TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme "Como Estrelas na Terra, Toda Criança é Especial"

Por:   •  24/11/2018  •  Resenha  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha do filme "Como Estrelas na Terra, toda criança é especial"

O filme relata a história de um menino de nove anos, que se chama Ishaan Awasthi, que sofre de dislexia. Ele estuda em uma escola “normal”, porém repetiu o terceiro ano, e que ainda está correndo o risco de que aconteça novamente. No filme o menino relata que as letras dançam em sua frente e por isso não consegue se concentrar nas aulas. Seu pai pensa que ele é indisciplinado e o trata com muita rigidez e fala de sensibilidade.


Seu pai é chamado na escola para conversar com a diretora, e o mesmo decide levar o filho a um internato. Como consequência o menino acaba ficando desanimado e perde a vontade de aprender e de ser uma criança, ele fica deprimido, sente a falta da mãe, do irmão mais velho e de como era a sua vida antes dessa reviravolta. A filosofia do internato é "Disciplinar Cavalos Selvagens". De repente aparece um professor substituto de artes, que não era um professor tradicional, e por fim, não seguia rigorosamente as normas da escola, e seguia sua própria metodologia. Quando o professor conhece Ishaan, logo percebe que ele sofre de dislexia e decide ajudá-lo. Este não era um problema desconhecido pelo educador que decide tirar o garoto da desordem no qual se encontrava. Ele ensinou Ishaan a ler e escrever, e logo o menino vai superando a opressão da família e suas próprias limitações, passa a ver um novo significado de escola.

O filme mostra a importância do professor e seu poder de transformação nos alunos. É fundamental que o educador tenha sua própria metodologia de ensino, de maneira que possa estimular a compreensão dos alunos, tornando a sala de aula, um lugar agradável e instigante. Na escola onde Ishaan estudava, os professores só corrigiam os erros gramaticais dele e não percebiam que ele era uma criança especial, que necessitava de maior compressão, para que juntamente com seu professor pudesse ampliar seus conhecimentos, desenvolvendo suas habilidades de leitura e escrita. No filme, o professor substituto usa uma metodologia de ensino inovadora, onde existe a motivação, buscando aprofundar e ampliar, o conhecimento de seu alunos. Sendo assim o educador consegue mobilizar a diversidade que existe dentro da sala de aula, mostrando que é possível fazer com que o aluno desenvolva sua capacidade de aprendizagem através do incentivo do educador. Este filme retrata a realidade na qual vivemos, os alunos com diversas deficiências são colocados em escolas normais e infelizmente as escolas regulares e os professores não estão preparados para essa mudança. Porém é valido que as novas metodologias sejam aplicadas com todos os tipos de alunos, é importante enfatizar que cada aluno possui um nível de dificuldades e novas metodologias podem sanar essas dificuldades, sendo este aluno um portador de alguma deficiência ou não. As práticas são necessárias para que assim, os futuros educadores, possam compreender todos as situação e conseguir lidar com os problemas no contexto escolar.

Resenha realizada por Francine A. Raffa

Acadêmica de licenciatura em Química

 3° semestre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (87.5 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com