TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Código de Etica do Serviço Social 1975

Por:   •  22/9/2015  •  Artigo  •  267 Palavras (2 Páginas)  •  798 Visualizações

Página 1 de 2

SEMINÁRIO DE ÉTICA E SERVIÇO SOCIAL

1975        

CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL  (APROVADO EM 30 DE JANEIRO DE 1975) 

O assistente social deve: Participar de programas nacionais e internacionais destinados á elevação das condições de vida e correção dos desníveis sociais.(CFAS, 1975, p .11)

 

Profissão focada na cura e prevenção dos problemas sociais. A pessoa humana como objeto central. Inserção de mais direitos ao profissional.

Reconhecimento do Serviço Social como profissão e também o reconhecimento como profissão de nível universitário.

Reforça a necessidade do respeito às demais profissões.

Acrescenta-se as denúncias às instituições que estejam trabalhando de maneira ilegal em relação à profissão.

 

DÉCADA DE 1970

 

Com a ditadura militar o governo militar conseguia trabalhar para o crescimento nacional, o que ficou conhecido como milagre brasileiro. Através da exacerbação do nacionalismo e na repressão aos movimentos sociais e com isso ampliando a exploração aos trabalhadores conseguiram fazer a economia nacional crescer a olhos vistos neste primeiro momento.

Esta realidade não se sustentou a longo prazo, tendo causado, posteriormente, o aumento da inflação e a crise que o Brasil atravessaria durante as décadas de 1980 e 1990. Já em 1979 há um grande salto inflacionário, ocorrido em função da crise mundial do petróleo e da política interna de fixação de preços.

CONCLUSÃO

No Código de Ética de 1975, período de forte repressão causada pela ditadura militar e do próprio Movimento de Reconceituação do Serviço Social, surge como corrente filosófica na profissão a Fenomenologia. Permanece com influência do Conservadorismo. Esta corrente baseava-se no trabalho voltado para a ajuda psico-social e o diálogo como instrumento de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (62 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com