TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Duelo de Titãs

Por:   •  13/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  1.334 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Thiago Pereira de Lima

Curso: Licenciatura em Educação Física / 3º Semestre.

Disciplina: Handebol / Prof. Me. Fernando Martins.

RESENHA DO FILME “DUELO DE TITÃS”.

Os acontecimentos apresentados no filme se passam no início da década de 1970, momento em que as escolas norte-americanas tinham que integrar brancos e negros em salas de aula e nas demais atividades escolares, inclusive no esporte. A resistência dos dois grupos era notória, tanto os estudantes brancos quanto os negros não queriam aceitar essa integração de forma alguma. 

A cidade vivia um clima tenso, um jovem negro havia sido morto por um comerciante branco e tudo estava prestes sair do controle. Neste momento ocorre à chegada do treinador Boone, que tinha sido designado como técnico assistente do time de futebol. Ele enfrentou dificuldades, tinha dois grandes problemas, era negro e por isso, sofria rejeição dos garotos brancos e entrava na vaga de treinador principal após o mesmo por seu cargo a disposição, ocupando o espaço de um treinador que tinha muita empatia com o grupo de jogadores brancos.

O novo técnico decide levar seus jogadores para uma concentração de duas semanas, e antes de partirem os jogadores se dividem nos dois ônibus, entre brancos e negros, então Boone faz com que todos desçam e se dividam em jogadores da defesa e jogadores do ataque, fazendo assim, com que eles sejam obrigados a fazer uma integração entre raças.
Ao chegarem à concentração, fica evidente o quanto será difícil acabar com o preconceito entre seus jogadores, ao se deparar com uma briga de dois garotos, um branco e outro negro, Boone os força a conhecerem um pouco mais de cada um de seus colegas de time como: nome, onde vivem, nome dos pais, etc. Diante das dificuldades existentes entre o time, por esse preconceito num certo dia o técnico os faz levantar as 3 da madrugada, para uma caminhada e quando chegam,se deparam com um cemitério onde morreram centenas de pessoas em uma batalha e depois de ouvirem uma história contada pelo técnico, os jogadores refletem e começam a mudar de comportamento. Neste tempo começa a nascer uma grande amizade entre o capitão do time Garry e o jogador Julius, os mesmos que brigaram no inicio. Garry chega a perder sua namorada que não aceita está amizade com um negro, mas consegue convencer sua mãe da importância desta amizade.
Ao voltarem da concentração, deparam-se com a realidade do preconceito existente na cidade, mesmo diante das dificuldades eles começam a temporada e ficam invictos.Numa das últimas cenas, na disputa pelo campeonato estadual, podemos ver a integração total entre as lideranças e o time, onde o treinador aceita a sugestão do seu assistente para criar uma jogada surpresa contra o adversário, o improviso, esta seria sua última oportunidade de vitória e eles não poderiam errar, isso foi determinante para a vitória e conquista do campeonato.

Este filme mostra a importância de uma boa liderança quando temos que enfrentar dificuldades ou obstáculos, no caso do filme o racismo. Uma importante lição a nós futuros professores de como é importante que nós trabalhemos não só com o intuito de formar os alunos, mas também com a intenção de formar cidadãos de bem, críticos e reflexivos que vençam seus preconceitos e as barreiras do dia a dia, e assim, mostrar como a interação, o trabalho em equipe é capaz de levá-los, mas rapidamente a alcançar seus objetivos, sejam eles pessoais ou profissionais, mesmo que haja algumas limitações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (85.1 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com