a elaboração de um bom texto, premissa básica na formação de professores.

Lembre-se que este deve ser um texto de sua autoria, com a utilização de referências bibliográficas, quando for o caso.

Faça sempre uma revisão final de seu texto, antes de postá-lo na plataforma.

AD1 – 2018.2

Assista aos filmes: “Sou surda e não sabia”  

"Mr. Holland - Adorável Professor”

Utilize o texto “Um pouco da história das diferentes abordagens na educação dos surdos” de Cristina Lacerda, e o quadro síntese das diferentes abordagens para realizar a atividade. 

Responda às questões abaixo, exemplificando com situações dos filmes.


Questão 1: (2,5 pontos)

No filme “Mr. Holland - Adorável Professor”, observe o momento em que a família ouvinte descobre a surdez de seu filho e o encaminhamento do profissional que realiza o diagnóstico. O referencial, no início dos anos 1960, nos EUA (como também no Brasil) era oralista, e negava a possibilidade de qualquer comunicação gestual da família com seu filho surdo. Tais orientações podem ser observadas na atitude do profissional com os pais.

Questão:   Apresente as principais características da abordagem oralista na educação de surdos – também denominada Oralismo, apontando visão de sujeito, visão de linguagem, visão de educação, objetivos e processo ensino-aprendizagem. (2,5 pontos).

*******************************************************************************************

R: O oralismo surgiu por volta do século XVII e sua metodologia era a aprendizagem da fala pelo surdo. O principal argumento era que as crianças surdas pudessem ter amplo acesso a educação e a sociedade, assim frequentariam escolas para serem educadas através da oralidade.

O sujeito era visto como um “ouvinte imperfeito”, e assim foi moldado de acordo com o “mundo do ouvinte”. O oralismo queria integra-lo a esse mundo e desenvolver características de pessoas ouvintes. Assim, a linguagem que era permitida entre os surdos, era a oral e não podiam desenvolver linguagens próprias, como Libras, e tinham a visão que se o individuo não soubesse falar, ela era inferior, menor. Sendo assim, o principal objetivo era que as crianças surdas aprendessem a falar e a entender a linguagem oral, portanto, para o oralismo, era necessário desenvolver no surdo a identidade de pessoas ouvintes, modela-los de acordo com a língua oral.

Em relação a educação, eles frequentavam escolas perto de casa e eram educadas com a oralidade, ignorando aspectos emocionais e cognitivos, que são importante para o desenvolvimento. Usavam técnicas da oralidade, articulação da fala, aquisição do vocabulário, entre outras. E assim, o processo de ensino aprendizagem era feito através de técnicas de treinamento, para aprenderem a oralidade, leitura labial, a fim de entenderem o que o outro falava, além da articulação da fala e utilização de aparelhos auditivos.

Questão 2 :

No filme “Sou surda e não sabia” podemos ver a escola especial para surdos onde Sandrine teve seu primeiro contato com crianças surdas e fez suas primeiras amizades, porém, era uma escola de base oralista. Esta abordagem perdurou na educação de surdos por muitas décadas, resultando em fracasso escolar na maioria dos casos.

Na cena na cozinha da casa, no filme “Mr. Holland” , observe o momento em se evidencia a dificuldade de comunicação entre a mãe ouvinte e o filho surdo e o descontentamento com o Oralismo.

Questão:  Exponha as principais críticas que o oralismo sofreu ao longo dos anos. (2,5 pontos)

*******************************************************************************************

R: O oralismo tinha como objetivo integrar os surdos no mundo da oralidade, com isso, surge a primeira critica sobre a oralização, de que essa era uma forma de negar ou ignorar o estado de surdez. Aos poucos outras foram surgindo, como a crítica sobre a aprendizagem e o desenvolvimento dos surdos, que por estarem sempre tentando desenvolver a oralidade, a escola e a comunidade deixa de lado aspectos cognitivos, capazes de colaborar no desenvolvimento integral do individuo.

Além disso, outra critica era sobre a construção de identidade. Já que eram obrigados a assumir a identidade de uma pessoa ouvinte, os surdos deixavam de lado sua própria personalidade, diferentes possibilidades e duas potencialidades. Outra crítica é a negação da cultura, principalmente com a proibição da linguagem de sinais. Assim foram proibidos de desenvolver, como todos tem direito, sua própria cultura, suas individualidades.

Questão 3:

A filosofia da Comunicação Total na educação de surdos teve seu auge nos anos 1970 nos EUA mas foi criticada e deu lugar à proposta de Educação Bilíngue. No filme “Mr. Holland” é possível ver uma escola de surdos no final dos anos 1960 nos EUA, em que essa abordagem é utilizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (88.7 Kb)   docx (299.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com