TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O homem que mudou o jogo

Por:   •  25/11/2021  •  Artigo  •  2.668 Palavras (11 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 11

“É impressionante como você não sabe sobre o jogo que você jogou a vida toda.”

- Mickey Mantle.

15 de outubro de 2001 – campeonato da liga americana

Resumo

Este estudo tem como proposta mostrar as características e os meios de estratégia que contemplam as organizações esportivas, tomando como base o filme “O Homem Que Mudou o Jogo”, que mostra o caso do Oakland Athletics, uma equipe de beisebol que disputa a MLB (Major League Soccer). Tem como objetivo identificar o funcionamento desse ambiente organizacional a partir dos meios de análise de desempenho de cada jogador, apresentando como pauta os modelos análise de dados, de tomada de decisão, de gestão de pessoas, dos fluxos de análise de dados, e da inteligência competitiva, para o desenvolvimento e o funcionamento da equipe. O método qualitativo de pesquisa foi utilizado para avaliar as cenas que contemplavam as atividades ditas anteriormente, buscando a relação do referencial teórico que foi levantado com as cenas descritas do filme, sendo descritas através de categorias de análise. Mostra que a informação possui um papel importante para o desenvolvimento de uma equipe esportiva, mesmo que possua algum tipo de resistência dentro da organização.

Palavras-chave: Análise de desempenho. Ambiente Organizacional. Equipes Esportivas. Análise de Dados.

Introdução

A partir de teorias desenvolvidas ao longo da história, o uso da informação permite que situações em que os processos de organização e seus fluxos dinâmicos possam determinar caminhos para a busca de um objetivo específico através da delimitação de tarefas para o êxito de uma determinada atividade.

Foi estudado nesta pesquisa, dentro do contexto de uma equipe esportiva, exatamente os aspectos relacionados ao desempenho de cada jogador. A análise de desempenho individual torna-se um instrumento importante para este trabalho devido ao suporte dado ao ambiente que foi estudado (no caso, o esportivo), mostrando características referentes aos processos organizacionais, os fluxos presentes e a identificação das relações presentes entre os membros. O principal aspecto que será abordado nesta pesquisa será o estudo do gerenciamento humano inserido em uma equipe esportiva. Através do tema abordado, abre uma possibilidade na questão do conhecimento do ambiente esportivo e analisando as informações encontradas, onde são formuladas as estratégias para um determinado jogo ou campeonato.

As teorias da administração oferecem subsídios teóricos para este trabalho, por lidar com processos e meios estratégicos para que a organização tenha sucesso, tendo valor a partir de uma tarefa administrativa fundamental, faz com o que todos funcionem em conjunto por meio de metas comuns, valores comuns, da estrutura correta e do treinamento e desenvolvimento necessários para agir e para responder as mudanças.

No ambiente esportivo em geral, o trabalho em conjunto torna-se fundamental no entendimento das informações passadas em todos os setores, assim tornando a equipe apta nas disputas de competições e na busca de vitórias, troféus, medalhas, entre outras conquistas. Desta forma o questionamento a ser feito nesta pesquisa é: como o desempenho é utilizado em ambientes esportivos levando em conta sua gestão e seus fluxos?

A identificação de aspectos referentes a avaliação de desempenho estando aliados aos conhecimentos prévios sobre a organização esportiva podem ser favoráveis na construção da pesquisa, através dos levantamentos que podemos obter. Sendo o esporte um elemento de grande popularidade, acarreta uma relação intrínseca entre o clube e os torcedores, capaz de gerar os mais variados sentimentos, seja de tristeza ou alegria. É um ambiente dinâmico que envolve aspectos culturais, sociais, econômicos e políticos.

A multiplicidade envolvida nos conceitos de organização e de fontes avaliativas envolvidas no ambiente esportivo, possibilitando uma obtenção de dados que possam relacionar a pesquisa com o desempenho de cada jogador, mostrando sua importância nas relações presentes e como ela é explorada nisso, tem como objetivo geral:

Estudar o funcionamento da análise de desempenho e seus métodos utilizados em uma equipe esportiva, relacionando a partir das críticas extraídas do filme;

Conhecer o ambiente de uma equipe esportiva, retratando suas características e meios de informação;

Analisar a hierarquia desse ambiente, apresentando fatores internos e externos da organização esportiva;

Identificar a estratégias avaliativas na equipe esportiva;

Analisar fluxos comportamentais, aspectos comunicacionais e fontes de informação através de categorias de análise.

Gestão de desempenho nas Organizações Esportivas

É preciso compreender o conceito de desempenho no que referente à gestão de pessoas, fluxo, e mediação avaliativa. No ambiente esportivo, é apresentada uma necessidade latente de entender esses conceitos para que se torne possível traçar metas e objetivos referentes a atividade proposta, que no caso, é a preparação adequada para que se conquiste as vitórias e os títulos em uma determinada competição.

O esporte, de uma maneira geral, possui uma carga muito importante na construção social e na formação de características presentes nas populações ao redor do mundo. No que pode ser apontado para a pesquisa, estão relacionadas às questões de identidade, cultura, política, social, entre outros fatores determinantes para a construção referente ao ambiente desportivo e como ele funciona em suas práticas.

Essa pesquisa se baseará em uma análise acerca do filme “O Homem que Mudou o Jogo”, prevalecendo questões referentes ao estudo relacionado a análise de desempenho e dos fluxos presentes dentro de uma equipe de basebol da Liga Norte-Americana, buscando identificar aspectos comportamentais e o desempenho de cada jogador dentro deste ambiente e como a avaliação é mediada para o melhor desenvolvimento dos profissionais envolvidos, além auxílio existente em seu desempenho. Caracteriza o início das análises da gestão organizacional como um meio de compreensão da realidade das instituições, afirmando que o estudo de gestão de pessoas que começa com o reconhecimento de que a comunicação é um recurso de que as organizações dispõem comparável aos demais (recursos financeiros, materiais, humanos). Esse entendimento justifica a gestão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (58.6 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com