TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento

Por:   •  21/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.027 Palavras (5 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo de planejamento

Primeiramente o planejamento é  tratado como um processo lógico e racional. Esse processo não se manifesta num dado momento, mas se realiza continuamente no decorrer da história. Pensar o planejamento, entender seus conceitos e etapas são questões essenciais, pois o planejamento é a ferramenta fundamental de gestão de políticas sociais. O planejamento é a ação objetiva de força sistematizada, visando mudanças de uma determinada realidade social.

O ato de planejar impulsiona o homem a tomar decisões.

Há duas articulações:

  •   Causalidade: determinismo (condições externas aos indivíduos singulares, que não são escolhidas por eles e vão determinar as ações humanas);
  • Teleologia: liberdade ( projetos que os homens tentam implementar na sua vida social).

Divisão Social do trabalho (dividir quem executa de quem pensa):

  • Executa – Manual
  • Pensa – Intelectual

A Divisão Social do Trabalho vai trazer a contradição entre o interesse do individuo singular e o interesse coletivo de todos os indivíduos.

O planejamento atravessa 3 estágios ao longo do tempo.

O 1º estágio é na sociedade pré-capitalista feudal, na qual no o planejamento é do grupo em si, pois  o homem é incapaz de pensar sua vida individual, independente e assumindo responsabilidades.

O 2º estágio é refere-se a sociedade capitalista concorrencial, no qual nasce no homem o sentido de indivíduo. O homem passa a questionar os comportamentos que eram impostos. O planejamento visão de totalidade. Os homens tomam decisões de acordo com suas próprias convicções de maneira individualizada.

O 3º estágio refere-se ao capitalismo monopolista, que se iniciou no séc. XIX e permanece até os dias de hoje. Esse 3º estágio é meio que uma junção dos outros 2 estágios. A sociedade permanece separada em vários grupos. Os interesses particulares vão estar subordinados aos interesses de um grupo maior, ou seja, o homem se organiza em sindicatos, aprendendo a solidariedade e a ação cooperativa, em defesa de seus interesses como categorias profissionais.

A partir do séc. XIX o planejamento passa ser objeto de preocupação, quando usado para atender aos interesses das empresas e organizações. Pois passou existir a necessidade de construir estratégias para conseguir a maior concentração de capital. Com o surgimento dessa necessidade logo foi necessária alguns técnicos especializados em planejar o futuro dessas empresas. Pois as empresas não podem mais ficar dependendo de um só homem. Era preciso a especialização de um técnico. Nessa visão surge o planejamento como uma função do administrador, o planejar aos poucos passa a ser de domínio de um numero cada vez menor de homens.  

Fayol 1º teórico da área da administração afirmar que o planejamento é uma ferramenta voltada para controlar, organizar e coordenar. É era necessário esse pensamento na lógica da produção industrial. Fayol pensa em todas as etapas do processo de produtivo, sempre na lógica de diferenciar planejadores e executores do planejamento.

No primeiro momento o planejamento é pensado voltado para industriais de capital privada, só depois essa lógica do planejamento é incorporada no pensamento governamental  como ferramenta de política econômica  a partir da experiência do plano qüinqüenal na União Soviética em 1929, como idéia política e econômica centralizada.

O planejamento econômico nos países capitalistas é um processo de acumulação privada de capital que vai incorporar vários elementos fundamentais para existência da sociedade. Ex: tecnologia, força de trabalho, divisão social do trabalho ( esses elementos são presentes no países econômicos capitalistas). Os países capitalistas  vão se tornando cada vez mais ricos e dominadores, e o controle do planejamento da economia vai fficando cada vez mais restrito a um grupo particularizado, tecnocratas. Conforme essa sociedade vai crescendo industrialmente, observa-se que a participação da sociedade é cada vez menor no processo de planejamento, pois além da concentração e centralização do capital, outros fatores impedem e geram a monopolização do poder social. Essa monopolização passa a dificultar e até mesmo negar condições básicas para os homens, através de ações de planejamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (69.3 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com