TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade de vida

Por:   •  9/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  915 Palavras (4 Páginas)  •  2.375 Visualizações

Página 1 de 4

  1. VANTAGENS E DESVANTAGENS DA QVT

Este assunto vem sendo tratado há muito tempo, porém sua aplicação tem sido inadequada. Segundo Marcus:

[...] existe uma grande distância entre o discurso e a prática. Filosoficamente, todo mundo acha importante a implantação de programas de QVT, mas na prática prevalece o imediatismo e os investimentos de médio e longo prazos são esquecidos. Tudo está por fazer. A maioria dos programas de QVT tem origem nas atividades de segurança e saúde no trabalho e muitos nem sequer se associam a programas de qualidade total ou de melhoria do clima organizacional. QVT só faz sentido quando deixa de ser restrita a programas internos de saúde ou lazer e passa a ser discutida num sentido mais amplo, incluindo qualidade das relações de trabalho e suas consequências  na saúde das pessoas e da organização. Marcus (1999, p.33)

Ainda segundo o autor:

QVT é uma evolução  da qualidade total. É o último elo da cadeia. Não dá para falar em qualidade total se não se abranger a qualidade de vida das pessoas no trabalho. O esforço que tem que se desenvolver é de conscientização e preparação para uma postura de qualidade em todos os sentidos. É necessário a coerência em todos os enfoques. QVT significa condições adequadas e os desafios de respeitar e ser respeitado como profissional. O trabalho focado em serviço social e saúde é muito imediatista. É necessário colocar a QVT num contexto mais intelectual, não só concreto e imediato. O excesso de pragmatismo leva ao reducionismo. QVT deve estar num contexto mais amplo de qualidade de de gestão. A gestão das pessoas deve incluir esta preocupação.” Conforme relatam (Marcus, 1999, p. 34)

        Os programas de QVT trazem algumas vantagens como:

  • União coletiva de colaboradores: a união proporciona ao grupo centralizar  um único objetivo.
  • Horarios flexiveis: contribui para que os funcionários se adaptem a outras questões importantes sem comprometer o trabalho.
  • Vida pessoal: a QVT proporciona uma melhor administração na vida pessoal, implicando numa maior capacidade de autodisciplina.
  • Diversidade de objetivos: esse aspecto faz com que os profissionais visem objetivos comuns, mesmo com diversificadades de cultura.
  • Estatuto bem elaborado: o estatuto se torna extremamente bem elaborada quando a QVT é implantada e da certo.
  • Serviços de qualidade: a prestação de serviços com qualidade, favorece ambos os lados tanto a empresa como os clientes.

        Os programas da QVT também trazem algumas desvantagens como:

  • Custos do Programa: Os programas de melhoria na QVT podem ser inicialmente custosos para o orçamento da organização, apesar de que geralmente, tais investimentos se compensam posteriormente.
  • Divergências de ideias: Um aumento no poder decisório dos funcionários pode causar conflitos, devido às muitas opiniões divergentes sobre um mesmo processo, atrasando o funcionamento dos processos empresariais.
  • Dificuldade de implementação de alguns programas: Em alguns casos, algumas iniciativas que visam a QVT requerem uma grande adaptação no funcionamento da empresa, podendo ter dificuldades para  a sua implementação.

ESTRATÉGIAS PARA QUALIDADE DE VIDA TRABALHO

        Podemos usar algumas estratégias para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores de uma empresa como:

  • Congresso interno: É uma ferramenta usada como forma de avaliar e estímular os colaborados e melhorar as equipes contínuamente.
  • Programa de compartilhamento de habilidades: Propõe algumas mudanças na cultura organizacional da empresa em relação ao estímulo dos colaboradores, a participação nas atividades coletivas e a criatividade dos colaboradores.
  • Programas de saúde e qualidade de vida: A ministração de palestras por proficionais da árrea de saúde e segurança no trabalho e exames periódicos são grandes alxilliadores em relação à qualidade de vida e saúde dos colaboradores nas organizações.

Benefícios aos funcionários:

Os funcionários são beneficiados com essas ações, pois, os conhecimentos de nutrição, saúde e qualidade de vida em geral quando aplicados proporcionam ao indivíduo uma maior resistência ao estresse cotidiano, pode aumentar a autoestima e diminuir o risco de contrair doenças psíquicas e de esgotamento físico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (79.8 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com