TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DA LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Por:   •  3/2/2019  •  Artigo  •  2.749 Palavras (11 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

PEDAGOGIA

Disciplina Projeto Integrador I

[pic 1]

Sorocaba

06/2017

RESUMO

A literatura infantil é utilizada como mecanismo pedagógico de aprendizado capaz de levar o aluno a descobri o mundo através da leitura favorecendo sua criatividade, criticidade e o aprendizado reflexivo. O professor que estimula a leitura do aluno através de prática pedagógica com a literatura infantil também favorece o desenvolvimento de um adulto leitor capaz de utilizar da leitura como uma forma de educação libertadora e transformadora. O objetivo desse estudo foi estudar como o livro de literatura infantil pode ser explorado e para qual finalidade, analisar as contribuições da literatura infantil no processo de alfabetização bem como avaliar como a literatura infantil pode influenciar na formação de um adulto voltado a leitura. Para a análise dos objetivos propostos foram utilizados neste trabalho estudos bibliográficos e pesquisa de campo através de entrevistas. Os estudos demonstraram que a leitura infantil é importante ferramenta pedagógica para o desenvolvimento do aprendizado do aluno e a sua inserção como prática pedagógica deve fazer parte do projeto pedagógico de ensino.  

Palavras- chave: literatura infantil, alfabetização, educador, aprendizagem.

 


[pic 2]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        7

2. METODOLOGIA        9

3. DESENVOLVIMENTO        10

3.1 A literatura infantil        10

3.2 A literatura infantil e sua contribuição para o processo alfabetização        19

3.3 A literatura infantil e a sua influência na leitura para o adulto        24

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO        29

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS        33

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        34



1 INTRODUÇÃO

O desenvolvimento do processo de alfabetização e a formação de uma criança leitora, influenciada pela leitura não é uma tarefa fácil, mas essencial nos dias atuais. Esse processo de formação envolve análises profundas acerca da formação docente e na avaliação das expectativas e fundamentos nas práticas sociais de cada educador em que a constante busca da conscientização de um todo requer um engajamento de vários sujeitos como o professor, família e escola. Esse envolvimento leva ao estabelecimento de mudanças, pois as ideias não podem servir diretamente para uma análise única mas sim em um referencial de aprendizado geral e consistente para o educando (FREITAS, 2012).

Diante disso o estudo se justifica a fim de avaliar as diversas possibilidades e a formas como a literatura infantil pode ser uma prática de auxílio para o educando e como o educador deve se preparar para se utilizar dessa ferramenta tão importante para o aprendizado.

Através de uma revisão de literatura este estudo esteve norteado pela seguinte problemática: Como o livro de literatura infantil pode ser explorado no processo de aprendizagem infantil? Qual a contribuição da literatura infantil para o desenvolvimento da criança em processo de aprendizagem? Como o aprendizado com a literatura infantil pode influencia a formação do adulto no que se refere a leitura? 

Diante dessa problemática o objetivo ao qual esteve proposta essa pesquisa foi estudar como o livro de literatura infantil pode ser explorado e para qual finalidade, analisar as contribuições da literatura infantil no processo de alfabetização, bem como avaliar como a literatura infantil pode influenciar na formação de um adulto voltado a leitura.

3. DESENVOLVIMENTO

3.1 A literatura infantil

Paulo Freire (2008) tinha a proposta de gerir uma alfabetização contextualizada, isto é, a alfabetização transformadora, voltada para a mudança social, a prática da educação como uma forma de libertar o homem através do seu conhecimento, ou seja, o sujeito atuante transformador do seu meio. Mas para que o educador possa contribuir para essa transformação é necessário que este antes de educador, de alfabetizador, seja um professor presente na ação. Precisa se reconhecer como sujeito, como mediador do processo em transição que é a geral mudança para os envolvidos.

Dessa forma, o processo de transformação social que abrange a alfabetização está ligado à democratização da cultura, do mesmo modo que a aprendizagem da escrita e da leitura seria o início da introdução da criança ou do homem no mundo da comunicação escrita.

A leitura como um mecanismo de introdução da criança a um mundo de letras, cores e sons é descrita como coloca Freire (1989), em seu outro livro, “A importância do ato de ler”, antes mesmo da leitura da palavra é na leitura do mundo que se cria, se recria e se participa.

Vale salientar que nessa etapa a criança A criança aprimora sua expressão verbal na medida em que realiza experiências que favoreçam o desenvolvimento do seu pensamento.

3.2 A literatura infantil e sua contribuição para o processo alfabetização

A literatura infantil tem grande destaque no processo de alfabetização, pois na sociedade atual, a leitura e a escrita possuem papéis importantes para que os sujeitos do aprendizado as dominem e se constituam como membros de uma sociedade, ativos, cidadãos e com direitos. O capítulo que se segue se apropria de pensamentos de Faria (2004), Abromovich (1997) e Freire (1993).

Segundo Faria (2004) a literatura infantil pode ser uma grande aliada durante o processo de alfabetização, auxiliando e facilitando a aprendizagem, bem como desenvolvendo a imaginação, a criatividade e o prazer pela leitura. Pensar a literatura infantil no processo de alfabetização e letramento significa inserir a criança em um universo de aprendizagem lúdico e prazeroso, em que a se tem um maior estímulo ao aprender a ler e escrever, pois a literatura infantil permite que a criança possa vivenciar situações, que cotidianamente não é possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (150.9 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com