TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração de Informações Gerenciais

Por:   •  23/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.156 Palavras (5 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 5

ADMINISTRAÇÃO DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS

CENTRO DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO

Faculdade de Administração, Comércio Exterior e Logística e Serviços 

Disciplina: Administração de Informações Gerenciais

RELATÓRIO FINAL - Situação Problema/Estudo de Caso No. ___

Curso:   Comex                                     Turma:                               Data:

Grupo No. ____:

Função:

Aluno

RA

Aluno

RA

Aluno

RA

Aluno

RA

Aluno

RA

Aluno

RA

Aluno

RA

  1. QUESTÕES E ESTRATÉGIAS DE PESQUISA

Com o objetivo de continuar ajudando o Sr. Francisco com seu restaurante, como um segundo passo, vamos mostra-lo a importância da aplicação de uma estrutura informatizada no restaurante Tempero Bom, que poderá envolver todas as áreas de seu restaurante, afim de melhorar todos os procedimentos e as atividades essenciais para um funcionamento satisfatório. Hoje, o restaurante Tempero Bom está com a “casa em ordem”, e devemos aprimorar todos os processos implantados em nossa primeira visita.

Iremos então, citar alguns pontos de extrema importância que serão discutidos ao longo do estudo, que se compreendidos e aplicados de maneira correta, com certeza irão trazer benefícios ao Sr. Francisco. Christian irá discorrer sobre as áreas funcionais que englobam o ambiente do restaurante, Felipe sobre a capacitação dos funcionários para assumirem os cargos de maneira eficiente, Kauê e Pedro Haidar falarão sobre a importância de um fluxograma das atividades, e por fim, Renan e Pedro Bove mostrarão como deve ser feita a aplicação de uma estrutura informatizada que ligará todas as áreas do restaurante, mostrando seus reais benefícios.

 

  1. CONCEITOS RELEVANTES

Áreas funcionais – “[...] qualquer empresa precisa ser organizada, não importa se tem dois ou mil funcionários. Organizar é definir as responsabilidades de cada pessoa ou grupo de pessoas que trabalha para empresa. Organizando a empresa, você define quem faz o quê.” (MAXIMIANO, 2011, p.83).

Capacitação dos funcionários

  1. RESULTADOS

Segundo Maximiano (2011), para organizar a empresa, começaremos pelo plano estratégico, começando pelos objetivos do restaurante: Identificar as funções da empresa, transformar as funções em departamentos, definir as responsabilidades das pessoas e desenhar uma estrutura organizacional, representada como um fluxograma.

A função das operações será fornecer serviço ao restaurante, como na parte da cozinha e serviço ao cliente. Toda empresa tem um sistema de operações, que transformam matérias primas no produto final. Todas as atividades necessárias para fazer as transformações estão incluídas na função de operações: identificação e contratação de fornecedores, compras, transporte de suprimentos até o local (restaurante), distribuição de produtos e etc.

A finalidade do marketing tem seu objetivo básico estabelecer e manter a ligação da empresa com seus clientes. A função de marketing abrange atividades como: pesquisa – identificação dos interesses, necessidades e tendência do mercado e promoção – comunicação com o público alvo, por meio de atividades como propaganda, publicidades e promoção nos pontos de venda.

Maximiano (2011) diz que o setor financeiro é essencial para o controle das finanças. Isso inclui a maximização do retorno dos investimentos e a manutenção de certo grau de liquidez, para o cumprimento das obrigações. O setor financeiro abrange os investimentos, financiamento pensando em fontes de recursos e o controle, que acompanha os resultados financeiros das operações.

Recursos humanos procura encontrar, atrair pessoas de que o restaurante precisa. Isso envolve atividades que começam antes de a pessoa ser empregada pela empresa e vão até depois que a pessoa se desliga. Como funções essenciais, podemos citar o planejamento de mão de obra, recrutamento e seleção e a capacitação. A capacitação nada mais é do que o aprimoramento do potencial e das competência das pessoas.

Segundo Maximiano (2011), uma equipe capacitada é um dos principais ingredientes na “receita do sucesso” de uma empresa. O processo de treinamento fornece aos membros da equipe as oportunidades para adquirir, desenvolver ou corrigir a falta de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para o desempenho dos cargos que ocupam. O processo básico de treinamento abrange o levantamento de necessidades (processo que identifica o conteúdo que os programas de treinamento devem ter) e a realização de programas de treinamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (83.2 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com