TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhando Sucata, Ensino-Aprendizagem

Por:   •  21/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  4.540 Palavras (19 Páginas)  •  36 Visualizações

Página 1 de 19

INTRODUÇÃO À PESQUISA

Aline Capelão de Azevedo

Deise Carine Botelho de Almeida

Fernanda Santos Loureiro

Franciele Santos Souza

Isabel Cordeiro da Rocha¹

Cátia Pereira²

        

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo demonstrar, tanto na teoria como na prática, a utilização de sucatas na construção de jogos e brinquedos como instrumento de ensino aprendizagem, e elencar os inúmeros benefícios que esta prática pode trazer para nossas aulas. Partindo do planejamento, elaboração, construção e realização de atividades que levem ao conhecimento através do lúdico e do concreto. Também trás como base de sua fundamentação teórica, alguns autores que nos auxiliaram a unir a realidade do aluno, da escola, da comunidade do professor no campo que se refere a falta de recursos financeiros. Estes autores expressam em suas obras a importância de trazer para dentro da sala de aula a vivência, a união daquilo que o professor fala com a realidade e o meio em que está inserido seu aluno.

Palavras-chave:Sucata, Ensino-Aprendizagem.

1. INTRODUÇÃO

Pensando em melhorar a prática do ensino aprendizagem de nossos alunos, buscamos sempre por trazer para dentro da sala de aula novas ferramentas que possibilitem uma aprendizagem com mais qualidade. Hoje em dia temos inúmeros jogos e brinquedos educativos que chamam atenção das crianças, e que sim, podem ser usados em aula com a finalidade de auxiliar na aprendizagem. Porém por outro lado, não podemos deixar de levar em conta a realidade financeira e digamos assim, precária do ensino público de nosso país. Então o que fazer? Somos professores, com vontade de ensinar, com prazer e com orgulho da profissão, embora não seja fácil, não podemos desistir a cada obstáculo, e não são poucos, mas as crianças precisam e merecem o nosso melhor. A partir disto, nos dedicamos a pesquisar formas de transformas as aulas em momentos mais atrativos, envolver aprendizagem e entretenimento, conhecimento e realidade do aluno.

 ...Qual é o Papel dos adultos, especialmente dos professores no que se refere a aprendizagem? Não se deve    subestimar a importância da escola. Ao contrário, devemos crer que ela possa cumprir um papel importante e insubstituível. No entanto, este não deveria o de dar inicialmente todas as chaves secretas do processo da aprendizagem, mas sim o de criar condições para que as crianças os descubram por si só.  (FERREIRO,2011, p.59)

Esse trabalho se justifica pelo fato de que a sociedade brasileira vive uma crise educacional e ambiental. A antiquada escola autoritária está cada vez mais perdendo seu espaço. O aluno se vê desinteressado do sistema educacional e não consegue assimilar os ensinamentos à sua vida cotidiana. A escola, como microcosmo da sociedade, absorve e reproduz as discriminações e desigualdades que estão a sua volta, causadas pelos padrões eurocêntricos. Os estudos mostram que, para se ter uma aprendizagem significativa, a escola deve propiciar momentos de aprendizagem lúdicos, pois sabemos que o brincar é uma forma natural de aprendizagem da criança. Percebe-se que na sociedade atual o brincar está muito mais centrado nas novas tecnologias, valorizando o consumismo, o pronto, o modismo, a sofisticação, a praticidade, o descartável, deixando no esquecimento os brinquedos e as brincadeiras tradicionais.

O brinquedo de sucata faz com que a escola concilie a questão da aprendizagem lúdica, através das brincadeiras populares, à consciência ambiental, despertando na sociedade capitalista a reflexão sobre os problemas ambientais causados pelo consumo exagerado.

A reutilização de sucatas como material pedagógico, ou seja, materiais que já cumpriram com seu objetivo principal e seriam descartados, mostra uma interessante proposta na educação infantil. Entende-se por brinquedo de sucata o objeto construído artesanalmente, utilizando-se materiais como madeira, papel, lata, plástico e outros de uso cotidiano que teriam como destino o lixo.

Para Sommerhalder e Alves (2011), a sucata é um excelente material para pesquisa, conscientização e construção. A construção de brinquedos com uso de sucata favorece a criatividade, a imaginação, a viabilidade e a conscientização. A criança sente grande valor afetivo ao brinquedo construído por ela própria, quanto mais ela se dedica à construção do brinquedo, maior sua felicidade ao final da tarefa. Essa construção traz para a criança uma imagem positiva de si mesma.  Além do aspecto econômico ser bem interessante na construção de brinquedos de sucata, trabalha-se a consciência ecológica, pois o reaproveitamento e a transformação de um material que iria para o lixo para algo lúdico conscientiza a criança para a questão ambiental e para o consumo exacerbado.

Para a construção da introdução, devem-se contemplar os seguintes itens:

(1) escolha do tema: que consiste em anunciar sua ideia de forma precisa e evidenciar o assunto que será abordado. Na medida em que se descreve a ideia, deve-se procurar mostrar a importância da temática e do estudo a ser realizado;

(2) problematização: consiste em definir o que será estudado, em que situação este conhecimento será aplicado. Trata-se do problema que você precisa resolver com esta pesquisa/trabalho. Quando possível, podem-se associar os conteúdos vistos em livros e artigos científicos com alguma aplicação prática que pode auxiliar você a resolver o problema proposto;

(3) estabelecimento dos objetivos: selecione ao menos dois objetivos. Inicie com verbos abrangentes na forma infinitiva que indiquem ação (estudar, avaliar, mensurar, analisar);

(4) indicação breve da metodologia para mencionar como você resolverá o problema proposto. Explicitar as fontes de pesquisa, o local da realização, o objeto de análise e quais são os passos utilizados para a realização do trabalho. Imagine que o leitor do seu trabalho queira repetir o seu experimento e você precisa descrever a ele o roteiro da realização da atividade (CERVO; BERVIAN; SILVA, 2006).

A introdução, para os trabalhos da UNIASSELVI, poderá ser construída ocupando cerca de uma página do trabalho completo.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A atividade lúdica como atividade didática, planejada, pode ser analisada sobre vários aspectos e dividida em diferentes formas de jogos e brincadeiras.

Para Friedmann (2012), o brincar pode ser analisado sobre diferentes enfoques como: sociológico (influência do contexto social em que os grupos de crianças brincam); educacional (contribuição do brincar no processo ensino-aprendizagem); psicológico (brincar como meio de compreender o funcionamento da psique, das emoções e da personalidade da criança); antropológico (maneira como a brincadeira reflete os costumes, valores e história de cada cultura); folclórico (brincar como expressão da cultura infantil através das diversas gerações, assim como as tradições e costumes nelas refletidos através dos tempos). Através do jogo, da brincadeira e do brinquedo podemos observar o comportamento corporal, linguístico, cognitivo, social, moral, cultural, afetivo, as atitudes, reações e emoções vividas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31 Kb)   pdf (407 Kb)   docx (969.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com