TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDENTIFIQUE E EXPLIQUE, COM RIQUEZA DE DETALHES, AS VIAS DE FORMAÇÃO DE ENERGIA CORPORAL.

Por:   •  1/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 3

1-IDENTIFIQUE E EXPLIQUE, COM RIQUEZA DE DETALHES, AS VIAS DE FORMAÇÃO DE ENERGIA CORPORAL.

As vias de formação de energia corporal são três importantes processos produtores de energia para elaboração do ATP que é: o sistema ATP-CP ou fosfagênio, glicólise anaeróbia e o sistema de ácido lático e o sistema de oxigênio.

Tanto o ATP quanto CP estão armazenados diretamente dentro dos mecanismos contráteis dos músculos. Os dois sistemas energéticos são denominados anaeróbias, A glicólise anaeróbia envolve a desintegração incompleta de uma das substâncias alimentares, o carboidrato, em ácido lático.

E no Sistema Aeróbio ou Oxidativo a energia liberada pela desintegração das substâncias alimentares e quando a CP é desfeita, são utilizadas para refazer novamente a molécula de ATP.

2-QUAL A PRINCIPAL FUNÇÃO DO CICLO DE KREBS?

A principal função do ciclo de Krebs é geração de energia, direta ou indiretamente, pois a cada vez que a acetil-COA entra no ciclo ocorre a produção de um ATP. Como cada molécula de glicose que passa pela glicólise gera duas de piruvato e esse é utilizado na formação de acetil-COA, ciclo de Krebs gera duas moléculas de ATP para cada uma glicose.

Finalizar a oxidação de nutrientes, removendo os íons de hidrogênio dos carboidratos, gorduras e proteínas, utilizando moléculas transportadoras, que irão sintetizar as moléculas de ATP

3- EXPLIQUE, COM RIQUEZA DE DETALHES O QUE É NEOGLICOGÊNESE.

Neoglicogenese é a rota pelo qual é produzida a glicose a partir de compostos não-carboidratos, sendo maior parte deste processo realizado no fígado, principalmente em jejum e, uma menor parte no córtex dos rins.

4-RELACIONE JEJUM PROLONGADO COM FORMAÇÃO DE ENERGIA CORPORAL

O jejum prolongado nos indivíduos pode ser prejudicial à saúde por que o organismo é dependente de quantidades constantes de glicose(açúcar) para sobreviver. Mas em relação a formação de energia corporal é necessário degradar os carboidratos para transformá-los em glicose, a glicose aminoácidos e ácidos graxos são de extrema importância para o corpo realizar as tarefas necessárias.

5- O QUE SÃO CORPOS CETÔNICOS? COMO OCORRE SUA FORMAÇÃO?

Corpos cetônicos são três substancias solúveis em agua, derivados da quebra dos ácidos graxos, quebra que ocorre no fígado. Usados como fonte de energia no coração, cérebro e no tecido muscular. E os três corpos cetônicos são que Acetil-CoA formam: acetoacetato, acetona, B-hidroxibutirato.

6- RELACIONE A NECESSIDADE DE VITAMINAS DO COMPLEXO B PARA A FORMAÇÃO DE ENERGIA.

Vitaminas do complexo B são essenciais para o sistema neurológico pois auxiliam o organismo a utilizar a glicose, ácidos graxos e aminoácidos com eficiência. Mas acontece que são hidrossolúveis e não são produzidas em quantidades suficientes pelo corpo humano, por isso devem ser adquiridas por meio de uma boa alimentação. Vitaminas B1, B2, B3, B4, B5 e B6 necessitam uma da outra para realizarem suas funções, mas as vitaminas B12 e B9 não necessitam da presença de outras.

7-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (67.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com