TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ETICA NO serviço social

Por:   •  12/11/2015  •  Artigo  •  1.129 Palavras (5 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 5

Tema: A importância da observação como instrumento técnico do Serviço Social.

Para o serviço social a observação e um método cientifico com semelhança da experimenta e que permite realizar a verificação empírica dos fenômenos maiores partes da ciência recorrem a observação e experimentação como uma forma de complementar o desenvolvimento do assiste social em seu modo de trabalha.

A observação veio para mediação e examinar o e como registro dos factos observáveis, está atividade deve ser realizada de uma forma objetiva sem deixa que sentimentos, opinião e principalmente a emoção possa influenciar no trabalho cientifico. Para nós como assistente sociais a observação deve ser realizada no âmbito da arte que consiste em olhar detalhado para assim poder apreciar as caracteriza de uma obra. Ao observar uma pessoa ou uma outra coisa qualquer com atenção, conseguimos analisar as qualidades visuais e assim compreender o significado daquilo que a pessoa quis expressar.

Desenvolvimento

O serviço social e uma profissão que vem se legitimando ao longo do tempo, para deixar o seu caráter assistencial como profissão respeitada e reconhecida pelo seu desempenho e desenvolver trabalhos sociais. O estudo visa analisar através do serviço social que atua na questão social se atentar para o lugar de onde fala, em buscar identificar os instrumentos e técnicas que são utilizadas na profissão atualmente. No serviço social levamos em consideração que a instrumentalidade é a capacidade de articular e mobilização dos instrumentos pela técnica em um movimento dialético. É importante ressaltar que o domínio da pratica do serviço social tem referência teórica oferecida pela academia visto que é necessário para o profissional um domínio para desenvolver cada assistente social.

Para a profissão o instrumento e considerado um objeto que antecede a formação profissional, portanto parte do seu interior e o modo que cada assistente social coloca em pratica tudo que aprender na faculdade, como o modo de observa, visita a domicílio, entrevista, relatórios, encaminhamento, fichas cadastrais e um o trabalho já desenvolvi por muito anos mais com um ponto de vista não tão desenvolvido como nos dias atuais.

A interação entre momento da história e o exercício profissional trouxe mutações apenas para pôr em pratica para a atuação de cada profissional ao elencar nas suas alocuções os instrumentos entre um deles o acompanhamento do assistente social em hospitais. A entrevista e a observação sensível que também temos como estudo de laudos o parecer social e já na visita domiciliar que de pratico na profissão do nosso serviço e um método que foi incorporado pela “Igreja católica com as damas de caridade foi a forma encontrada pela classe burguesa para se manter influente sobre os seus fiéis de uma classe mais humilde e assim ter o controle de suas vidas e hábitos sócias”. Que como filhos diretos da igreja e utilizavam da visita domicilia e monitora o comportamento das famílias como estratégias disciplinadora dos operários para assimilares valores da burguesia.

Quando voltamos no tempo e no percurso do profissional podemos fazer a construção da profissão e assim reconstruir, a história brasileira e como foi o surgimento da profissão sua trajetória das instrumentalidades e os frutos de seu benefício, suas subjetividades e o objetivo do meio social em ação e desdobramento profissional. O serviço social surge dentro das bases confessionais da igreja no ano 1930, com a profissão que iria trazer benefícios e auxilio social com seu desenvolvimento assistencialista sempre procurando se organizar e qualificar seu quadro intelectuais para poder fazer ações e evangelização na sociedade (IAMAMOTO 2008).

Para nossa compreensão ela relata que o estado busca através dos programas de assistenciais o profissional competente e se mobilizar para resolver seu problema social.

O assistente social deve coordenar e executar programas de enfrentamento á pobreza, que assim venha a segura a elevação do auto estima, e os bens de serviço com uma renda para seguimentos mais vulnerabilidades pela situação de pobreza e exclusão social, as atribuições de um profissional da are e coordenar, elabora, executar, supervisionar e sempre avaliar estudos e pesquisas na are de serviço social.

Em nossa are o instrumento veio para abranger não só o Campo da técnica e sim o conhecimento e habilidade em saber lidar com a situação, podendo ajudar como profissional. O serviço social vem ser uma atividade de trabalho humana, ou seja, de forma de mediação da relação do homem com homem e a sociedade que vivemos, e um processo de trabalho que deve possuir todos os elementos que compõem uma ação de trabalho, a matéria prima do trabalho e seus instrumentos técnicos para dá resultado a sua atividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (199.6 Kb)   docx (50.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com