TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SÍNTESE REFLEXIVA: UMA ABORDAGEM INTEGRADA DA APRENDIZAGEM

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.116 Palavras (5 Páginas)  •  999 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 SINTESE REFLEXIVA: UMA ABORDAGEM INTEGRADA DA APRENDIZAGEM........................................................................................................4

3. ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES....................................................................6

3.1 NATUREZA E SOCIEDADE ..................................................................................6

3.2 ARTES E MUSICA.................................................................................................7

3.3 LINGUAGEM ORAL E ESCRITA...........................................................................8

3.4 MATEMÁTICA........................................................................................................9

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS ...................................................................................10

REFERENCIAS .........................................................................................................11



  1. INTRODUÇÃO

O presente relato trata da história “As Tranças de Bintou”, um conto africano em que uma menina fica questionando sua mãe e avó para saber por que ela não usa os cabelos trançados como as meninas da aldeia. A partir deste texto é feito uma síntese reflexiva abordando o tema uma abordagem integrada da aprendizagem, com destaque nas áreas do conhecimento que integram a organização do trabalho pedagógico na educação infantil, relacionando as reflexões.

Abordarei quatro atividades integradoras nas áreas do conhecimento estudado no semestre, focando os eixos temáticos. Reconhecendo o valor de haver uma integração entre os temas, para que haja uma melhor aprendizagem dos alunos nas diferentes áreas do conhecimento. Tendo como suporte os livros da disciplina é necessário que se destaque a importância da integração.

Para que os objetivos propostos pelas atividades sejam alcançados é fundamental mediação do professor. Os seus conhecimentos, suas experiências, sua sensibilidade que, ao envolver os alunos no processo, farão com que as propostas saiam do papel e se tornem instrumento de aprendizagem significativa.


  1. SINTESE REFLEXIVA: UMA ABORDAGEM INTEGRADA DA APRENDIZAGEM

Fazendo uma análise do texto indicado uma abordagem integrada da aprendizagem, percebe-se o quanto o campo de conhecimento pode ser amplo, com toda uma diversidade capaz de intensificar em cada uma sua melhor atuação, é de extrema importância fazer com que o conhecimento seja visto com toda essa diversidade de expressão, para que também possa haver respeito pelo desenvolvimento de cada um conforme as suas capacidades particulares. O conhecimento abrange vários aspectos, e se integram como pudemos ver no texto abordado.

Ao integrarmos experiências científicas com outras áreas do currículo, ajudamos as crianças a aumentar seu desempenho mental a medida que enriquecemos a variedade de conexões e relações entre diferentes estilos de aprendizagem, associação e aplicação de informações, as crianças formam vias neurológicas mais sofisticadas em seus cérebros aumentando a retenção de conceitos.

Com essa integração se propõe que o conhecimento seja exposto de forma mais abrangente e que possa com isso facilitar a sua aquisição de maneira mais prazerosa, para que se estabeleça uma aprendizagem interativa e não enfadonha, ampliando assim uma visão de mundo e conceitos, com isso fortalecendo elas, dispondo sugestões, ampliando fatores psicológicos e físicos, trabalhando um todo nas diversas formas de aprender.

A partir dessa historia que valoriza a diversidade cultural e dos afrodescendentes como um povo rico em conhecimento e valores, mostra que cada povo tem a sua historia, sua origem, seus costumes e que esses devem ser valorizados e cultivados, sem preconceitos. Também a partir dessa história podemos inferir que Bintou somente se conformou que ela era criança e usava birotes porque sua avó com muita paciência e amorosidade explicou o motivo pelo qual as crianças deveriam usar birotes, o que proporcionou um significado na vida de Bintou, que consequentemente sentiu-se valorizada.

Essa historia é uma grande lição para nós professores formadores de opinião, que devemos nos inspirar nessa historia, para ensinar o porque de determinado conteúdo ou conhecimento, para ensinar o porque se pode fazer certas coisas e porque não fazê-las, desta forma assim, estamos ensinando com significado e não apenas transmitindo conteúdo, fazendo com que a aprendizagem ocorra de forma significativa e prazerosa. A leitura desse conto faz uma intertextualidade com o texto cientifico.


  1. ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES
  1. NATUREZA E SOCIEDADE

CONTEÚDO: Corpo Humano (partes do corpo humano);

OBJETIVOS:

- Identificar partes do próprio corpo;

- Reconhecer que seres humanos tem suas particularidades;

- Percepção do Eu e do Outro;

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

- Iniciar a aula na rodinha com uma conversa informal, enfatizando o tipo de cor do olho, cabelo, etc.

- Utilizar um espelho para a importância do Eu;

- Brincadeira com a musica: Cabeça, ombro, joelho e pé, da turma da Xuxa;

- Desenvolver atividade na qual os alunos terão que montar um boneco com suas particularidades.

AVALIAÇÃO:

- A avaliação será feita a todo momento, percebendo o conhecimento prévio dos alunos;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (127.7 Kb)   docx (29.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com