TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha de artigo

Por:   •  6/4/2015  •  Resenha  •  265 Palavras (2 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA

Concepções dos Estudantes sobre Ligação Química

Fernandez, C. e Marcondez, M.E.R. Concepções dos Estudantes sobre ligação química. Química Nova na Escola. Nº 24, novembro de 2006. p. 20-24

Artigo elaborado pelas professoras Carmem Fernandez e Maria Eunice Ribeiro Marcondez são licenciadas e bacharéis em química, mestres em química orgânica e doutoras em Ciências (Química orgânica) pela USP onde ambas lecionam no Instituto de Química.

O presente artigo faz uma abordagem, de forma significativa, sobre alunos com dificuldades conceituais do assunto ligações químicas, mesmo depois de uma educação formal, apresentam falhas na compreensão nos conceitos químicos. Trazendo também algumas metodologias diferenciadas de articulação de conceitos em ligações químicas, de uma forma que haja mais tempo dedicado a esse tópico, através da contextualização de conteúdos.

Dessa maneira os autores procuram falar sobre as principais concepções dos estudantes sobre ligações químicas que são: confusão entre ligações iônica e covalente; antropomorfismo; regra do octeto; geometria das moléculas e polaridade; energia nas ligações químicas e representação das ligações. Um trecho importante destacado no artigo é que em química é necessário decidir em que momento se tem de introduzir uma determinada ideia ou nível de explicação e os professores têm de ter certeza que as experiências prévias dos alunos ajudam que eles vejam as vantagens desse ou daquele modelo de partícula.

Nesse sentido, o artigo fornece subsídios suficientes para os professores utilizem alguns instrumentos pedagógicos diferenciados que permitam evitar o aparecimento dessas concepções, e estimular os alunos desde cedo dedicar-se terem noção e empenharem-se na concretização do conhecimento em ligações químicas.

Vinicius Jardel Cruz Silva

Departamento de Quimica

Centro de Ciências da Natureza

Universidade Federal do Piauí

e-mail: vini011@hotmail.com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (78.7 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com