TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE PSICOLOGIA

Por:   •  10/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  7.017 Palavras (29 Páginas)  •  2.385 Visualizações

Página 1 de 29

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

COORDENAÇÃO PROFA. LIVIA MARIA ANDRADE MALAQUIAS

PROFESSORA SUPERVISORA: LÍVIA MARIA ANDRADE MALAQUIAS

FACULDADE PITÁGORAS

Curso de Psicologia

Relatório de Estágio Básico I

Introdutório – Processos de Desenvolvimento Humano

Aluno: Sabrina Aparecida Alberto

Poços de Caldas

Novembro, 2020

 

Sabrina Aparecida Alberto

Relatório de Estágio Básico I

Relatório apresentado como conclusão do Estágio Básico I do Curso de Psicologia da Faculdade Pitágoras.

Professor Supervisor: Lívia M. A. Malaquias

Período: Agosto de 2020

Poços de Caldas, 2020

IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 

Identificação da Instituição:

Nome: Pitágoras Sistema de Educação Superior  LTDA

Bairro: Centro

CEP:37701-386

Endereço: Avenida João Pinheiro

Cidade: Poços de Caldas

Telefone:35 2107-6000

Área na instituição onde foi realizado o estágio: 

Espaços públicos

Data de início:19-08

Data de término:28-10

Duração em horas: 50 horas

Nome do profissional Orientador Técnico responsável pelo estágio: Lívia. M.A Malaquias

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

As observações foram feitas em espaços públicos da cidade de Tapiratiba –Sp aos finais de semana e em alguns dias de semana os espaços públicos da cidade de Poços de Caldas.

Com a supervisão da mãe de um bebe que tinha entre 1 ano a 2anos de idade consegui observar o mesmo, na própria residência, na cidade de Tapiratiba, onde também foi feito uma entrevista com a mãe do mesmo, onde continha perguntas sobre o bebe.

Na fase da adolescência, observei em uma praça na cidade de Poços de caldas que se chama Praça dos macacos, onde havia um grupo que tinham por volta de 13 a 16 anos.,

Espaço onde também observei adolescentes é na cidade de Tapiratiba, onde possui um Centro poliesportivo com espaços para lazer esporte e entretenimento, e  lá foi onde observei um grupo de adolescentes onde estavam em seu momento de diversão.

Os adultos o espaço onde observei foi na casa de um amigo em um momento de festividade onde se comemorava um aniversario e onde estavam pessoas que eu não conhecia na cidade de Poços de Caldas.

Os idosos foram observados na cidade de Tapiratiba, no asilo Osorio Maciel de Faria, onde aos finais de semana possui oficinas que os mesmos participam, onde pude observar eles fazendo essas atividades.

        

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO pag  6
  2. JUSTIFICATIVA pag 7
  3. OBJETIVO pag 8
  4. METODOLOGIA pag 9
  5. DESENVOLVIMENTO  pag 10
  6. CONCLUSÃO pag 13
  7. REFERÊNCIAS pag 14
  8. APÊNDICES pag 15

1 INTRODUÇÃO

O presente relatório foi feito por mim, e tem como proposta descrever as atividades de estagio de observação realizadas em diferentes locais públicos na cidade de Poços de Caldas e Tapiratiba onde encontrei para observar, crianças, adolescentes, adultos e idosos.A elaboração do Relatório de Estágio é uma das etapas mais importantes de um curso de graduação. Nesse momento, são reunidos os diversos métodos e técnicas de pesquisa, desenvolvidos durante o curso, e abordados os aspectos mais relevantes de um tema específico escolhido pelo acadêmico. O relatório de estágio tem como objetivo possibilitar a reflexão sobre a atividade de estágio, sendo um exercício de estudo, fixação e elaboração da experiência vivida, favorecendo o aprendizado do exercício da profissão de psicólogo. O registro da experiência possibilita o distanciamento do campo e da prática, favorecendo a análise crítica das atividades realizadas. Ao compartilhar com a comunidade acadêmica as situações, dificuldades e conquistas do estágio, é possível reconhecer os erros, confirmar os acertos e desenvolver as competências necessárias à profissão do psicólogo em parceria com os colegas, professores e profissionais da área. Além disso, são aperfeiçoadas algumas das habilidades fundamentais para o futuro exercício profissional, entre as quais se destacam a capacidade de raciocínio e argumentação, a utilização da linguagem técnica e científica. Outra importante habilidade aperfeiçoada na elaboração de um Relatório de Estágio se refere à aplicação do método científico e à organização do conhecimento. A partir disso, cabe à Faculdade, por meio dos profissionais responsáveis pelo ensino e orientação da metodologia, promover a qualidade de sua produção acadêmica e científica, indo assim ao encontro da sua Missão Institucional, focada na excelência de ensino e pesquisa em nível superior. 

                                                                                                                                   

                                                                                                                       6

                                                                                                                     

2 JUSTIFICATIVA

A prática de observação pode ser entendida como uma ferramenta fundamental para relacionar a teoria com a prática, possibilitando que o aluno possa apreender na pratica a teoria fundamentada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.7 Kb)   pdf (137 Kb)   docx (28.1 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com