TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Coaching e Mentoring

Por:   •  26/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  760 Palavras (4 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 4

Flora Corina Silva Cintra Barbosa

MBA FGV Bauru GEP 15 - Matrícula A57384155

Coaching e/ou Mentoring

Prof. Carlos Legal

  1. quais as vantagens e desvantagens do coaching para o desenvolvimento da equipe

São inúmeras as vantagens do coaching para o desenvolvimento das equipes.

Lideres coachs promovem maior engajamento das equipes pois conseguem, por meio de uma comunicação mais clara e, por consequência, eficaz, distribuir as tarefas de acordo com as habilidades e competências de cada membro, aproveitando ao máximo o potencial de cada um. Como consequência disso as equipes apresentam melhores índices de produtividade.

O líder coach também consegue promover o desenvolvimento de outros líderes facilitando o processo de substituição e progressão de carreira.

Como desvantagem podemos citar o fato de que determinadas equipes, em algumas situações podem apresentar dificuldade para chegar a um consenso democraticamente, por exemplo. O que faz com que o líder, em situações como essas, seja mais autoritário, divergindo do papel

tradicional do líder coach.

Outras situações podem exigir que o líder produza determinados resultados em curtíssimo espaço de tempo inviabilizando o processo de coaching com a equipe. E por fim, os líderes coaching são demasiadamente exigidos em comparação aos outros líderes, o que faz com que o tempo seja bastante consumido nesse processo de desenvolvimento da equipe.

  1. quais as vantagens e desvantagens do mentoring para o desenvolvimento da equipe

Além das vantagens já citadas no processo de coaching para as equipes podemos acrescentar para o mentoring contar com a expertise, experiência, networking do mentor.

Vejo como principal desvantagem que o processo de mentoria pode contribuir para uma dependência do grupo com o mentor para tomada de decisões o que pode diminuir a agilidade nos processos e enfraquecer o engajamento.

  1. em aspectos práticos, como posso aplicar as funções e sub-funções do mentoring no trabalho

Trabalho e Carreira:

a) Orientação: orientar, treinar, instruir, dar dicas; b) Proteção: para que o mentorado não cometa erros técnicos ou de conduta que poderiam comprometer a sua imagem e o seu crescimento na organização; c) Exposição-e-Visibilidade: à medida em que o mentorado vai atingindo níveis mais elevados de desenvolvimento o mentor vai expondo mais seu desempenho e dando a ele mais visibilidade;  d) Patrocínio: a evolução do mentorado chega a um ponto em que o mentor passa a patrociná-lo, defendendo para ele posições, cargos e/ou funções de maior relevância na organização.

Função Psicossocial:

Aceitação: está relacionado com acolhimento do mentorado, sem julgamentos, com tratamento igualitário, sem hierarquia, deixando o mentorado à vontade para ser quem ele realmente é; b) Escuta-e-Aconselhamento: o mentor pratica a escuta ativa, reflexiva, ouve afundo o mentorado, desenvolve diálogos afim de construir o aconselhamento por meio de casos pessoais e profissionais vivenciados, para gerar reflexões; c) Confirmação: conforme o processo de mentoria vai acontecendo é comum haver um sentimento de admiração também do mentor para o mentorado e vice-versa, aumentando a confiança entre eles; d) Abertura para o Relacionamento: por consequência da admiração mútua o processo de mentoring geralmente vai evoluindo de uma abertura inicial tímida e bem parcial para, em alguns casos, grandes amizades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (31.6 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com