TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc projeto

Por:   •  14/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.013 Palavras (5 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

Identificação

Nome: Roseli Maria Bettu

Registro Uninter  RU: 96094

 1 TEMA

O lúdico na educação infantil

 1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA

         O lúdico na educação infantil e sua importância como prática pedagógica em sala de aula.

2  PROBLEMATIZAÇÃO

Como se trabalhar o lúdico na educação infantil e as metodologias utilizadas para a inserção de jogos apropriados de acordo com a faixa etária de cada série?

3 JUSTIFICATIVA

O lúdico é um tema importante a ser trabalhado por  educadores da educação infantil. Os jogos são instrumentos lúdicos de aprendizagem que de forma agradável e eficaz proporcionam velocidade no processo de mudança de comportamento e aquisição de novos conhecimentos. Aprender jogando é a maneira mais prazerosa, segura e atualizada de ensinar.                                                                        Os jogos, brincadeiras e o brinquedos desempenham um papel fundamental na aprendizagem, se não  trabalhar  isto na  escola é talvez renegar a nossa própria história de aprendizagem.                                                                                O lúdico favorece a auto-estimada criança e a interação de seus pares, propiciando situações de aprendizagem e desenvolvimento de suas capacidades cognitivas. Por meio dos jogos educacionais, a criança aprende a agir, tem sua curiosidade estimulada e exercita sua autonomia. Por estes motivos o professor deve estar consciente de como o lúdico deve ser desenvolvido e trabalhado na sala de aula.

4   OBJETIVOS

4.1. OBJETIVO GERAL

 Demonstrar a importância dos brinquedos, brincadeiras e jogos na educação infantil

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Estimular o potencial lúdico das crianças, através do desenvolvimento de atividades com brincadeiras, jogos e brinquedos.
  • Demonstrar como o jogo, a brincadeira e o brinquedo contribui como metodologia inovadora
  • Perceber as possibilidades e os limites das crianças, a partir de trabalhos que mobilizem a prática desenvolvida no dia-a-dia de cada uma delas.

5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A educação lúdica sempre esteve no aprendizado de todos os seres humanos. Os jogos e brinquedos sempre estiveram presentes na vida do ser humano desde a antiguidade.        

Brincando, a criança vai compreendendo a utilização de sistema simbólicos                                                                                 como a escrita,assim como da capacidade e habilidade em perceber, criar, manter e desenvolver laços de afeto e confiança no outro.Esse processo tem início desde o nascimento, com o bebê aprendendo a brincar com a mãe.Assim como aos poucos vai coordenando e dotando seus gestos de intenção, vai aprendendo a interagir com os outros,crescendo sua autonomia e sociabilidade. (ALMEIDA. 1999, PÁG.119).

Pode se dizer que o lúdico e uma ferramenta pedagógica que os professores podem utilizar em sala de aula como técnica metodológicas na aprendizagem, visto que através da ludicidade os alunos aprendem de forma prazerosa.

A criança procura o jogo como uma necessidade e não como distração.É pelo jogo que a criança se revela.As suas inclinações boas ou más.A sua vocação,as suas habilidades,o seu caráter,tudo que ela traz latente no seu eu em formação,torna-se visível pelo jogo e pelo brinquedos,que ela  executa(KISHIMOTO,1993,p.106).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (91.2 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com