TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc Projeto

Por:   •  29/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.137 Palavras (5 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

IDENTIFICAÇÃO

Nome: Joelma Sheila dos Santos Silva

RU: 813600

1 TEMA

        A fase inicial da alfabetização.

  1. DELIMITAÇÃO DO TEMA

A importância do incentivo a leitura na fase inicial do ensino fundamental.

2. Problematização

        Quais  métodos utilizar  no processo educacional que possam contribuir para o incentivo e  construção  da prática à leitura?

3. Justificativa

        A séries iniciais do ensino fundamental é a  primeira etapa do ambiente educacional onde as crianças  vivenciam  novas experiências, uma fase de exploração, descobertas e  consequentemente o desenvolvimento.

Partindo do pressuposto de que a prática da leitura se dá por meio de metodologias favoráveis e que as mesmas devem sofrer alterações de acordo com o momento, onde, a elaboração  de situações a partir das potencialidades individuais dos alunos devam ser respeitada  fez com que o tema supracitado fosse meu objeto de estudo.

 O constante contato com crianças  das séries iniciais do fundamental me despertou o interesse em conhecer melhor  como se dá o processo de apresentação  da “ leitura” ás crianças. As observações participativas necessárias para as disciplinas de estágios foram   fundamentais para que  eu pudesse escolher tal tema  e trabalhar a partir do mesmo.

 Contudo, compreender como se dá a inserção desta importante ferramenta de estudo e descoberta do mundo garantirá  aprendizado  bem como desenvolvimento de minhas potencialidade para desenvolver  importantes atividades que subsidiarão minha  futura prática docente.

4. OBJETIVOS

4.1 Objetivo Geral.

Desenvolver métodos  de  melhoria  para apresentação inicial da leitura com vista a formar leitores assíduos a partir da educação infantil.

4.2 Objetivos específicos

  • Compreender e desenvolver  atividades que incitem alunos e famílias  ao hábito da leitura.
  • Promover eventos  escolares estimulando a leitura e automaticamente estreitando laços entre famílias e escolas.
  • Identificar as intervenções didáticas das professoras alfabetizadoras frente as individualidades dos alunos.

5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

        A  Leitura é uma prática que está presente em diversos momentos e situações da  vida  Humana, pois pode trata-se  um  instrumento de grande importância social  onde a partir do mesmo pode-se desenvolver grande habilidades.

        Segundo Dutra (2011), ler é uma das competências mais importantes a serem trabalhadas com o aluno, principalmente após pesquisas que apontam ser esta uma das principais deficiências dos estudantes. Desenvolver uma leitura de qualidade caracteriza  a oportunidade de construir novas aprendizagens,fortalecer  idéias e ações, ampliação de conhecimento onde  possa compreender e  distinguir as diversidades do mundo

         O desenvolvimento de interesses pela  leitura  se dá  a partir do incentivo permanente que começa no lar, aperfeiçoando-se na escola por meio de  informações sistematizadas  e continua por toda vida através das constantes  influências .

        Cardoso e Pelozo (2007) afirmam que nos primeiros anos de escolarização o discente precisa ser incentivado e instigado a ler, de modo que se torne um leitor autônomo e criativo.

        Portanto, a  inicialização escolar, é essencial para  percepção que a criança irá desenvolver ao longo de sua trajetória escolar pela leitura.Um trabalho que  precisa  ser colocado  em prática  principalmente com alunos dos anos iniciais, os quais estão  conhecendo  o universo da leitura e conseqüentemente construindo o gosto pelo ato de ler. É de grande  importância que a escola estimule o aluno  ao domínio da leitura , pois a mesma o conduzirá ao conhecimento.

        (...) entendemos que o ensino de leitura deve ir além do ato monótno

        que é aplicado em muitas escolas, de forma mecânica e muitas vezes

        descontextualizado, mas um processo que deve contribuir para a

        formação de pessoas críticas e conscientes, capazes de interpretar a

        realidade, bem como participar ativamente da sociedade. (OLIVEIRA

        E QUEIROZ, 2009, p.2)

        

        A leitura é um grande instrumento e facilitador da aprendizagem, por isso deve ser enaltecida no ambiente escolar.  O  educador com relação a   esse  levantamento   deve  desenvolver métodos   eficientes, capazes de estimular tal hábito. Esse trabalho tem como objetivo  destacar as estratégias  utilizadas  pelos  professores  para  desenvolver  o  hábito  da  leitura  nos  alunos,  uma vez que a leitura proporciona ao individuo  capacidade de  questionamento, argumentação e conseqüentemente construtor de saber.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (116.8 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com