TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PPAP- A LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Por:   •  14/5/2019  •  Bibliografia  •  2.240 Palavras (9 Páginas)  •  3.032 Visualizações

Página 1 de 9

PPAP- A LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO.

Trabalho desenvolvido para a disciplina Projeto e Prática em Ação Pedagógica – PPAP.

Araraquara, 23 de maio de 2018.

Sumario

Apresentação

Justificativa ....................................................................................... 04

Problemática ..................................................................................... 05

Objetivos ........................................................................................... 06

Resumos:

A importância do letramento nas séries iniciais ................................ 07

Conceitos de Letramento .................................................................. 08

Alfabetizar Letrando nas séries iniciais ............................................. 09

Desenvolvimento

A importância de Trabalhar Literatura Infantil nas Séries ................. 11

Tópicos a serem desenvolvidos

Como a Literatura Infantil pode auxiliar o processo de

Alfabetização e Letramentos ..............................................................13

Resultados da Integração da Literatura no processo

de Aprendizagem .............................................................................. 13

Referências ...................................................................................... 14

Justificativa:

Por muitos anos, talvez até hoje para alguns, o processo de alfabetização e letramento é único e extensivo, mas na verdade são processos distintos com um fim comum: dominar a leitura e a escrita. Mas não somente isso: entender e também compreender seu significado, dominando o que se lê.

O processo de alfabetização no Ensino Fundamental é o momento mais importante na vida escolar de um indivíduo, é o conhecimento de uma atividade complexa que envolve o aluno e o professor, já letrado, onde se constrói a representação da língua escrita para a criança. O processo de letramento se mostra de grande necessidade no contexto alfabetizador, pois é através dele que o indivíduo se APROPRIA da linguagem escrita, a compreendendo totalmente, tornando ambos, interdependentes.

Nesse contexto a literatura entra como agente no processo, intencional e sistemático, para que a mesma seja utilizada para aumentar o nível de letramento do aluno e como estímulo, construindo sentidos através do que se lê e imagina no ato de ler, tornando o processo lúdico e prazeroso ao mesmo.

Assim sendo, torna-se necessária a conceituação de alfabetização, letramento e literatura e como seu uso conjunto é necessário e de certa forma natural para atingir uma alfabetização completa e global.

Problemática:

• Porque atualmente o processo de alfabetização é falho? Cada vez mais se vê crianças que sabem ler, mas não compreendem o leem.

• Qual a relação entre literatura e educação?

• Como processo de alfabetização e letramento pode se beneficiar do uso do suporte literário?

Objetivos:

Mostrar a importância da literatura no processo de ensino aprendizagem e nos processos de alfabetização e letramento, assim como na expansão de vocabulário e conhecimento de mundo. 

Resumos:

A Importância do letramento nas séries Iniciais

Atualmente, estamos vivendo em uma sociedade, em que as crianças chegam à Unidade Escolar com diversos tipos de conhecimentos em relação à cultura letrada. É importante que o educador faça o uso da leitura e da escrita, utilizando diversos portadores de textos, que contenham diferentes gêneros textuais, como leitura de anúncios, revistas, jornais, realizações de bilhetes, cartas, para que assim a criança possa se interagir ao mundo letrado, logo no início de sua trajetória escolar.A família também poderá contribuir com as práticas de leitura e de escrita, incentivando o treinamento das crianças em casa, para que ao chegarem à escola, possam desenvolver o trabalho com mais facilidade, recebendo logo no início da aprendizagem o gosto pela leitura e pela escrita.

Para Soares (2004) a alfabetização é “[...] a ação de ensinar e aprender a ler e a escrever”, ao tempo que letramento “[...] é estado ou condição de quem não apenas sabe ler e escrever, mas cultiva e exerce as práticas sociais que usam a escrita”. Entende-se alfabetização como sendo um caminho para o letramento, alfabetizado é aquele indivíduo que conhece o código escrito, que sabe ler e escrever, dessa forma foi necessário ampliar esses conhecimentos, os indivíduos precisavam compreender o sentido dos textos. o termo letramento surge a partir das novas relações estabelecidas com as práticas de leitura e escrita na sociedade, ao passo que não basta apenas saber ler e escrever, mas que funções a leitura e a escrita assumem em decorrência das novas exigências impostas pela cultura letrada.

A formação de um vocabulário estável de palavras a partir dessas práticas seria o principal referencial da criança para a descoberta do sistema alfabético, uma vez que a partir dos conflitos vivenciados pela criança entre a sua concepção original de escrita e a escrita convencional dos nomes. No caso da alfabetização tradicional a ênfase está no código, um indivíduo alfabetizado não é necessariamente um indivíduo letrado, alfabetizado é aquele que sabe ler e escrever, codificar e decodificar a língua escrita. Crianças cujas famílias participam de atos de leitura desde muito cedo, vindo de familiares escrevendo e lendo , chegam à escola conhecendo muitos do uso e funções sociais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (134.5 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com