TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha de Artigo Odontológico

Por:   •  13/8/2022  •  Resenha  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Resenha do artigo: Odontoclínica: simulação de gestão em clínica odontológica em um curso de Graduação em Odontologia

O presente artigo retrata um pouco da dificuldade do recém-formado ao sair da faculdade e se deparar com um mercado saturado e competitivo, no texto fica claro como é importante ter um diferencial e se destacar por algo para ter sucesso. Essa diferenciação pode ser por aspectos técnicos como cursos e aperfeiçoamentos, mas também de aspectos relacionados à gestão de um consultório odontológico, como análise financeira, definição do planejamento estratégico e administração de pessoal. Apesar disso, os cirurgiões-dentistas recém-formados geralmente não recebem nenhum treinamento nessa área nos cursos de graduação; O artigo mostra uma pesquisa divulgada pelo Sebrae em 2004, entre 70% e 80% das empresas no Brasil fecham as portas antes de completarem dois anos de vida. Os motivos são vários e os empresários se justificam dizendo que foi por causa da alta carga tributária ou por que a economia está ruim ou ainda a falta de apoio do governo. Pode-se encarar a situação por outra ótica: a falta de planejamento.

           

  O trabalho relata uma turma de odontologia que ficou responsável por gerir uma clinica odontológica fictícia, a turma era coordenada pelo prof. Antístenes Albernaz Alves Neto como parte de um componente curricular Clínica Integrada V. Para a realização das atividades foi definida uma estrutura diretiva, um plano operacional e os valores que a empresa possuía, bem como impostos que deveria pagar, e demais gastos fixos.  

 No final do semestre foram analisados os dados da empresa e foram feitas analises com intuito de fazer com que os estudantes percebem as necessidades e as demandas que esse tipo de empresa precisa, os resultados mostraram que os lucros obtidos pelos estudantes com a empresa não foram satisfatórios, e que seria necessário um maior conhecimento em gestão e gerenciamento para melhor a estratégia e poder potencializar os resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (54 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com