TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VAP's 5 DE AVALIAÇÃO, COORDENAÇÃO, GESTÃO E PLANEJAMENTO

Por:   •  7/5/2015  •  Abstract  •  1.033 Palavras (5 Páginas)  •  1.262 Visualizações

Página 1 de 5

VAP 5 / AVALIAÇÃO
Questão 
1

Ainda não respondida

Vale 1,0 ponto(s).

[pic 1]Marcar questão

Texto da questão

Complete:

 

O...................tornou-se conhecido como “Provão” e foi aplicado pela 1ª vez para as áreas de Administração, Direito e Engenharia Civil em 1996, menos de um ano após a Lei nº 9.131 ter entrado em vigor.

 

 

Escolha uma:

[pic 2]a. PAIUB

[pic 3]b. SAEB

[pic 4]c. ENADE

[pic 5]d. ENC

Questão 2

Ainda não respondida

Vale 1,0 ponto(s).

[pic 6]Marcar questão

Texto da questão

O ................., desenvolvido desde 1990 pelo MEC, por intermédio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), é uma avaliação externa, em âmbito nacional, que objetiva conhecer mais profundamente nosso sistema educacional. A avaliação fornece subsídios concretos para a formulação, reformulação e monitoramento de políticas públicas. Embora tenha avaliado diversos componentes curriculares desde seu início, a partir de 2001, passou a avaliar apenas Língua Portuguesa e Matemática. Tal formato se manteve nas edições de 2003, 2005, 2007, 2009 e 2011. A avaliação de que trata o texto é:

 

Escolha uma:

[pic 7]a. SaeB

[pic 8]b. ENEM

[pic 9]c. Saresp

[pic 10]d. Prova Brasil

[pic 11]

VAP 5 / COORDENAÇÃO

(ENADE 2014, Questão 11) Considere a situação em que uma professora da Educação Infantil , há cinco anos, prevê no planejamento de suas aulas, a utilização de muitas brincadeiras em sala, que está organizada para atender as crianças em seus aspectos físicos, cognitivos, afetivos e motores. Considere, ainda, que, em determinada aula, seus alunos arrumaram a sala para simular atendimento a animais machucados e doentes. Enfileiraram bichos de pelúcia e começaram a tratá-los e a medicá-los. Colocaram na porta uma placa que indicava que a sala era um consultório veterinário.  Alguns alunos vestiram aventais e outros atenderam como atendentes  e donos dos animais.

Com base na situação descrita, infere-se que, entre os objetivos da atividade realizada pela professora, inclui-se o de:

 

I. ensinar comportamentos sociais, por meio de processos de interação que se iniciam aos três anos de idade, e, portanto,  correspondem a um nível cognitivo mais elementar da criança.

II. desenvolver  a sociabilidade e o senso de cooperação na criança.

III. demonstrar  às crianças a capacidade delas para  agir como adultos, constituindo um ritual de passagem da infância para a adolescência.

IV. auxiliar no desenvolvimento da imaginação e da capacidade de utilização de símbolos  representativos de pessoas e coisas do mundo real.

 

É correto o que se afirma em:

Escolha uma:

[pic 12]a.   I, apenas.

[pic 13]b.   II e III.

[pic 14]c.  II e IV.

[pic 15]d.  I, II, III e IV.

Questão 2

Ainda não respondida

Vale 1,0 ponto(s).

[pic 16]Marcar questão

Texto da questão

(ENADE,2005) A pergunta e o perguntar têm um papel fundamental na pesquisa. Uma pergunta é um início necessário para a pesquisa, na medida em que ela coloca um problema que dá sentido ao ato de pesquisar. Sem problema não há pesquisa. Considerando esse referencial, qual das conclusões é correta?

 

Escolha uma:

[pic 17]a. Uma pesquisa pode prescindir de respostas.

[pic 18]b. Toda pergunta merece ser pesquisada.

[pic 19]c. As perguntas são o cerne da pesquisa.

[pic 20]d. Toda pesquisa deve ser conclusiva.

[pic 21]

VAP 5 / GESTÃO

A liderança é tanto arte como ciência. Se focarmos o papel do diretor escolar numa perspectiva de liderança moderna, entenderemos que ele é o principal responsável pelo processo de inovação da gestão educacional, possibilitando com isso, resgatar o prestígio e o sucesso da instituição escolar. Entendendo o papel do diretor como um líder que presta serviços, assinale a alternativa verdadeira:

 

 

Escolha uma:

[pic 22]a. O diretor, no papel de líder que serve, deve estar comprometido com seu grupo e com sua instituição, ele não deve ser apenas um espectador ou detentor de um cargo.

[pic 23]b. O diretor que encara a liderança como serviço tem como princípios a competência profissional e o individualismo.

[pic 24]c. Num cenário de mudanças e de incertezas da sociedade globalizada, o verdadeiro líder é aquele que consegue se promover, é aquele que enfrenta desafios, toma os desafios para si e indica caminhos certos para a instituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (240.5 Kb)   docx (806.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com