TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NEUROPSICOLOGIA: UMA ABORDAGEM ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Por:   •  1/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  957 Palavras (4 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO EDUCACIONAL DE ENSINO SUPERIOR DE PATOS

FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

FERNANDA DE SOUZA PEREIRA

FRANCISCA MARTA LINHARES MONTEIRO

NEUROPSICOLOGIA: UMA ABORDAGEM ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Patos – PB

Março de 2017

FERNANDA DE SOUZA PEREIRA

FRANCISCA MARTA LINHARES MONTEIRO

NEUROPSICOLOGIA: UMA ABORDAGEM ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Trabalho apresentado à Professora Olivia Dayse Leite Ferreira, para a disciplina de Neuropsicologia do 3° período do curso de Psicologia das Faculdades Integradas de Patos.

Patos – PB

Março de 2017

SUMÁRIO

1. As dificuldades de aprendizagem da leitura a partir da abordagem neurpsicológica......................................................................................................................... 3

1.1 A cognição na visão neurológica e os sistemas funcionais............................................. 4

1.2 O processo neurofuncional de aprendizagem da leitura.................................................. 5

Referências

3

1. As dificuldades de aprendizagem da leitura a partir da abordagem neuropsicológica

A dislexia é considerada como uma desordem da leitura e na linguagem, que envolve dificuldades no ditado e na redação. Alguns casos de dislexia ocorrem com indivíduos portadores de QI >115 ou superior estando presente em vários níveis. No entanto, não pode ser considerada na sua definição a evidência manifesta da falta de motivação para aprender a ler ou da presença de condições socioeconômicas desfavoráveis e desviantes.

Ela pode se manifestar ao longo da vida, independente das oportunidades de aprendizagem e de sua integridade social, mental, comportamental e motora. Crianças e jovens com dislexia têm problemas sutis, irregulares, multicomplexos e inexplicáveis como no processamento de informações não simbólicas, simbólicas e dificuldades cognitivas.

A aprendizagem da leitura no caso de uma criança disléxica é sempre um processo lento e que exige muito esforço no desenvolvimento emocional. A equivalência auditivo-verbal parece ser comprometida por um déficit fonológico específico. Algumas crianças aprendem a ler sem dificuldades, outras não conseguem por instrução suboptimal ou limitações cognitivas, o que dificulta a aprendizagem no tempo adequado ou esperado. Muitas crianças superam dificuldades sem sequelas, já outras não atingem a literalidade.

Defini-se leitura como um processo no qual se extrai e capta informações de um texto, ou entende-se por um processo ativo autodirigido por um leitor em múltiplas formas e apresentando várias finalidades, dessa forma, podendo dispor da capacidade de processar integrar e exprimir informações – processo chamado de cognição. Leitores inexperientes ou experientes exibem um conjunto dinâmico, coeso, sistêmico e autorregulador de competências cognitivas.

4

1.1 A cognição na visão neurológica e os sistemas funcionais

Segundo Luria (1973), o cérebro humano é o processo filogenético e ontogenético dos sistemas funcionais, onde ocorre o processo sociogenético. A aprendizagem da leitura, cálculos ou escrita, ocorre no cérebro de uma criança através de um processo ativo conjuntoral e reorganizador dos sistemas funcionais múltiplos e da integração sensorial progressiva na sua superfície com o sistema visual e auditivo, e na profundidade o sistema cognitivo complexo. Para ler, escrever ou calcular o cérebro põe uma espécie de marcha para cada processo. Assim a aprendizagem da leitura é o resultado dos sistemas funcionais que integram várias áreas ou unidades do cérebro.

Nenhuma área do cérebro atua de forma exclusiva. Sua função relacionada a qualquer comportamento humano voluntário ou superior se concretiza por meio de uma interação dinâmica e sistêmica de várias áreas do cérebro. Luria também ressalta que a maturação cerebral acontece por meio da emergência dos sistemas funcionais, ativando a interação sistemática de vários conjuntos de células e redes neuronais.

A teoria da equipotencialidade diz que todos os comportamentos envolvem participações equitativas de todas as áreas, assim nenhuma área pode ser específica numa aprendizagem. Já a teoria luriana sobre sistemas funcionais relata que o cérebro opera com um número limitado de áreas em relação a produção de uma aprendizagem específica, ou seja, cada uma apresenta uma função peculiar dentro do sistema funcional podendo ser chamada de constelação de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (116.1 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com