TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha de Artigos

Por:   •  5/5/2022  •  Resenha  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal do Amapá

Disciplina: Tecnologia Farmacêutica

Docente: Thamara de Oliveira

Discente: Luana Karina Farias Nunes – 2018021819

Resenha dos artigos

Mecanismo de liberação de drogas a partir de sistemas nanocarreadores

O artigo faz uma abordagem sobre a entrega terapêutica baseada em nanocarreadores. Onde esses nanocarreadores tem como objetivo transportar o fármaco para o alvo de destino específico, no qual o fármaco tendo um contato com o corpo ocorrerá uma entrega mais eficaz com o auxílio desses nanocarreadores, e auxiliará a redução de efeitos colaterais e de toxicidade, com uma química de superfície ajustável no qual permite alterações em sua estrutura. Através diversas formas, os agentes terapêuticos são englobados de acordo com sua especialidade obtendo uma entrega terapêutica eficaz.

Essas entregas ocorrem através de alguns mecanismos de liberação como: através de clivagem do ligante por hidrólise da ligação éster onde sua base é ácido carboxílico, ou álcool e os de base de éster carboxílicos são usados na liberação de drogas direcionadas, é catalisada por ácidos, bases, íons metálicos e proteínas hidrolíticas e as hidrolases vão ajudar a hidrólise de éster ou amida. Como exemplo o metotrexato. Na hidrólise da ligação amida ocorre a clivagem da amida onde os mecanismos enzimáticos que são as proteases hidrolíticas estão no ambiente extracelular e membrana celular, no qual o local de liberação do fármaco está ligado ao local de ação específica. São mais usados e tem mais estabilidade pois suas ligações dificilmente são hidrolisadas sob as condições fisiológicas. As hidrólises das ligações de hidrazona não são reativas em condições de pH fisiológico, mas são suscetíveis ao pH mais baixo. Na clivagem por troca de dissulfeto ocorre no citoplasma, e a liberação do fármaco é afetada pelo mecanismo intracelular ativado por tiol e não pela reação redox na superfície celular. Clivagem por ativação de hipóxia, ocorre durante a hipóxia que é catalisada por oxidorredutases que são os agentes redutores mais fortes.

Os mecanismos de liberação de drogas por nanocarreadores ocorre a clivagem da conjugação covalente, bem como é uma estratégia complexa por diversos tipos de nanocarreadores ou pelo seu encapsulamento físico, e a modificação da superfície também pode melhorar a biocompatibilidade e permitir a complexação de drogas. Os tipos são: cápsula automontada por camada, micelas, lipossomas, nanogéis e polimerossomos. Alguns fatores como a luz, mudança do pH, reação de tióis, temperatura elevada, volume do fármaco e tamanho dos poros, são de extrema importância para a liberação de drogas de nanocarreadores.

O artigo tem por objetivo discutir a inovação da ciência para os diversos tipos de vias de administração de fármacos através do mecanismo de liberação por nanocarreadores, no qual visa minimizar os efeitos colaterais, para uma terapêutica mais eficaz e de extrema importância relacionada ao tratamento do paciente. Contribuindo na otimização de resultados e na minimização dos custos, obtendo um processo de desenvolvimento tecnológico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (36.5 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com