TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância dos serviços de RH no mercado atual.

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.207 Palavras (9 Páginas)  •  576 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

ADEILZA GOMES DE ARAUJO

 

O cenário de atuação das organizações e o planejamento dos processos de RH

[pic 3]

Goiânia

2015

ADEILZA GOMES DE ARAUJO

O cenário de atuação das organizações e o planejamento dos processos de RH

Trabalho apresentado ao Curso Superior em Gestão de RH da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Recrutamento e Seleção, Legislação e Práticas Trabalhistas e Auditoria em Recursos Humanos.

Prof. Cláudia Cardoso Moreira Nápoli, Alcides J. C. Fillho e Rinaldo José Barbosa Lima

Goiânia

2015

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO        

2.DESENVOLVIMENTO        

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS        

4. BIBLIOGRAFIA.......................................................................................................................................10  


  1. Introdução

Mediante a constante transformação, o mercado globalizado requer mudanças e atualizações rápidas por parte das empresas e de seus colaboradores, obrigando assim que surjam inovações e melhorias na qualidade dos serviços oferecidos. A fim de oferecer à empresa uma aceitação no mercado que confirme sua consolidação e crescimento.

Na abordagem do tema: O cenário de atuação das organizações e o planejamento dos processos de RH, tema proposto para essa pesquisa estaremos buscando informações que nos oriente, como profissionais de RH com habilidades de gestão atual e criativa, capaz de tornarmos um patrimônio intelectual interessante e figura indispensável para as empresas que querem garantir sua perpetuação no cenário empresarial.

  1. DESENVOLVIMENTO

Olhando o contexto de atuação das organizações e as mudanças que foram feitas no mercado de trabalho cada vez mais complexos, os trabalhadores são assim levados a ter um novo olhar e expectativas, visto que oferece maior possibilidade de crescimento em contrapartida exige melhor formação, domínio de línguas estrangeiras, domínio de informática e uma mente aberta para estratégias diferenciadas. È necessário ser confiável, ter habilidade de trabalhar em equipe, auto liderança e suportar as pressões que esse cenário proporciona.

Dentro de todo esse contexto, o profissional de RH deve estar preparado para gerir as pessoas com respeito e ter condições de administrar os conflitos gerados dentro de sua organização, essa composta por colaboradores com individualidades distintas, requer que sejam vistos como um ser biopsicossocial, ou seja como um todo.

A descrição de cargo e a análise de cargo, estão relacionadas á necessidade de recrutamento de pessoal. Veremos a seguir, o conceito dessas duas etapas, parecidas, porém distintas. A descrição de cargo de acordo com Chiavenato (2010, p. 218) ["a descrição de cargo é um retrato simplificado do conteúdo e das principais responsabilidades do cargo. Ela define o que o ocupante faz, onde faz, como faz e por que faz...]"

A análise do cargo é o momento em que identificamos quais são os requisitos mínimos que o profissional que visa ocupar o cargo deve possuir para efetuar sua função de maneira apropriada. E a análise é feita a partir da descrição do cargo.

O gestor de RH tem a responsabilidade de fazer o recrutamento de pessoas para a organização, podendo ser de forma interna, quando realizado dentro da empresa, buscando aproveitar o patrimônio humano que já possui e aproveitar os talentos que já conhece, oferecendo a estes o crescimento dentro da empresa e dando lhes a oportunidade de serem valorizados e reaproveitados em uma nova função, é mais rápido e custa menos para a empresa. O recrutamento também pode ser feito externamente, em busca de novos talentos, visando encontrar ideias novas que possam renovar a visão da empresa no mercado de trabalho, busca profissional visionário, capaz de revolucionar as ideias dos colaboradores veteranos que acomodaram com o passar do tempo. Custa um pouco mais para a empresa e pode demorar um tempo à mais nessa busca. O recrutamento online de forma simples, (e-recrutamento como também é chamado) é um processo que tem por base a utilização de ferramentas web. As empresas na maioria das vezes optam por eliminar a participação de terceiros (como empresas de recrutamento) nos processos de seleção de candidatos, recorrendo essencialmente aos sites próprios ou redes sociais ou ainda páginas de divulgação de ofertas de emprego. As vantagens são entre outras: baixo custo do processo, rapidez e a possibilidade de alcançar um maior número de pessoas. As principais desvantagens: o grande número de repostas, é um processo impessoal e sites desatualizados.

Pessoalmente nunca participei de recrutamento online. Recebi indicação de pessoas conhecidas. Porém não vejo atrativos nesses sites de buscas online por vaga de serviço. A grande maioria são desatualizados e penso que essa forma fria de contato impede que o candidato demonstre realmente seu potencial além da forma mecânica do trabalho repetitivo.

O objetivo da entrevista é dar ao recrutador a possibilidade de poder fazer a análise e a avaliação de diversos aspectos do candidato. É feita uma vez durante o processo de seleção no momento que o recrutador achar oportuno. Pode ser totalmente padronizada, estruturada, diretiva, não diretiva, coletiva, por computador ou por videoconferência.  É de suma importância que o entrevistador tenha um bom preparo para conduzir a entrevista, para que não cometa erros relacionados ao preconceito, ou que pense ter um tipo de pessoa específica para determinado cargo. Já participei de uma entrevista para onde eu concorria à uma vaga de técnico em enfermagem, mas quando respondi sinceramente à pergunta de qual era a minha expectativa a longo prazo, por já estar estudando Gestão em RH, disse que aquela não era a área que almejava pra vida toda pois tenho a visão de crescimento profissional e tenho também outros sonhos, sendo que aquele também era um desejo forte até porque lutei muito para alcançar. Mesmo assim fui desclassificada, de acordo com a entrevistadora a vaga era para alguém que realmente desejava aquela profissão mais que tudo. Ela fez a pergunta mas não estava preparada para analisar criteriosamente as possíveis respostas porque já tinha previamente um modelo de resposta. Mesmo reconhecendo a complexidade do processo, me sinto preparada para conduzir uma entrevista, pois a cada dia recebemos mais informações ministradas no curso e ganhamos mais experiências nos trabalhos desenvolvidos em sala, nos tornamos mais confiantes, reconhecendo ser capaz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (142.3 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com