TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha de Artigo A Matemática na educação a Distancia

Por:   •  30/9/2020  •  Resenha  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 3

        RESUMO DO ARTIGO        

A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADE DE USO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM Eixo Temático: Produção do Conhecimento no Ensino, Pesquisa e Extensão.

Natália da Silva Jerônimo natalia-jeronimo@hotmail.com /Acadêmica de Matemática/GPEaD/UNESC

Elisa Netto Zanette  enz@unesc.net / Docente/Curso de Matemática/PIBID/UNESC        

Michele Domingos Schneider michele.schneider@unesc.net / Docente/Cursos Tecnológicos/GPEaD/UNESC

Anais do Seminário de Socialização de Pesquisas e Práxis Pedagógica em Matemática v.3, 2019 – UNESC

O presente artigo trata-se de um estudo bibliográfico, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados a partir de revisão sistemática de literatura sobre publicações científicas relacionados ao tema de estudo, no período de 2014 a 2018. Apresenta-se neste trabalho, um recorte da pesquisa desenvolvida, usando as bases de dados eletrônicos do portal de periódicos CAPES. Na revisão das publicações, utilizou-se dos descritores: Educação a Distância, Matemática, Metodologias Ativas, Tecnologias Digitais.

Foram encontradas 132 publicações cientificas, 26 referem-se a aprendizagem ativa e metodologias diferenciadas, utilizadas na Matemática. Buscou-se então, efetuar a leitura e análise dos textos, visando responder ao problema e objetivo da pesquisa. Verificou-se que, das publicações selecionadas, 17 (65%) referem-se a prática pedagógica com metodologias inovadoras na modalidade a distância. As demais, referem-se à educação presencial.

Problema de pesquisa: As metodologias ativas de aprendizagem têm sido utilizadas na Matemática, na modalidade a distância?

Objetivou-se investigar os processos de ensino e aprendizagem de Matemática na Educação a Distância (EaD) com o uso de metodologias ativas de aprendizagem.

Achei de extrema relevância esta referência de Paiva,2016 onde o mesmo descreve que as metodologias de ensino devem promover o envolvimento ativo do estudante na sua aprendizagem. Estas, constituem-se em um conjunto de práticas pedagógicas que visam promover a apropriação do conhecimento por meio da interação entre o estudante e os outros colegas, estimulando o pensamento crítico e contribuindo no desenvolvimento da autonomia e na pró-atividade dos mesmos (PAIVA, 2016).

Outro ponto de suma importância que descrevo é encontrado na análise e discussões, onde verificou-se que, em sua maioria, as metodologias ativas são utilizadas de forma combinada. Com muita frequência, as TDICs: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação são citadas como recurso importante no desenvolvimento das propostas pedagógicas e uso de softwares na matemática diminuindo as dificuldades.

Considera- se que durante o desenvolvimento da pesquisa que o uso de tecnologias digitais é recorrente nos trabalhos analisados e está relacionado com o objetivo de promover o envolvimento dos estudantes de forma ativa em sua aprendizagem. Observou-se também, incidência de atividades que priorizam a interação entre docentes e discentes. Os trabalhos publicados evidenciam a importância de estratégias pedagógicas que ressignificam as ações docentes e discentes no processo de ensino e aprendizagem. No âmbito da Matemática, verificou-se que, há uma produção maior no âmbito da educação presencial relacionada ao uso de metodologias ativas e que o uso de tecnologias e softwares que promovem a interação efetiva dos estudantes com os objetos de estudo, possibilitam uma melhora na aprendizagem dos mesmos, tornando-os mais ativos na construção do conhecimento. O referido estudo é de extrema relevância e contemplou os objetivos do estudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (61 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com