TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DE ARTIGO CIENTÍFICO

Por:   •  29/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  847 Palavras (4 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

 RESENHA DE ARTIGO CIENTÍFICO

REFERÊNCIA

SILVESTRE, A.; VIEIRA, E. & BARRETO, L. Importância das zeólitas na indústria do petróleo e no craqueamento em leito fluidizado (fcc). Revista de divulgação do Projeto Universidade Petrobras e IF Fluminense; v. 2, n. 1, p. 63-75, 2012.

        Este artigo foi escrito por SILVESTRE, A.; VIEIRA, E. & BARRETO, L. (2012); todos técnicos em química do Instituto Federal Fluminense e o objetivo do artigo científico foi reunir informações sobre as zeólitas em suas utilizações na indústria do petróleo, pelo processo de craqueamento catalítico fluidizado através de uma pesquisa documental utilizando citações de artigos, periódicos, dissertações de mestrado e teses de doutorado.

        Os autores destacam a importância do assunto quando afirmam que alguns materiais, em especial as zeólitas, ajudaram o Brasil a evoluir muito na produção de derivados nobres do petróleo. As zeólitas apresentam uma grande diversidade de formas e arranjos estruturais, que lhes atribui a seletividade, muito importante em reações de craqueamento e isso demonstra uma interdisciplinaridade da química e a importância da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento do país.

        No referencial teórico os autores apresentam a história das zeólitas e mais precisamente o termo zeólito que se refere a um grupo de aluminossilicatos cristalinos, geralmente contendo alcalinos e alcalinos terrosos como contra íons, seu modelo e também a disposição espacial das ligações precisa ser bem definida, nas descrições geométricas das estruturas zeolíticas. Elas têm sido utilizadas principalmente como adsorventes para purificação de gases e como trocadores iônicos em detergentes, mas se mostram extremamente úteis como catalisadores no refino de petróleo, na petroquímica, e na síntese de produtos orgânicos. As principais aplicações das zeólitas são em adsorção e catálise. Durante muitos anos os adsorventes usados nas indústrias foram à base de géis de sílica ou alumina e carvão ativado. Devido a exigências de pureza internacionais, se tornou indispensável pesquisar novos materiais com potencial para alcançar as especificações que o mercado exigia. As zeólitas vêm sendo, então, usadas desde a década de 70 com muito êxito, principalmente na indústria do petróleo, as quais fazem papel de catalisador em uma grande quantidade de processos petroquímicos e de refino.

        Os autores apontam também um referencial sobre o petróleo que é uma mistura de hidrocarbonetos, sua separação de frações dá-se por destilação atmosférica e à pressão reduzida, teve-se um grande avanço tecnológico do petróleo quando desenvolveu-se o processo de craqueamento térmico (pirólise) no qual, frações pesadas de óleo combustível eram transformadas em gasolina e GLP, em sequência a essa evolução, houve também um avanço para a versão catalítica, inicialmente à base de argilas naturais, propiciando assim um aumento significativo no rendimento e na qualidade (octanagem) de sua produção.

Os autores apresentam por que as zeólitas são catalisadores eficientes, pois a aproximação forçada entre moléculas reagentes sob a influência dos fortes potenciais eletrostáticos existentes no interior dos canais e cavidades provoca o abaixamento da energia de ativação necessário ao fenômeno da catálise. A utilização de zeólitas como catalisadores ácidos sólidos é uma tecnologia promissora para o futuro, mas já existem processos comerciais e plantas piloto utilizando esses catalisadores por causa das vantagens que mostram em relação aos tradicionais catalisadores ácidos homogêneos. A acidez da zeólita se encontra no seu interior, portanto pode ser manuseada muito mais facilmente do que, por exemplo, o ácido sulfúrico, um líquido altamente corrosivo. Um derramamento de uma carga de zeólitas numa rodovia traria consequências inócuas comparado a um acidente equivalente com ácido sulfúrico. Além disso, alguns tipos de zeólita possuem acidez 10 milhões de vezes maior do que o ácido sulfúrico concentrado. As propriedades ácido-base das zeólitas devem estar relacionadas com a eletronegatividade dos sólidos e com as correspondentes energias de abstração dos prótons.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (108.3 Kb)   docx (40.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com