TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme: Como Estrelas na Terra

Por:   •  4/5/2018  •  Resenha  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  638 Visualizações

Página 1 de 3

Como Estrelas na Terra

O filme conta a história de Ishaan um menino de 9 anos e diferente das outras crianças- ele não tem amigos, não consegui aprender a ler e nem escrever. O menino tem dificuldade de levantar na hora certa, se distrai durante o banho, se quer sabe amarrar o cadarço do tênis, está repetindo o 3º ano na escola e tudo indica que ele será reprovado novamente, ele é rebelde, desobediente, enfrenta os meninos na rua e enfrenta seus pais, brinca em horas sérias e desenha ao invés de estudar. Na escola é frequentemente colocado de castigo e é chamado de burro e de desatento. Os colegas riem da sua falta de capacidade de responder perguntas simples.

Ishaan não faz as tarefas que a escola manda para casa, não mostra as provas para seus pais. Para ele estar na escola é terrível, e então ele começa a faltar as aulas e ir para rua. Seus pais já não sabem mais o que fazer com Ishaan, ao contrário do seu irmão – o melhor aluno da sua classe. Os pais já estão cansados dessa situação, então decidem mandar a criança para um rígido colégio interno, a escola tem a fama de domar cavalos selvagens. La o garoto teve que lidar com punições ainda mais severas além de se sentir sozinho e abandonado por sua família, então “ Ishaan é domado”. Ele começa a se isolar como um animal acuado, não é mais rebelde, já não mais desenha e nem sorri apenas se arrasta pela escola como uma criança mais fracassada do mundo, não fica feliz nem com a visita de seus pais e do seu irmão. Ficava de cabeça baixa triste e isolado. Ishaan é tratado e se sente como o pior entre os piores.

Um professor temporário chamado Nikumbh começa a dar aulas nessa escola, esse professor era diferente de todos os demais professores, era engraçado, divertido, cantava, dançava e tocava flauta. É esse professor que viu em Ishaan o que ninguém viu, o menino tinha dislexia e aí tudo começa a fazer sentido, o mal comportamento a desatenção, todas as suas dificuldades. A dislexia é um transtorno genético de linguagem caracterizado pela dificuldade em decodificar letras e símbolos. Nesse filme vemos todos os sintomas do transtorno: Ishaan confunde letras simples, confunde palavras parecidas tem dificuldade de seguir múltiplas ordens, tem dificuldade em ler, em escrever, soletrar.

Esse professor é amoroso, paciente, e trabalha todas as dificuldades de Ishaan e principalmente valoriza as potencialidades do menino. A história é contada na índia, mas será que nossas escolas estão preparadas para lidar com as diferenças? Será que sabemos valorizar as diversas formas de inteligência? Ninguém nunca viu o verdadeiro problema de Ishaan comparava a outras crianças e achava ele de incapaz. Ninguém nunca prestou atenção nas verdadeiras habilidades de Ishaan, na sua imaginação fértil, na sua criatividade, no seu talento para a pintura. No filme o professor Nikumbh apresenta para turma diversos exemplos de pessoas com dislexia que foram importantes na história: Albert Einstein, Leonardo da Vinci, Pablo Ruiz Picasso, etc.

O filme mostra que toda criança é diferente, cada uma tem seu ritmo próprio, cada criança tem habilidades e capacidades únicas assim como as estrelas são únicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (39 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com