TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha duelo de titans

Por:   •  25/4/2016  •  Resenha  •  1.039 Palavras (5 Páginas)  •  1.612 Visualizações

Página 1 de 5

Filme: Duelo de Titãs (Remember the titans)

O filme duelo de titãs conta uma história verídica que se passa no estado da Virgínia nos Estados Unidos e trata da luta contra o racismo que na época em que se passa a história era muito intenso e evidente.
O filme Duelo de Titãs (filme de 2002) conta a história verídica da luta pela igualdade racial, entre brancos e negros, no estado da Virginia, Estados Unidos. 
Até 1971, na cidade de Alexandria, Virginia, a interação entre as raças era nula não existia a interação entre as raças, até que por determinação da justiça houve a criação no colégio T.C. Willians, onde negros e brancos passaram a estudar juntos.

Desde então a cidade passou a viver em constante conflito. Nesse clima tenso um comerciante branco acaba assassinando um negro e tudo parece estar saindo do controle, quando Hermann Boone, que é negro, chega à escola contratado para ser treinador do time de futebol americano, os Titãs, ocupando o lugar do técnico Bill Yoast. Nesse ambiente terá que enfrentar grandes desafios como a indiferença dos jogadores e um relacionamento difícil com o ex-treinador, agora seu assistente Bill e também com a filha dele.
A cidade vivia em um clima de guerra, um comerciante havia assassinado um garoto negro, e as coisas estavam prestes a sair do controle. E é neste clima, que chega a cidade o treinador Hermann Boone (Denzel Washington) contratado para trabalhar com o time “Titãs”.O técnico terá que enfrentar a indiferença de seus jogadores e um relacionamento difícil com seu assistente Bill Yoast (Will Patton), um pai divorciado, que cria sua filhinha Sherryl Yoast que é apaixonada pelo futebol e está revoltada pois seu pai perdeu sua vaga de técnico para Boone, um negro.

Boone mostra-se uma pessoa extremamente exigente, perfeccionista e centrada e que faz de tudo para obter os melhores resultados. Assim, tornando-se um líder autoritário e que não permite deslizes ou fraquezas.
O perfil do novo técnico é de uma pessoa implacável, perfeccionista e focada em resultados, em uma cena ele diz: “nunca, nunca, vou cortar um jogador meu. Mas quando vocês colocarem este uniforme, o uniforme dos Titãs, vocês vão ter que mostrar serviço.” Podemos notar aqui sua autoridade como um líder exigente.

Logo no início de seu treinamento, Boone leva todos os jogadores que se inscreveram, tanto negros quanto brancos, para um local onde passarão duas semanas em treinamento. Na saída dos ônibus ele faz com que todos se dividam em jogadores de defesa e de ataque, fazendo assim com que as raças se misturem e interajam durante a viagem.  
Ele decide levar seus jogadores para uma concentração de duas semanas, e antes de partirem os jogadores se dividem nos dois ônibus, entre brancos e negros, então Boone faz com que todos desçam e se dividam em jogadores da defesa e jogadores do ataque, fazendo assim, com que eles sejam obrigados a fazer uma integração entre raças.

Ao chegarem começam as discussões e brigas entre os jogadores das diferentes raças, mostrando o quanto era forte o preconceito e como seria difícil o trabalho para uní-los na formação de um time. Assim sendo, Boone obriga-os a conhecerem-se melhor. Saber nome, onde vivem, nome dos pais, do que gostam de comer, cores que gostam etc. São inúmeras as discussões resultantes do racismo entre os jogadores. Diante disso, um dia, o treinador os faz levantar de madrugada e correr até um cemitério onde estão enterradas pessoas que lutaram em uma guerra. Depois disso eles começam a mudar seus comportamentos.

É nesse momento que a amizade entre o capitão da equipe que é branco e o jogador Julius, negro, começa a existir e se fortalecer vencendo preconceitos como o da namorada de Garry e de sua mãe.  

Ao retornarem para a cidade se deparam com o preconceito instalado e fortalecido dentro nos moradores e pais de alunos brancos que querem expulsar os negros da escola e não aceitam terem um técnico negro.

É dentro dessa realidade que começa o campeonato e o treinador, apesar de tudo consegue manter o foco e a amizade entre os jogadores ganhando partida após partida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (71.3 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com