TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Falta de Saneamento Básico afeta Estudos

Por:   •  30/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.881 Palavras (8 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

Licenciaturas

 

 

DIDÁTICA

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

 

 

 

 

        Fátima Pereira de Souza                                                RA: 0874641699

        Leonardo Pastoreli  Lima Peruzzo                                RA: 2801322412

        Silvia Miranda Nagata                                                RA: 2856117511

 

 

 

 

                                                                                                                       Tutor Presencial: Claudir Busnelo

                                                                                                                                         Polo Osasco

Introdução

A comunidade Boa Esperança vem passando por sérios problemas decorrente da poluição do córrego que passa por diversos pontos do bairro, principalmente pela escola local. Desde o inicio do desenvolvimento dessa comunidade em 1980, os moradores recém-chegados não se preocuparam em planejar um desenvolvimento sustentável. O crescimento desenfreado no entorno do córrego impactou o ecossistema local. O córrego está quase morto, o lixo acumulado, a flora local inexistente. Os alunos sofrem com frequentes infecções e disenteria, as aulas são desconfortáveis devido ao mau cheiro. Apesar da água tratada chegar a todos os moradores, eles são expostos a esgotos abertos, transbordamentos e contaminações.  Agora estão sendo apresentadas e implantadas medidas através de parcerias publico e privada para restaurar o ecossistema original, e assim reverter a situação atual que a comunidade se encontra.

Iniciativas do Âmbito Privado.

Iniciativas para a Sociedade Civil Organizada.

Esta ONG promove a divulgação dos dados reais sobre a qualidade da água e o que estes dados representam para a comunidade. O grupo coleta informações e pontua o que deve ser melhorado. Ações do grupo:

  • Realizar mapeamento da área.

  • Cadastrar as famílias da comunidade e atualizar permanentemente esse cadastro.

  • Identificar indivíduos e famílias expostos a situação de risco.

  • Orientar as famílias para utilização adequada dos serviços de saúde e até agendando consultas, exames e atendimento odontológico quando necessário.

  • Divulgar os resultados na rádio local, nas escolas, UBSs e panfletos nas casas.

Os grupos religiosos tem um papel fundamental na união de comunidades em nosso país, entre as ações promovidas destacam-se:

  • Promovem autossuficiência da comunidade, capacitando os moradores em diversas áreas como cuidado com o meio ambiente, plantio de hortas, limpeza etc.

  • Trazem união e alegria com eventos de lazer voltados para crianças e adolescentes.

  • Campanhas de arrecadação de alimentos, roupas, medicamentos para a comunidade carente.

  • Fortalecem amizades entre os moradores.

Iniciativas no âmbito Escolar

Adoção de produtos de limpeza biodegradáveis

Coleta Seletiva de Lixo

Projeto Amigos da Água

Este projeto será implementado no ensino fundamental I e tem como objetivo conscientizar os alunos para o uso consciente da água. Os alunos terão aulas sobre a importância da preservação da água com projetos pedagógicos em sala de aula. A aplicação será em formar fiscais da água que visitarão os moradores do entorno da escola para alerta-los e informa-los sobre o uso da água. Detalhamento do projeto:

  • Professores incorporam o conceito da importância e aplicação da água em suas diversas matérias. Eles apresentam vídeos, amostras de água etc.

  • Os alunos serão avaliados de acordo com seus conhecimentos obtidos nestas aulas. Os trabalhos serão em grupos utilizando pinturas, colagens, materiais reciclados etc. Os alunos organizarão exposições com seus trabalhos sobre o uso consciente da água.

  • Os alunos visitam os vizinhos, uniformizados como fiscais da água, supervisionados e acompanhados pelos professores. Caso a turma conte com alunos de inclusão, será disponibilizado um professor para acompanha-los. Estas visitas tem como objetivo ensinar os moradores sobre o descarte correto do lixo, uso consciente da água, verificar vazamentos etc.

  • Objetivo principal é conscientizar os alunos para preservar o futuro do nosso meio ambiente e integrar a escola e comunidade.

Inclusão Social nos Projetos

Todos os Projetos que irão ocorrer na comunidade Boa Esperança serão auxiliados por profissionais especializados para todas as deficiências. Quando solicitado, as palestras terão a presença de um tradutor Bilíngue para ajudar as pessoas surdas. O material que será entregue nas campanhas e apresentações terá a opção em braile para deficientes visuais. Todos os locais onde irão ocorrer as reuniões e os evento de divulgação terão o cuidado de serem em locais de fácil acesso, possuindo rampas, corrimãos e portas largas para acesso de cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção. Hoje em dia, infelizmente, notamos que os portadores de necessidades especiais são deixados de lado dos assuntos públicos, pois muitos têm a opinião errônea  que eles não agregarão nenhuma informação às pautas, quando na realidade muitas vezes eles possuem ideias inovadoras por verem, escutarem e sentirem o mundo de uma maneira diferente da nossa.  

Iniciativas do Poder Público                

Saneamento Básico

De acordo com a Lei 11.445, é de responsabilidade das Prefeituras a manutenção e gestão do saneamento básico dos municípios. De acordo com o Instituto Trata Brasil, a média nacional de esgotos tratados é de 38,7%. Já o acesso a água tratada é de 92,2%.

Apesar de ser de responsabilidade da prefeitura, é difícil acompanhar o ritmo das ocupações ilegais, desordenadas. Estes são responsáveis por descarte irregular de dejetos.

Parcerias entre governos estaduais e municipais

Os governos estaduais através de suas secretárias trabalham junto as prefeituras para promover ações e obras para limpar e preservar córregos, bueiros e rios, evitando assim o transbordamento dos mesmos e a contaminação da água.

O DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) promove ácões para ajudar os municipios a cumprirem seus objetivos com relação a limpeza de piscinões,reservatórios, bueiros, e córregos. Esta medida tende a melhorar a segurança dos moradores em periodos de chva.  

A SABESP, empresa gerida pelo Governo do Estado de São Paulo, lançou em 2014 o Programa Córrego Limpo, com o objetivo de mapear os problemas, definir as áreas e métodos de atuação, e executar e fiscalizar os projetos.

O Progra Água limpa, também do Governo do Estado, visa atender oos municipios com até 50mil habitantes, financiando a instalação de estações de tratamento de esgoto. O municipio deve ceder o terreno para tal instalação.

Os departamentos, secretarias e empresas ligadas ao governo e municipio também tem campanhas de educação com intuito de conscientizar a população sobre o desperdício de água e maneiras de economia desta.

A Prefeitura de São Paulo, através das concessionarias Loga e  Ecourbis, reliza a coleta domiciliar, hospitalar  e seletiva na cidade de São Paulo.

Plano Diretor do Município

Os gastos com a despoluição do Rio Tietê, por exemplo, aumentaram exponencialmente. Apesar dos esforços incansáveis do poder público, a população continua despejando lixo e esgotos inadequadamente.

Mata Ciliar, Fauna, Flora

Assim como os cílios protegem os olhos, a mata “ciliar” protege os rios! O Ministério do Meio Ambiente e as Secretarias do Meio Ambiente dos Estados e Municípios são responsáveis pela preservação da mata ciliar, fauna e flora de nosso País. Estas pastas trabalham em conjunto com iniciativas privadas e ONGs para fiscalizar e preservar nossos recursos naturais. Eles podem destinar recursos que viabilizam estes projetos.

Conclusão 

Com esse trabalho concluímos que ainda é possível reverter o cenário atual na comunidade Boa Esperança. Com pequenos atos os moradores podem mudar expressivamente a situação em que o entorno do córrego se encontra e evitar contaminações, mau cheiro, acúmulo de lixo e transbordamentos. Trabalhando em conjunto com a iniciativa privada, poder público e a comunidade, conseguimos acelerar o desenvolvimento sustentável da comunidade. É preciso mudar conceitos, hábitos nocivos, e acreditar que somos os responsáveis por tais mudanças. Muitas destas mudanças virão de projetos escolares através de professores dedicados e ansiosos por impactar o progresso de seus alunos.. As crianças podem influenciar seus familiares e alertá-los sobre a necessidade de cuidar de nossa água, nosso verde, nosso lixo. Portanto nosso grupo tem plena confiança que poderemos ver melhoras significativas tanto na qualidade da água, como da fauna e da flora nativa, e que cada atividade por mais simples que seja é fundamental para o desenvolvimento sustentável de uma comunidade, grupo, bairro ou cidade, estabelecendo o modelo a ser seguido por outras comunidade. Estas ações podem e serão replicadas, afetando o mundo todo, se a vontade de ver um mundo sempre melhor estiver entre os nossos mais profundos anseios.

Bibliografia         

A Coleta de Lixo em São Paulo, disponível em:

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/servicos/coleta_de_lixo/index.php?p=4634

Acesso em 18 de novembro de 2015

Água é uma das principais preocupações do Plano Diretor de SP, disponível em:http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2015/01/agua-e-uma-das-principais-preocupacoes-do-plano-diretor-de-sp.html Acesso em 10 de novembro de 2015

Centro Municipal Infantil da Mamãe, disponível em: http://cmeidamamaepalmas.blogspot.com.br/2015/06/berco-de-talentos.html Acesso em 18 de novembro 2015

CEM Maria de Fátima O. Morais, disponível em:

http://deparped2013.blogspot.com.br/2015/03/cem-maria-de-fatima-o-morais-projeto.html

Acesso em 18 de novembro de 2015

Despoluiçãoo com baixo custo, disponível em:http://www.greenme.com.br/viver/saude-e-bem-estar/474-biomatrix-como-despoluir-um-rio-gastando-pouco, Acesso em 27 de outubro 2015

Gastos com a despoluiçao do Tietê, disponível em:

http://www.fiquemsabendo.com.br/2015/07/gasto-anual-com-despoluicao-rio-tiete-bate-recorde-e-chega-a-r-495-mi/, Acesso em 27 de outubro 2015

Bibliografia

Mata Ciliar, Projetos Bem Sucedidos, disponível em

http://www.outorga.com.br/pdf/Mata%20Ciliar%20-%20recupera%C3%A7%C3%B5es%20bem%20sucedidas.pdf 

Acesso em 13 de novembro 2015

Mutirão Projeto Preservação de Córregos, disponível em:

http://site.sanepar.com.br/noticias/projeto-envolve-estudantes-em-acoes-para-preservar-rios

Acessado 27 de outubro

ONG WWF-Brasil, O que é Mata Ciliar?, disponível em:

 http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/matas_ciliares/ Acesso em 27 outubro 2015

Parceria entre Governos e Municípios, disponível em:

http://www.saopaulo.sp.gov.br/acoesdegoverno/saneamento-e-recursos-hidricos/#programa-agua-limpa

Acesso em 18 de novembro 2015

Programa Córrego Limpo, disponível em:

http://www.abrh.org.br/xenau/apresentacoes/6/17_09_18h12m_gilmar.pdf Acesso em 18 de novembro de 2015

Projeto Fiscal da Água, disponível em: http://www.saaeita.mg.gov.br/files/arquivos/c7417a9c482fa804f6cf5b80dfa8f1ef.pdf Acesso em 27 de outubro 2015

Secretaria de Educação, Nova Palmeira-PB, disponível em: http://novapalmeiraoficial.blogspot.com.br/2015/04/nova-palmeira-pb-secretaria-de-educacao.html Acesso: 18 de novembro 2015

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (171.5 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com