TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatísticas do Mercado Atual

Por:   •  28/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.117 Palavras (21 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 21

Ambiente Econômico

Variável

Porque é critica

Histórico

Tendências e projeções

Crescimento PIB

A uma precaução para um investimento alimentício, onde que a economia apresenta um fraco desempenho, com aumento nas taxas de juros,  ficando com queda entre 0,1% e 0,8%. A elevação da taxa de juros (Selic), a queda no consumo, a redução dos investimentos externos e a alta da inflação são alguns dos fatores que podem prejudicar a economia brasileira.

 Fonte: http://www.ibge.gov.br

PIB do Brasil no 1º trimestre de 2014 (com relação ao trimestre anterior)

De acordo com dados divulgados pelo IBGE em 30 de maio de 2014, o PIB do Brasil apresentou retração de 0,2% (revisado em agosto de 2014) no primeiro trimestre de 2014. Em valores correntes, o PIB brasileiro atingiu  R$ 1,204 trilhão (US$ 540 bilhões). Estes dados não são positivos, pois ficou bem abaixo do crescimento de 0,7% apresentado no último trimestre de 2013.

Fonte: http://www.ibge.gov.br

Com uma economia de riscos, a produção  de matéria prima tem tomados certos cuidado, com preocupação nos gastos, e o cultivos de produtos naturais tem se destacados por serem de produtividade mais econômica e progressiva, e o consumo pode ser diversificado, podendo haver substituições de produtos quando tiver seu valor muito em alto no mercado.

Padrões gastos pelo consumidor

Desfaz qualquer mito, achando que o consumo fora de casa é só relacionado ao lazer e o entretenimento dos fins de semana, onde o consumo tem aumentado nos dias de semana é o principal momento de refeição é o almoço, que equivale maior faturamento de todas as refeições do dia todo.

Fonte: http://gestaoderestaurantes.com.br

Com a diminuição do tempo na preparação de refeição na casa dos consumidores, a procura por estabelecimentos que forneçam esses serviços mais pratico, ficou mais abrangente, e o cuidado por uma boa alimentação se estendeu em uma dimensão mais lucrativa.

O mercado brasileiro e menos estabelecido do que o de outros Países, e a principal preocupação para crescimentos mais vigorosos é o preço das refeições, que tem uma variação muito diversificada em cada região, e a busca por alimentos mais baratos e saudáveis e uma estratégia que tem ganhado publico.

Custo de vida e padrões de consumo

Um dos principais fatores que impulsionaram a ascensão deste tipo de abito nos alimentos na mesa dos brasileiros,  foi o crescimento da população com idade superior a 65 anos e o bom desenvolvimento econômico exercido pela classe C no País.

Fonte: http://www.ibge.gov.br

A alimentação fora de casa mostra o aumento de renda da população. Onde há um aumento de empregos, em que mais mulheres estão trabalhando, e existe a dificuldade em ao contratar uma empregada já que esta mão de obra está escassa e cara.

O setor de alimentos e bebidas que possuem ligação muito considerável com a saúde e o bem-estar, que tem oferecido oportunidades de negócio em várias regiões podendo ser de pequeno, médio e grande porte, fazendo com que diversas classes tenha o mesmo tipo de alimentação mais saudáveis.

Inflação e índice de preços ao consumidor

Dentro do grupo alimentos, têm ocorrido aumentos inesperados, fazendo que cada vez mais pessoas comam fora de casa, sendo que esse tipo de refeição, também tem sofrido ao  repassar  os preços ao consumidor, calculado com os custos dos estabelecimentos, e os gastos fixos, além da inflação com ganhos reais.

Nas décadas de 80 e 90, a inflação era o fantasma da família brasileira. Vivíamos em uma época de altos índices inflacionários. A angústia da dúvida de não saber se o salário seria suficiente para as despesas era aterrorizadora. Agora o consumidor infla seus gastos e produz sua própria inflação.

A elevação da taxa de juros (Selic), a queda no consumo, a redução dos investimentos externos e a alta da inflação são alguns dos fatores que vão prejudicar a economia brasileira neste ano.

"O aumento sistemático dos alimentos tem sido atribuído a problemas climáticos, como secas e enchentes que prejudicam as lavouras, e também à questão do dólar, que permeia a agricultura. Os alimentos também são pressionados pelo aumento da demanda. Com mais emprego e mais renda, o brasileiro aumenta sua procura por alimentos"

Risco de investimento

Se houver uma diminuição do consumo das famílias, e o crescimento de endividamento ocasionar uma restrição de crédito, o mercado terá uma atenção maior para com o consumidor, que possibilita uma insegurança com relação a novos investimentos.

A dificuldade de abrir um estabelecimento alimentício, foi sendo superadas, com mais variações nos cardápios, e o surgimento diversos tipos de consumidores que buscam uma alimentação saudável, fazendo com que se descubra mais oportunidade no consumo de produtos naturais.

a sustentabilidade, bem implantada, com mudanças efetivas de práticas e modelos, impacta positivamente na reputação de um estabelecimento, torna a cadeia produtiva mais eficiente, reduz os riscos inerentes à operação, facilita os financiamentos, possibilita atrair e manter talentos, valoriza a marca, as ações no novo mercado e o mais importante, influencia o padrão de consumo das pessoas.

Crescimento econômico

A classe C se tornou uma grande aliada dos restaurantes para diminuir os efeitos da crise e assim mantendo o aumento dos lucros dos estabelecimentos de alimentação. Fazendo também o setor de serviços se beneficiem com esse crescimento, modificando a oferta de alguns serviços.

Com o crescimento de empregos e a valorização das classes inferiores, onde que não havia um direcionamento para esse tipo de publico já que seu consumo não era tão abrangente, que vem mudando esse quadro e ganhando espaço no mercado e no consumismo.

Mas não é só apenas dentro das grandes empresas que as mudanças têm que ser feitas. Os restaurantes e as micro empresas de serviços precisam de alguns ajustes durante a crise. Os empresários do setor de restaurantes devem apenas refazer seus planos de crescimento e reinvestimento, de maneira a reduzir o risco do seu negócio, mantendo custos sobre maior controle

Investimento em infraestrutura

Equipar a cozinha do restaurante requer uma parte maior do orçamento. Aumentando à procura por equipamentos usados, que fica mais viável. Para a compra de equipamentos que realmente serão necessários, e que não saia do seu orçamento.

O processo de manuseio de alimentos tem evoluído simplificado a fabricação de pratos diferenciados e ganho de tempo já que está tudo mais prático e o investimento nessa infraestrutura fica mais viável com possibilidade de diversas opções de equipamentos e moveis.


Ambiente Politico-Legal

Variável

Porque é critica

Histórico

Tendências e projeções

Código de defesa do consumidor

O Código de defesa do consumidor é uma variável crítica porque todo estabelecimento comercial deve conhecer os direitos e deveres dos seus consumidores, são as leis a serem seguidas pelos proprietários e clientes.

Antes de 2002 não existiam leis que protegessem o consumidor criando uma política nacional que estabelecesse um equilíbrio na relação consumidor – fornecedor.

Fonte:http://www.emerj.tjrj.jus.br/revistaemerj_online/edicoes/revista20/revista20_100.pdf

A tendência é que os consumidores conheçam ainda mais sobre o código e fiquem ainda mais exigentes perante os produtos e serviços que consomem, de forma a criar um mercado com muito mais força e qualidade.

Legislação que afeta as empresas

É um fator-chave para a criação, construção e manutenção de um restaurante. Para que o estabelecimento funcione e tenha sucesso comercial é absolutamente necessário que o proprietário saiba as leis que regem um restaurante, caso não sejam cumpridas o estabelecimento pode ser fechado permanentemente.

Com o passar do tempo as fiscalizações em restaurantes estão ficando cada vez mais rigorosas e as multas a serem cobradas por inadequações estão ficando ainda mais altas. A tendência é que os proprietários tenham uma preocupação muito maior para cumprir as exigências legais a fim de evitar prejuízos financeiros e comerciais.

Força da mídia na sociedade

A força da mídia na sociedade foi definida como variável crítica devido à sua grande importância para a divulgação e promoção do restaurante. Sem uma promoção adequada por meio de um determinado meio midiático o restaurante não tem a visibilidade necessária para alcançar o sucesso comercial.

Há tempos a mídia se baseava em jornais, páginas amarelas, informativos, outdoors e rádio. Pouca era sua força na sociedade já que existiam muitas limitações em relação a esses meios de comunicação, dentre elas: vida curta para os jornais, pouca atenção das pessoas nos anúncios de rádio, os gastos com informativos poderiam fugir de controle, as páginas amarelas limitavam a criatividade, entre outras.

Fonte:

http://alexandrecastro.com.br/Arquivos%20NOTEBOOK/8%BA%20Per%EDodo/KOTLER-MARKETING-completo.pdf

Com a crescente globalização mundial a mídia vem se fortalecendo de forma impressionante. Com a televisão, smartphones, internet e todos se interligando, a evolução dos elementos midiáticos está na massificação da informação do produto e serviço.

Movimento de consumidores

O movimento de consumidores é considerada uma variável crítica no macro  ambiente restaurante, já que sem essa movimentação não existiria forma do estabelecimento se manter. O fluxo de consumidores é imprescindível.

Tempos atrás o movimento de consumidores era muito pequeno, as pessoas costumavam comer em casa e evitar fazer refeições fora.

Fonte:

Pesquisa de Campo

A tendência é o fluxo de consumidores se tornar cada vez maior. Com o dia cada vez mais corrido e os homens e as mulheres trabalhando ainda mais, não sobra tempo para que as pessoas cozinhem em casa, e acabam comendo em restaurantes na rua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.5 Kb)   pdf (239.7 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com