TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO DA CRIANÇA

Por:   •  3/5/2019  •  Monografia  •  12.921 Palavras (52 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 52

FACULDADE DE ENSINO REGIONAL ALTERNATIVA - FERA

CURSO DE PEDAGOGIA

ADRIELLY REGINA COSTA DA MOTA

TATIANE DOS SANTOS DAMASCENO

AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO DACRIANÇA

CANAVIEIRAS - BA

2017

ADRIELLY REGINA COSTA DA MOTA

TATIANE DOS SANTOS DAMASCENO

AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO DA CRIANÇA

Trabalho de Conclusão apresentado ao Curso de Pedagogia, da Faculdade de Ensino Regional Alternativa - FERA, sob orientação da Profº Marllon da Mata Pereira, como requisito para a obtenção de título de Licenciada em Pedagogia.

CANAVIERAS-BA

2017


ADRIELLY REGINA COSTA DA MOTA

TATIANE DOS SANTOS DAMASCENO

AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO DA CRIANÇA

Monografia apresentada ao Curso de Pedagogia, da Faculdade de Ensino Regional Alternativa - FERA, sob orientação da profº Marllon da Mata Pereira, como requisito para a obtenção do título de licenciada em Pedagogia.

                                   Aprovada em _____ de ___________________ de ________.

______________________________________

Professor orientador

BANCA EXAMINADORA

_____________________________________

Parecerista

_____________________________________

Parecerista

        

OBSERVAÇÕES:

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

        

[pic 1]

AGRADECIMENTOS

Agradecemos primeiramente a Deus por nos conceder essa vitória, por ter acreditado sempre e por ter nos dado força para lutarmos pelo nosso objetivo, guiando-nos nesta caminhada.

 Agradecemos a nossos pais que estiveram ao nosso lado em todos os momentos, mesmo quando em pensamento; que fizeram de nossos sonhos os seus e de nossos objetivos sua própria luta.

Queremos compartilhar esta conquista com pessoas tão especiais, que não pouparam seus esforços para que o sorriso que hoje trazemos no rosto fosse possível. Pelo apoio incondicional, nos momentos importantes, nos dias de fracassos, respeitaram nossos sentimentos e enxugaram nossas lágrimas. As alegrias de hoje também são suas, pois seu amor, estímulo e carinho foram o segredo desta vitória. Enfim, a felicidade de concluirmos nosso trabalho com muita luta força e determinação.

“Uma criança de dez anos que lê como respira que gosta de ler, que ler como quem está usando mais um, além dos cinco sentidos, estará preparada para receber toda a informação de que vai necessitar para enfrentar a vida”.

Ziraldo.

AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO DA CRIANÇA

Adrielly Regina Costa da Mota

Tatiane dos Santos Damasceno

RESUMO

Esta pesquisa tem o objetivo identificar os benefícios do uso da Literatura Infantil no processo de ensino aprendizagem nas séries iniciais. A escolha do tema deu-se no anseio em conhecer quais as contribuições da Literatura Infantil para o processo de formação da criança e reconhecer a importância da Literatura Infantil no incentivo ao hábito da leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujas informações foram por meio de pesquisas bibliográficas e documental onde alguns autores defendem a ideia de que a leitura proporciona ao leitor aprimorar seu caráter, sua personalidade, sua criatividade, imaginação e futuramente tornar-se um leitor crítico, apto de exercer sua cidadania, consciente da realidade social em que está inserido. Ficam evidentes que é de suma importância a Literatura infantil como uma fonte enriquecedora de conhecimento e informação, e oferece um método prazeroso e lúdico para que as crianças possam enveredar no mundo da literatura. Portanto todas as indagações são relevantes, pois esse é um contexto que reflete quanto é importante a literatura em sala de aula e como pode ser grande aliada na aquisição da leitura e como forma de transformação social. Sabe-se que as crianças são fascinadas por histórias e que essas favorecem o seu desenvolvimento cognitivo, intelectual, emocional e social.

Palavras - chaves: Literatura Infantil, Leitura, ensino-aprendizagem.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        8

1.1        Problema        9

1.2        Objetivo Geral        10

1.3        Objetivos Específicos        10

1.4        Hipóteses        10

1.5        Justificativa        11

2  LITERATURA INFANTIL: BREVE PERCURSO HISTÓRICO        13

2.1        A Literatura Infantil no Brasil        16

2.2        Literatura Infantil e a Escola        18

2.3        A Literatura e os Estágios Psicológicos da Criança        20

2.3.1        O Pré – Leitor        20

...

Baixar como (para membros premium)  txt (82.2 Kb)   pdf (340.3 Kb)   docx (57.1 Kb)  
Continuar por mais 51 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com