TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE DIDATICA

Por:   •  30/10/2019  •  Projeto de pesquisa  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

ANA CAROLINA BARBOSA DOS SANTOS

Planejamento Educacional para Aprendizagem Significativa

2019

Atividade de Prática como Componente Curricular de Didática.

Com intuito de provocar uma reflexão quanto ao planejamento Educacional para aprendizagem significativa, foram realizadas entrevistas, com há professora da Educação Infantil: Alexia Chaves, e a Professora do Ensino Fundamental I: Lucicleide Helena

Observação: Não há registro de fotos dos entrevistados.

RELATO DAS ENTREVISTAS:

Entrevistada: Alexia Chaves

Formação: Graduada em Pedagogia.

Professora da Educação Infantil.

1. Há quanto tempo você atua na profissão?  Estou atuando como regente de classe a 3 anos.

2. Qual a maior dificuldade encontrada dentro da sala de aula? A maior dificuldade é a superlotação da sala de aula, uma sala com 23 alunos com idade entre 5 e 6 anos, sendo que 2 desses alunos possuem necessidades especiais, e existe apenas uma estagiária para me dar esse apoio.

Qual a importância do planejamento de aula na Educação Infantil? Quando você planeja você define metas, traça objetivos, por isso deve ser uma atividade continua, onde o professor não somente escolhe os conteúdos a serem passados, mas faz todo um processo de acompanhamento onde diagnostica os avanços e dificuldades de toda turma e também de forma individual.  Antes de tudo procuro sempre fazer um diagnostico com meus alunos, saber qual o nível de aprendizagem de ensino que eles estão tendo, para depois elaborar uma sequencia didática para seguir com eles, e você tendo essa sequência, você vai vendo as evoluções no que eles estão melhorando e o que você precisa trabalhar mais.

4. Como elaborar um bom planejamento? Para a professora Alexia Chaves, um bom planejamento, é você considerar alguns aspectos, por exemplo, a realidade do aluno, a realidade escolar e local onde está inserida e desenvolvimento dos alunos. O ato possibilita o professor de organizar sua metodologia de ensino em sala de aula baseando se nas necessidades dos alunos.

5. Você como professor, acredita ser um agente transformador da sociedade? Sim.  Pois o professor tem o papel levar conhecimento e reflexão aos alunos, e acredito sim que por esse motivo sou um agente transformador, pois levo conhecimento aos meus alunos.

ENTREVISTAS:

Entrevistada: Lucicleide Helena

Formação: Graduada em Pedagogia,

Professora do Ensino Fundamental I.

1. Há quanto tempo você atua na profissão?  Estou atuando como regente de classe a 10 anos.

2. Qual a maior dificuldade encontrada dentro da sala de aula? Fazer com que os alunos tenha interesse em aprender e realizar as atividades na sala de aula.

3. Qual a importância do planejamento de aula no Ensino Fundamental I? O planejamento para mim é muito importante, porque através dele vamos obter um melhor resultado de ensino e aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (81.9 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com