TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Qualidade de Vida

Por:   •  14/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 2

Qualidade de Vida

Tarefa 1:

Diferente do que muitos pensam e a ideia que por muito tempo foi defendida, a qualidade de vida não está ligada única e diretamente à ausência de doenças ou padrão econômico de cada indivíduo. É importante ressaltar também que a ideia de qualidade de vida envolve tanto o coletivo quanto o individual.

Uma boa qualidade de vida baseia-se em ter hábitos saudáveis como uma boa saúde física, uma boa alimentação, relacionamentos pessoais e profissionais saudáveis, reservar um tempo para lazer, cuidar da saúde mental e da autoestima, estar com amigos e família, trabalhar em um ambiente saudável e tentar jamais deixar o estresse, que é uma das maiores causas para que nossa qualidade de vida seja afetada, se torne um dominador.

Apesar de ser um conceito difícil de se explicar por ser algo que as pessoas veem de diferentes maneiras, a maioria percebe individualmente e intuitivamente o que é qualidade de vida. Ou seja, embora seu significado não seja, na maioria das vezes, evidente para algumas pessoas, a sua noção é clara para todos. A maioria das pessoas associa a qualidade de vida com o “sentir-se bem”, “ausência de doenças”, “ser bem-sucedida financeiramente”, entre outras afirmações. De fato, esta ideia de qualidade de vida vai de encontro aos principais fatores que a influenciam.

O conceito de qualidade de vida é muito extenso, abranjendo não somente a saúde física do indivíduo como também o seu estado psicológico, as suas relações interpessoais, as suas relações sociais dentro de casa, as suas relações profissionais e sociais no ambiente de trabalho, por exemplo, e até mesmo sua relação com o meio ambiente.

O conceito de qualidade de vida também está diretamente associado à autoestima e ao bem-estar pessoal e atinge vários aspectos, especificamente, a capacidade funcional, o nível socioeconômico, o estado emocional, a interação social, atividades intelectuais, autocuidado, suporte familiar, saúde, valores culturais, éticos e religiosos, o estilo de vida, a satisfação com suas conquistas, com o emprego e com as demais atividades diárias e principalmente o ambiente em que se vive.

É essencial que não confundamos o conceito de “qualidade de vida” com “padrão de vida”, que por sua vez diz respeito à uma medida que calcula a qualidade e quantidade de bens e serviços disponíveis.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (38.1 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com