TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho dos pedagogos nos espacos educativos

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  923 Palavras (4 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

ADRIANA OLIVEIRA SILVA CARVALHO

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL (TÍTULO FICA  A SEU CRITÉRIO)

subtítulo também

[pic 3]

Jacobina

2014

ADRIANA OLIVEIRA SILVA CARVALHO

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Eixo temático: O trabalho do pedagogo nos espaços educativos

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de  Educação Inclusiva e Libras; Pedagogia em Espaços Escolares  e não escolares; Educação e Tecnologia em Educação;Cidadania, Diversidade:  Relações Étnicos –Raciais; Seminário Interdisciplinar III.

Tutora eletrônica: Elizabete

Tutor(a) de sala: Sergio di Paula

Jacobina

2014

O projeto Político e Pedagógico e Inclusão Escolar

O projeto político pedagógico é um documento escolar que expressa sua identidade e os princípios ético- políticos e pedagógicos que baseiam a sua concepção de sociedade de escola elaborada de forma participativa, tendo a finalidade de apontar a direção e o caminho que vai percorrer para realizar da melhor forma possível sua função educativa de desenvolver o indivíduo em todas as suas potencialidades, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes do contexto em que vivem construindo saberes indispensáveis para sua  inserção social.

O momento de construção do projeto permite uma boa convivência da democracia, se acontecer com a ajuda de todos superando qualquer tipo de conflitos, lembrando que todos funcionários da escola, família, alunos e comunidade precisam participar da mesma forma lutando para melhoria da educação.

A lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) apresenta um suporte para atender alunos com necessidades especiais ou com algum tipo de transtornos. Mais cabe a escola se adaptar as diversidades dos alunos criando um currículo escolar com métodos educativos e formação de profissionais qualificados onde possa haver igualdade nos direitos de todos. Sabemos que mesmo a lei garantindo a educação como direito de todos, muitas escolas vivem realidades diferentes, pessoas com deficiência são totalmente excluídas pela direção, alunos e comunidade tendo também docentes sem nenhuma capacitação para desenvolver um bom trabalho.

Não é fácil e imediata a adoção dessas novas práticas, pois ela depende de mudanças que vão além da escola e da sala de aula. Para que essa escola possa se concretizar, é patente a necessidade de atualização de desenvolvimento de novos conceitos, assim como a redefinição e a aplicação de alternativas e práticas pedagógicas e educacionais compatíveis com a inclusão. Visto que, um ensino para todos os alunos há que se distinguir pela sua qualidade. O desafio de faze –ló acontecer   nas salas de aula é uma tarefa a ser assumida por todos os que  compõem  sistema educacional.

Cada escola, ao abraçar esse trabalho, terá de encontrar soluções próprias para os seus problemas. As mudanças necessárias não acontecem por acaso nem por decreto, mas fazem parte da vontade política do coletivo da escola, explícitas no projeto político pedagógico – PPP e vividas a partir de uma gestão escolar democrática.

Entrevista com pedagogo sobre o PPP

1) A escola desenvolve projetos  sobre a diversidade e a inclusão? Quais? Conte-nos um pouco sobre a proposta dos projetos.

Muito pouco. Através de bate papo, mesa redonda e reuniões.

2) Como o preconceito, a discriminação e o bullying são tratados na escola? Como você tem orientado os professores?

Da mesma forma que a inclusão e utilizando os mesmos métodos.

3)  A escola oferece o atendimento educacional especializado através das salas de recursos multifuncionais?

Não existe esse atendimento.

4)  O PPP é construído e realimentado com frequência por meio de um trabalho coletivo?

Apenas realimentado por alguns professores, nem todos participam desse momento tão importante.

Analisando o projeto político do Colégio José Prado Alves observei que a mesma não realiza de forma correta o que a lei exige, a escola não visa uma educação de qualidade, privando o desenvolvimento e o aprendizado do aluno, entretanto são vários os aspectos que não é valorizado, Taís como: a formação de sujeitos sociais e éticos, alunos não  comprometidos com as responsabilidades sociais e não há conquista da autonomia e do auto  conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (84.6 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com