TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnostico organizacional

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.071 Palavras (5 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


Sumário

1 Introdução.......................................................................................................4

2 Desenvolvimento.............................................................................................5

2.1 Diagnóstico organizacional – LIDERANÇA..................................................5

2.2 Diagnóstico organizacional – PESSOAS......................................................5

3 Tabelas e gráficos da avaliação diagnóstica...................................................6

4 Conclusão.......................................................................................................9

5 Referências ..................................................................................................10


[pic 14]

  1. INTRODUÇÃO

          O SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) foi criado em 20 de janeiro de 1946 pela Confederação Nacional do Comércio de Bens Serviços e Turismo. Desde então iniciou o processo de atualizar e qualificar profissionais, e também abriu para toda a sociedade.

        Com mais de 53 milhões de atendimentos, em três mil municípios em todos os Estados do País e no Distrito Federal, o SENAC no Acre foi criado em 20 de janeiro de 1977, sendo três unidades em todo Estado: Rio Branco, Brasiléia e Cruzeiro do Sul.

        Visando sempre uma missão institucional de qualificar para o mercado de trabalho, o SENAC AC apresenta programas de aprendizagem para pessoas, ajudando empresas já existentes, nos setores de comércio e serviços em geral, através dos cursos oferecidos atendendo assim, a demanda do comércio de trabalho, que cada dia está mais exigente, buscando pessoas competentes e qualificadas.

        Nesse trabalho, apresentaremos uma análise crítica ao diagnóstico organizacional feito, através de um questionário respondido por uma das lideranças do SENAC, onde, foi analisada a área de Gestão de Pessoas baseado em conteúdos ministrados no 2º semestre.

  1. DESENVOLVIMENTO[pic 15]
  1. – DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL – LIDERANÇA

A empresa escolhida SENAC-Ac, criada pelo governo para facilitar o acesso ao emprego, segundo o diagnóstico aplicado obtivemos alguns resultados:

O sistema de liderança da organização tem sempre seus valores e diretrizes consolidadas, realizando reuniões sistemáticas, com toda sua equipe, considerando as necessidades de seus grupos para obterem uma melhoria na qualidade do Ensino a distância e presencial. Hoje, o SENAC também implantou em seu quadro, cursos técnicos em parceria com o PRONATEC, PSG (Programa de gratuidade), proporcionando a seus alunos, a possibilidade do crescimento e desempenho profissional conforme a área pretendida.

Os mecanismos para estimular a inovação e melhorias, estão envoltos em toda organização, sendo sempre feito uma análise de desempenho de cada tutor, promovendo assim a melhoria em todos os setores da organização.

  1. – DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL – PESSOAS

Um dos campos analisado foi a de Gestão de Pessoas, aonde vimos que o RH, possui um sistema de trabalho que contribui para a melhoria do desempenho das pessoas, através de capacitações, seminários, acompanhamento pedagógico em consonância com a estrutura do SENAC, onde, se vê o esforço dos seus colaboradores em criar e manter um bom clima organizacional, incluindo seleção para contratação e, métodos de integração dos recém-contratados, a qualidade de vida, através de ginástica laboral, ticket alimentação, plano de saúde.

O sistema de trabalho, incluindo a remuneração e os incentivos, vem contribuindo para que a satisfação no trabalho tenha a pontuação em 10%, sendo bastante positiva.

Dentre os critérios analisados, observamos que existem programas de incentivo à cultura, visando o bem estar da comunidade tendo como base a necessidade e desenvolvimento das pessoas.

[pic 16]

3.1 PONTOS NEGATIVOS:

Um dos pontos negativos encontrado, é que a liderança, mesmo sendo participativa, nenhuma decisão é tomada sem o consentimento de sua líder. Todas as decisões só são tomadas com a presença da gestora, não delegando poderes a nenhum dos colaboradores.

Outro ponto negativo encontrado, foi que apesar dos incentivos a seus colaboradores, falta-lhes um plano de saúde que dê cobertura total a eles e seus dependentes, como parte de uma boa qualidade de vida, assegurando a cada servidor, assistência médica necessária também aos seus.

Em fim, ao ser ministrado cursos, nem sempre há planejamento em relação ao material que será entregue ao aluno, por muitas vezes, acontece de seu tutor usar o plano B, em suas atividades, por falta de material. O Setor de almoxarifado responsável pelo material, diz que a responsabilidade total é do distribuidor que demora na entrega do material.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (179.5 Kb)   docx (378.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com