TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Semana Academica

Por:   •  27/10/2020  •  Artigo  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal de Campina Grande – UFCG

Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar – CCTA

Docente: Gustavo Salles

Disciplina: Geoprocessamento

Equipe: Danylo de Andrade Lima, Jefferson Soares da Costa, Marco Antônio Assis de Oliveira

CARACTERIZAÇÃO DA EVOLUÇÃO URBANA DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA/CE, COM BASE EM IMAGENS ORBITAIS.

RESUMO EXPANDIDO

O avanço da urbanização está diretamente atrelado à capacidade do ser humano de modificar a paisagem e os espaços, moldando-os para que estes possam aumentar seu território e sanar suas necessidades. Dessa maneira, à medida que ocorre essa expansão, novos problemas passarão a surgir e serão enfrentados pela sociedade atual. Aliando os estudos embasados nas imagens de sensoriamento remoto a esses futuros enfrentamentos ao longo dos anos, conseguiremos melhorar e facilitar o entendimento dos mesmos e da dinâmica ocupacional desta região, buscando soluções mais eficazes, tais como uma previsão e quantificação da transformação para próximos parâmetros de ocupação urbana. A partir dessa ferramenta, este conhecimento dará suporte na formação de vias que consigam minimizar o desgaste ambiental, aliando sustentabilidade com progresso urbano. O reflexo de um crescimento sem planejamento pode ser observado na maioria das metrópoles brasileiras, em decorrência da escassez de métodos inteligentes de possam atender às necessidades de cada ambiente. Redução de áreas verdes e deslocamentos populacionais para os limítrofes municipais, inexistentes de condição mínima de habitação, são apontados como principais adversidades. O município de Fortaleza/CE, cidade que apresenta uma grande malha urbana, detém de uma ascensão histórica sensata principalmente à atividade industrial, aprimorada durante os anos 1970, quando foi constituída então a Região Metropolitana (RMF), tornando-se visível seu crescimento. Hoje, apresenta-se como a quinta cidade mais populosa do Brasil, e que comanda um parque industrial de relevância e uma economia que se avigora a cada ano.

OBJETIVO:

O presente trabalho tem como objetivo apresentar a evolução espacial na área urbana da Metrópole cearense no intervalo de tempo entre 2000 a 2017 através de técnicas do geoprocessamento, com base em imagens orbital obtidas por meio da interpretação digital de imagens do (sensor TM, do satélite LANDSAT 5) VAI DEPENDER DE ONDE FOR TIRAR AS IMAGENS. A partir disso é possível, com o tratamento das imagens, a análise da cidade e seu entorno no período selecionado, analisando as mudanças vigentes ocorridas e novos critérios de urbanismos emergentes, relacionados ao estudo histórico e de que forma ela pode inferir na região da capital.

2. Metodologia

Na realização deste trabalho foi utilizado o software QGIS na versão 2.14 para a geração da composição colorida com as bandas da imagem do LANDSAT adotando o sistema de coordenadas SIRGAS 2000. No qual foram inseridas duas bandas, sensor OLI acoplada no satélite Landsat 8 e sensor TM

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (38.6 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com