TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Benefícios de Mentoring e Coaching

Por:   •  25/4/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  874 Palavras (4 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 4

Benefícios de mentoring e coaching

                Os processos de mentoring e coaching são metodologias que auxiliam profissionais a desenvolver competências e a alcançarem os objetivos e metas organizacionais. 

                O coaching visa a maximização de resultados e elevação da performance, beneficiando a vida pessoal, emocional e profissional do coachee. Por meio de perguntas e técnicas, o coach auxilia o coachee a sair do estado atual para o estado desejado dentro das expectativas estabelecidas no início do processo.

                O mentoring tem por objetivo o compartilhamento de experiências e conhecimentos de um profissional mais experiente com um profissional em fase inicial ou em ascensão na empresa. O mentor torna-se um orientador de profissionais iniciantes contribuindo para o desenvolvimento de suas carreiras.

                O estudo realizado por Daniela Souza, em seu artigo: Coaching e Mentoring como faciIitadores da gestão com pessoas nas organizações que aprendem, aborda a necessidade de transformação das empresas em ambientes de aprendizagem utilizando as metodologias do mentoring e do coaching como aceleradores de desempenho e facilitadores da gestão de pessoas.

                De fato é interessante a abordagem da autora, pois quando há o alinhamento das ferramentas de recursos humanos com os processos de mentoria e coaching pode-se observar a formação de ciclos de aprendizagem e desenvolvimento profissional. No cenário contemporâneo, além das metas e objetivos empresariais, é fundamental a atenção dispensada às pessoas que compõem a organização. Os processos de coaching e mentoring tem a capacidade de integrar os interesses pessoais e profissionais aparando arestas e ajustando os possíveis conflitos internos para superação dos desafios. Além disso, aliados a uma gestão de pessoal que prima pela aprendizagem e pelo desenvolvimento contínuo dos colaboradores, tornam-se ferramentas valiosas na promoção de crescimento de todos os envolvidos.

                Para Andrea Cavalcanti e Sérgio Accioly, autores do artigo: A mentoria como influência de pessoas no ambiente organizacional, o processo da mentoria no desenvolvimento de pessoas no ambiente empresarial sinaliza influência positiva no desenvolvimento de carreira e organizacional.

                Corroborando com as ideias apresentadas pelos autores acima e considerando que o bem-estar pessoal e profissional tem a capacidade de proporcionar um ambiente favorável ao comprometimento e execução de um bom trabalho, o estreitamento dos laços profissionais por meio da mentoria é muito positivo. Além do progresso na carreira, os mentorados são beneficiados com a construção de uma rede de apoio e desenvolvimento profissional. Por meio dela, o aprendizado ocorre de maneira ágil e direcionada e a ascensão profissional ocorre com segurança garantindo um bom desempenho e maior satisfação com o trabalho e a carreira. Os mentores também podem colher benefícios por meio do compartilhamento de suas experiências reforçando em si mesmos os valores consolidados ao longo da carreira e reconhecendo o legado deixado para novas gerações de colaboradores.

                Segundo Tamiris Almeida e Maria Cristina Wachowick, autoras do artigo: A importância do processo de coaching nas empresas nos dias atuais, considerando o constante desenvolvimento e o aumento da competitividade no mundo empresarial, o processo do coaching como ferramenta de valorização do capital humano das instituições acarreta um diferencial de mercado que auxilia na elevação do desempenho e da vantagem competitiva.

                Sem dúvidas a análise das autoras é assertiva na colocação do processo de coaching em destaque no mundo corporativo com o objetivo de melhorar o desempenho e alcançar os objetivos traçados. O coaching possui ferramentas que capacitam os colaboradores e os torna mais capazes para enfrentar o mercado de trabalho na atualidade. Outros mecanismos desse processo são o desenvolvimento de equipes de alta performance, o aprimoramento contínuo dos líderes, a solução objetiva de conflitos e o estabelecimento de novas rotinas que beneficiem o funcionamento global da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (58.2 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com