TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Ciências Biológicas (Licenciatura)

Por:   •  9/4/2023  •  Resenha  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Discente: Aline Mayara Gonçalves Barros Silva

Curso: Ciências Biológicas (Licenciatura)

RGM: 27559602

ATIVIDADE REFLEXIVA – UNIDADE I

Ensinar ciências não é uma tarefa fácil, uma vez que requer dedicação por parte dos professores para compartilhar com os alunos de forma simples e compreensível os conceitos complexos e muitas vezes abstratos que envolvem essa disciplina. Trata-se de um verdadeiro desafio manter os alunos interessados e atraídos pelas aulas de ciência, quando estes já estão acostumados a aprender assuntos mais tradicionais, como aqueles que estão relacionados a leitura e cálculo. Outro desafio encontrado é que a maior parte do conteúdo desta disciplina é composto por um processo de memorização de vocábulos, de sistemas de classificação e fórmulas, isto faz com que os alunos aprendam termos científicos, no entanto, esta memorização não garante que o significado das informações transmitidas seja assimilado e sua linguagem compreendida (SANTOS, 2007).

A prática do ensino de ciência em sala de aula surge como uma oportunidade para superar esses desafios ora citados. Por meio do estágio supervisionado, irei vivenciar as práticas pedagógicas e com senso crítico irei definir quais estratégias posso adotar quando for atuar como professora, buscando repassar os conteúdos mais abstratos de forma simples, para que haja uma melhor assimilação por parte dos meus futuros alunos. Outra postura que buscarei adotar é abordar conteúdos científicos mais próximos do cotidiano do aluno, com o objetivo de identificar possíveis problemas e propor soluções (VIECHENESKI; LORENZETTI; CARLETTO, 2012).

A atuação como professor de ciências não é uma tarefa fácil, uma vez que o “ensinar” não se resume apenas ao conteúdo que foi aprendido durante da época da faculdade. Já é conhecido que a formação inicial fragmentada e a não participação dos professores de cursos de formação continuada sejam os principais responsáveis pelos problemas enfrentados pelos professores de ciências, especialmente aqueles que lecionam no ensino fundamental (BITTENCOURT; ANDRADE, 2014).

Nesse vídeo: < https://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=3127>, a Professora Magda Pechlive fala sobre a temática: A prática do professor de Ciências e a multiplicidade de possibilidades de aprendizagem. Nele é abordado práticas que podem ser adotadas para solucionar a fragmentação, um exemplo, é trazer questões do cotidiano, ou seja, questões reais para a sala de aula. Outra observação que a professora Magna Pechlive faz é em relação a prática docente, assim, ela afirma que esta deve ser feita a partir da concepção de cada professor. Nas suas aulas, ela cita que pratica o método do registro (anotação), com o objetivo de gerar dúvidas e partir disso, o aluno consegue aprender através do debate em sala de aula com base nas suas observações e anotações.

REFERÊNCIAS

BITTENCOURT, A. R.; ANDRADE, M.S. O ensino de ciências: professores do ensino fundamental frente às dificuldades de atuação. Anais VI FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/6450>. Acesso em: 27 de fevereiro de 2023.

SANTOS, W.L.P.  dos. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v.12, n.36, 2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (76.2 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com