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Etica e serviço social

Por:   •  8/9/2016  •  Seminário  •  6.567 Palavras (27 Páginas)  •  148 Visualizações

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UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

CURSO SUPERIOR DE SERVIÇO SOCIAL

CAMPUS RIO DAS OSTRAS

DISCIPLINA: ÉTICA E SERVIÇO SOCIAL

PERÍODO: 4º - 2015.2 (pós greve de 130 dias)

PROFESSOR: CRISTINA BRITES

E-MAIL:

01/12/2015 

- No debate da ética a nossa grande referência é a Lúcia Barroco. Recolheu da tradição marxista o debate sobre a ética e fez esse debate no Serviço Social;

- O Serviço Social brasileiro desde a década de 1980 fez uma escolha. Os autores que se vinculam à tradição marxista encontraram elementos para pautar o debate que pensa a sociedade;

- PARTE DA TESE DE DOUTORADO DE MARIA LÚCIA BARROCO: Ética e Serviço Social (livro); O texto é didático, difícil é a compreensão das categorias filosóficas; O espaço da sala de aula é um momento da nossa formação que envolve um conteúdo específico;

- Ética profissional: Qualquer resposta profissional envolve posicionamentos de valor do profissional, isto é, escolhas – isto é ética. Como assistente profissional comprometido com a ética profissional, quanto mais eu for capaz de conhecer a realidade, mais condições eu tenho de realizar a ética profissional, de não ser antiético. Ética supõe competência, portanto, é necessário dominar, a fundamentação teórica, metodológica e técnico-operativa da profissão;

- Ontologia na Filosofia é conhecimento do ser; No caso do Serviço Social é, conhecimento do ser social (a sua constituição ontológica, aquilo que faz com que o homem seja homem, diferente dos demais seres);

- A categoria trabalho é referência em todo o debate de Serviço Social; Em Marx, trabalho, é a ação transformadora do homem sobre a natureza que cria algo novo, inédito. E, ao transformar a natureza o homem transforma a si mesmo, sua relação com a natureza e com os outros homens e etc;

- Trabalho é uma modalidade de práxis. Ação concreta, mediada por uma consciência, capaz de criar o novo. Trabalho em Marx, é portanto, a atividade que faz com que o homem se humanize, desenvolva capacidades; Trabalho é uma categoria, ontológica, fundante do ser social. É a partir dela, que se coloca em movimento as formas históricas de relações entre os homens, que se compreende o ser social;

- Antes desta categoria não havia diferença entre o homem e natureza. Era quase a mesma coisa. Lukács diz que pelo trabalho demos um salto ontológico; A ontologia no Serviço Social é de base materialista e histórica, estamos delimitando, porque existem vários filósofos que discutem ontologia, porém, em outras perspectivas; Ontologia de base materialista e histórica, fundada na tradição marxista; Marx começa suas obras mostrando que trabalho e capital são relações sociais;

- Lukács foi um pensador marxista que entendeu que Marx construiu uma ontologia, portanto se dedicou a organizar uma obra – A ONTOLOGIA DO SER SOCIAL; Empreendeu uma compreensão filosófica das obras de Marx.

08/12/2015

- Para a Barroco a realidade social é o conjunto de atividades humanas realizadas pelos indivíduos, à medida que isso se complexifica, a totalidade se complexifica também; Duas categorias centrais, historicidade e totalidade;

- As esferas da realidade social (complexos sociais), a saber, a economia, o direito e etc. A Economia é a esfera fundante da sociedade. Isto é, o modo de produzir, vai determinar a relação entre os homens;

- A atividade humana que produz valor é o trabalho, mas ele supõe organização da produção, meios de produção, matéria prima e etc; A economia é a base econômica de organização da vida material; Economia é um complexo social da sociedade que compõe a vida material;

- Para discutir ética a perspectiva de totalidade é uma característica importante para discutir a realidade, para compreender o homem, a sua realidade, e compreender a ética;

- A Economia é a esfera primordial da totalidade que é uma realidade social. As demais esferas da totalidade existem em função desta esfera primordial que é a economia. A esfera econômica é a base do desenvolvimento humano.

- A sociedade de classes é resultado do desenvolvimento das forças produtivas, resultado da práxis, da ação humana. Esfera Econômica: A base da esfera econômica é o trabalho. Mudanças na esfera econômica geram transformações na realidade social, na totalidade.  

- Comunismo Primitivo (Divisão Comum da Primeira Organização Societária da Humanidade): Tudo o que se produzia era dividido de forma igualitária. A produção era precária, visto que o instrumental era tosco, de baixo avanço tecnológico, eles saiam para caçar e a produção era feita para subsistência imediata (não havia estoque). Nesta comunidade não havia classes sociais;

- Desenvolvimento econômico:

        - Descoberta da Agricultura (não precisa mais sair em busca de legumes e verduras etc.);

        - Domesticação dos animais (não precisa mais sair à caça e etc.);

- Excedente econômico: Aquilo que sobra no meu estoque (legumes, verduras, animais, alimentos em geral); Foi o excedente econômico que arruinou o comunismo primitivo e deu início à nova sociedade. Foi o estopim para se extinguir o comunismo primitivo e iniciar a nova sociedade dividida em classes;

        - Vem com a produção de excedente econômico a possibilidade de escravizar, negociando o excedente econômico, coisa que não havia antes, pois a produção era feita para subsistência imediata (para aquele momento). Logo, começa a divisão de classes entre senhores e escravos (sociedade escravista – escravismo (Roma, Grécia, Egito, Babilônia));

- Sociedade Feudal:

        - Senhores Feudais X Servos (exploração do trabalho servil). Havia um feudo (grande latifúndio – terra), um castelo do senhor feudal. Três dias da semana o servo produzia na sua terra para ele e sua família e outros três dias produzia na terra do senhor feudal para ele, um dia era o descanso. Relação susserania e vassalagem (susserano e vassalo). Os senhores protegiam a vida dos servos e em troca da segurança o servo produzia para os senhores feudais.

 - Sociedade Burguesa:

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