TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Natação - Resenha artigo

Por:   •  21/11/2017  •  Resenha  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  564 Visualizações

Página 1 de 3

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO VALE DO SÃO FRANCISCO – UNIVASF

COLEGIADO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

DISCIPLINA: NATAÇÃO

PROFª: LARA ELENA GOMES MARQUARDT

Resenha de capítulo de livro

Natação adaptada: natação para pessoas com deficiências ou simplesmente natação?

Petrolina, novembro de 2014

MUNSTER, M.  A. V.; ALVES, C. F. Natação adaptada: natação para pessoas com deficiências ou simplesmente natação? In, COSTA, P. H. L. (Org). Natação e atividades aquáticas: subsídios para o ensino. Barueri: Menole, 2010. p.111-138.

O capítulo resenhado procura trazer um enfoque sobre o ensino da natação para portadores de necessidades especiais, tendo como objetivo principal evidenciar o contexto pedagógico e educacional, abrangendo a metodologia de ensino e envolvendo todas as fases do aprendizado da natação por parte de alunos portadores dos diversos tipos de deficiência, abrangendo as suas mais variadas tipologias.  

Diversos estudos relacionados ao ensino de natação para portadores de deficiência têm sido realizados, tendo em vista a importância da prática da atividade física por todos os indivíduos, sejam eles portadores de deficiência ou não.

Segundo os autores, um dos principais problemas encontrados por parte de quem vai ensinar a natação para pessoas portadoras de deficiência é o conhecimento dos aspectos clínicos e fisiológicos relacionados às diversas deficiências, bem como a melhor maneira de intervir pedagogicamente em cada caso específico.

Antes de iniciar um programa de natação para alunos com deficiência, é destacada a importância de, além do conhecimento clínico das deficiências, a necessidade de estabelecer uma relação de confiança entre o professor e aluno. Essa relação de confiança deve ser construída antes mesmo de o aluno entrar na água. E o educador físico deverá transmitir essa confiança, não somente pelos conhecimentos técnicos acerca do ensino da natação, mas também procurando conhecer o histórico de vida do aluno, através de entrevistas prévias, conhecer suas experiências anteriores com o meio aquático e suas expectativas em relação à aprendizagem da natação. Além disso, o professor de natação deverá atentar para alguns cuidados especiais em relação aos portadores de deficiência, considerando também que este esteja devidamente orientado por seu médico e também, caso seja necessário, estar devidamente auxiliado por um acompanhante, que lhe dê auxílio quando necessário.

Outro fator preponderante em relação ao ensino da natação que o presente capítulo traz é em relação à importância da ambientação ao meio aquático, nada diferente do que deverá ser ensinado aos não portadores de deficiência. No entanto, deverá ser observada cada particularidade do deficiente físico, como por exemplo, o processo de ambientação para os deficientes visuais, que deverão ser orientados verbalmente acerca do espaço físico da piscina. Em algumas situações, o professor de natação poderá também necessitar do auxílio de outras pessoas, como no caso de algumas deficiências físicas limitantes ou de acordo com o grau de dependência do aluno em relação ao auxílio de terceiros. O que o professor de natação precisa compreender é que se deve dar uma maior autonomia possível aos seus alunos a fim de que não se sintam completamente dependentes. Além disso, o meio também precisa estar adaptado para receber os diversos tipos de pacientes com as mais diversas deficiências: anatômicas, fisiológicas e/ou psicológicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (70.4 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com