TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: Filme Lutero

Por:   •  9/9/2021  •  Resenha  •  2.088 Palavras (9 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA

DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO

PÉRICLES PEDRO FERREIRA DOS SANTOS JÚNIOR

Pesquisa sobre Fundações: Fundações Profundas

BOA VISTA, RR 2021

PÉRICLES PEDRO FERREIRA DOS SANTOS JÚNIOR

Pesquisa sobre Fundações: Fundação Profunda

Pesquisa sobre tipos de fundação profunda apresentada à professora da disciplina como requisito necessário à obtenção de nota.

Professor(a): ARETUZA KARLA ARAUJO DA ROCHA

Disciplina: ESTRUTURAS DO CONCRETO ARMADO II

Turma: Turma 2019.2

BOA VISTA, RR 2021

DESENVOLVIMENTO

Tipos de Fundação Profunda

Estacas: A fundação do tipo estaca é definida pela NBR 6122:2019 como um tipo de elemento de fundação executado totalmente por equipamentos ou ferramentas. As estacas podem ser de diversos tipos materiais, como: madeira, aço, concreto pré-moldado, concreto moldado in loco, calda de cimento ou mista. 

A fundação com estacas é recomendada para solos com baixa resistência, como aterros. Nestes tipos de solo é necessário cavar muito para conseguir achar um solo firme e fazer as fundações. Geralmente as estacas tem mais de 3 metros de profundidade. Este tipo de fundação transmite as cargas ao solo por atrito lateral e as escavações são feitas através de uma broca.

As estacas podem ser divididas em dois grandes grupos: moldadas in loco e as pré-moldadas.

Quanto à reação das estacas no solo podemos dividi-las em estacas cravadas com grande ou pequeno deslocamento e as escavadas sem deslocamento.

As estacas cravadas são caracterizadas por serem colocadas no solo sem a necessidade de escavação e retirada do material, sendo cravadas diretamente no terreno. No processo de cravação o solo sofre um deslocamento, o que gera um empuxo passivo, que acarreta um ganho de resistência no solo. Durante a execução são empregados geralmente equipamentos bate-estacas ou martelos vibratórios. Uma desvantagem das estacas cravadas é a sua geração de ruídos e vibrações excessivas, fazendo com que não seja tão viável para áreas urbanas.

As estacas escavadas são aquelas que necessitam a retirada de solo através do processo de escavação. Diferentemente das estacas cravadas, não existe ganho de resistência, visto que não há nenhum deslocamento do solo. Esta estaca pode ser utilizada em diferentes tipos de solo. Entretanto, em solos com presença de nível de água ou que apresentam camadas susceptíveis à desmoronamento devem ser tomados alguns cuidados especiais. O diâmetro deste tipo de estaca pode variar muito, de 30 a 180 centímetros e podem chegar a profundidades de até 70 metros.

[pic 2]

As estacas franki são tipos fundações moldadas no local. A grande diferença entre este tipo de estaca e as escavadas é que o fuste é feito pelo processo de cravação e não pelo processo de escavação. Ademais, está estaca possui em sua ponta um bulbo de concreto. Sua vantagem se dá por esta estaca poder ser construída em diferentes tipos de solo, com presença ou não de água. Entretanto, seu uso em locais próximos a edificações existentes deve ser avaliado cuidadosamente, visto que a execução da estaca gera muita vibração do solo, o que pode comprometer edificações próximas.

 [pic 3]

As estacas Strauss podem ser utilizadas em diferentes tipos de solo, são estacas muito flexíveis e que alcança uma ótima capacidade de carga. O diferencial deste tipo de estaca é o processo executivo. São estacas moldadas no local. A escavação é realizada por meio de uma sonda metálica e toda a superfície é protegida por meio de revestimento metálicos que são introduzidos até a profundidade final da estaca. A concretagem é realizada com o lançamento e apiloamento do concreto. À medida que a estaca é concretada o revestimento metálico é retirado. 

[pic 4]

A estaca raiz é um tipo de fundação que pode ser utilizado em qualquer tipo de solo. É uma estaca moldada no local, que possui uma variação de diâmetro de 10 a 50 centímetros, com profundidade de até 60 metros. A escavação da estaca é feita por meio de perfuração rotativa ou roto-percussiva. Durante toda a escavação é utilizado revestimento metálico. Estas estacas são muito utilizadas em fundações que precisam perfurar rochas ou solos com grande quantidade de matacões, pois seu sistema de escavação consegue ultrapassar este tipo de material. Também possui ótima resistência à tração e seu equipamento é relativamente pequeno, o que possibilita seu uso em diversos tipos de situações.

[pic 5]

A estaca hélice contínua é um dos principais tipos de estacas utilizados nos grandes centros urbanos. O grande diferencial desta estaca é o seu processo executivo. É uma estaca moldada in loco, a escavação é feita por meio de um trado helicoidal que possui um tubo acoplado ao longo do seu eixo. Após a conclusão da escavação é feita a concretagem através do tubo acoplado com simultânea retirada do trado helicoidal. Esta estaca possui inúmeras vantagens como alta capacidade de carga, baixa vibração do solo, alta produtividade, grande variação do diâmetro e monitoramento eletrônico durante a execução.

[pic 6]

As estacas pré-moldadas de concreto possuem um grande diferencial em relação às estacas moldadas no local, que é o controle de qualidade, por serem elementos industrializados. Estas estacas são peças de concreto pré-fabricadas que são cravadas no solo. Estas peças podem ter diferentes formas geométricas, também podem ser maciças ou vazadas. É possível encontrar dois tipos de estacas pré-moldadas de concreto, as estacas de concreto armado e as estacas de concreto protendido. A cravação das estacas pode ser feita de três maneiras distintas, por meio vibração, percussão ou prensagem. Este tipo de estaca também pode ser utilizado em diferentes tipos de solo. Mas, pode ser inviabilizado nos grandes centros urbanos pela vibração causada por alguns elementos de cravação. 

[pic 7]

As estacas metálicas são constituídas de perfis metálicos, tubos de chapa dobrada ou trilhos metálicos também utilizados nas ferrovias. A execução destas estacas é muito simples e consiste na cravação dos elementos por meio de um bate-estaca. É importante estar atento ao tipo de solo onde estas estacas serão executadas, pois são inviáveis em solos muito duros ou com presença de muitos matacões. Este tipo de estaca possui ótimo comportamento tanto à tração como compressão, além disso durante a execução produzem pouca vibração. 

[pic 8]

As estacas de madeira não são tão comuns atualmente, mas esta foi um dos primeiros tipos de estacas utilizados como elemento de fundação. Estas estacas são troncos retilíneos de madeira de boa resistência. As principais madeiras utilizadas são o ipê, a peroba e a aroeira. Em fundações provisórias também é utilizado o eucalipto. Elas fazem parte das estacas de deslocamento, pois são executadas sem a necessidade de escavar o solo. Os troncos de madeira são cravados no solo como uma estaca pré-moldada de concreto. Este tipo de estaca funciona bem em situações submersas. Em locais onde há grande variação do nível da água é indicado evita-la, pois, a estaca poderá apodrecer nestas condições. 

[pic 9]

A estaca ômega se comporta como uma estaca de deslocamento por não causar retirada do solo. Algumas vantagens deste tipo de estaca são de possuir uma produtividade elevada por não gerar muitos resíduos não causam vibrações nem ruídos em sua execução, é monitorada eletronicamente, exigem máquinas de grandes torques, execução operador dependente, concretagem sujeita à qualidade do concreto. E uma de suas desvantagens é de ter dificuldade na instalação de armadura em grandes profundidades, tendo um processo de armação fracionado e podendo correr risco de continuidade e desalinhamento. É muito utilizada em solos arenosos pela compactação do solo ocorrer simultaneamente ao processo de perfuração, não tendo perigo de a areia entupir a fundação.

[pic 10]

As estacas prancha são utilizadas em estruturas de contenção. Na maioria dos casos são executadas por perfis metálicos cravados justapostos. Existem inúmeros tipos de estacas prancha no mercado, o que varia em cada um dos modelos são os perfis metálicos utilizados. Estas estacas possuem um ótimo desempenho em estruturas de contenção, são comumente utilizadas em subsolos de edificações, construção de piers e cais, calados de portos, contenções submersas, acesso de túneis e tantas outras opções. O processo de cravação produz muito ruído e muita vibração e é feito com um grande bate estaca. Este tipo de estaca não é indicado para solos muito duros, por ser impossível a cravação dos perfis.

[pic 11]

A estaca trado mecanizado conhecida também como estaca trado helicoidal. Possui um diâmetro de 25 cm a 150 cm e geralmente é utilizada para cargas médias. Pode alcançar profundidades de até 30 m, são recomendadas para obras de pequeno, médio e grande porte, apesar de serem utilizadas mais para obras de médio porte, como foi dito acima. Nestes tipos de obras se encaixam condomínios, fundações residenciais de sobrados, de comércios e até de indústrias.

[pic 12]

Tipos de Tubulão

Tubulão, segundo a NBR 6122, é classificado como um tipo de fundação profunda, de concreto armado, sendo composto por: cabeça, fuste e base. Essa estrutura apresenta formato cilíndrico com base alargada. Sua base com formato diferenciado é tida como sua principal característica, visto que grande parte das cargas são transmitidas para o solo através dela. Seu uso é indicado quando as camadas rasas do solo não apresentam a resistência necessária prevista em projeto, sendo necessário a adoção de fundações mais profundas e de técnicas menos mecanizadas, sendo necessário o trabalho manual para expansão da base. As vantagens dos Tubulãos são: Permite análises e inspeções do solo durante a execução da obra; Elevado custo-benefício quanto a mobilização e desmobilização dos equipamentos; Pouca vibração e ruídos durante a escavação; As dimensões podem ser alteradas caso necessário; A escavação é capaz de penetrar vários tipos de materiais.

E suas principais desvantagens são: Elevado risco de desmoronamento; Risco de envenenamento do ar, afetando diretamente os profissionais atuantes; Maior rigor nas verificações de pressão; além disso, há limitações para o dimensionamento em função do tipo de solo e nível do lençol freático, cujos quais devem ser previstos em projeto.

O tubulão a céu aberto é o tipo de tubulão executado geralmente em solos acima do nível de água. Neste tipo de tubulão o fuste é escavado por equipamentos mecânicos, ou manualmente. Em seguida é necessário a descida de pessoal para alargamento da base. Após isso, é realizado o posicionamento da armadura e a concretagem. Inicialmente é necessário fazer a delimitação do gabarito, marcação da circunferência do tubulão e do eixo da peça no terreno. Feito isso inicia-se a escavação do poço com o método escolhido até a cota de escavação prevista em projeto. Quando alcançado a cota de projeto, se torna possível o alargamento e limpeza da base feito totalmente de forma manual. É importante enfatizar a necessidade de inspeção para verificar se a estrutura e o solo se encontram igual ao previsto no projeto. Ao final do processo de execução e verificação, a estrutura está pronta para receber a armação e a concretagem. 

[pic 13]

tubulão a ar comprimido é o tipo de fundação profunda muito empregado em pontes e viadutos, e com profundidades de assentamento abaixo do nível de água. A fim de se assegurar a integridade e segurança da estrutura, é fundamental que seja feito um poço inicial, com diâmetro maior que o requisitado, com a finalidade de apoiar ou indicar a direção as formas de encamisamento que serão posteriormente inseridas. Em sequência, se dá início a escavação realizada de forma manual ou mecânica até que se alcance o nível d’água. É importante que, o avanço na escavação seja acompanhado simultaneamente da camisa escolhida, seja metálica ou de concreto. Alcançando o nível de água, retira-se a água através de bombeamento e insere a máquina responsável pela inserção de pressão, no caso a campânula de ar comprimido, até que a cota prevista em projeto seja alcançada e a base possa ser alargada. Finalizando, o responsável técnico pela obra se prontificará a fazer a inspeção e posterior autorização da inserção das armaduras seguido da concretagem.

[pic 14]

Tipos de Caixões

Os Caixões são elementos de fundação profunda de forma prismática, concretado na superfície e instalado por escavação interna. Podem ter ou não base alargada e serem executados com ou sem ar comprimido.

 [pic 15]

Referências

PEREIRA, Caio. Fundações Profundas. Escola Engenharia, 2016. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/fundacoes-profundas/. Acesso em: 30 de agosto de 2021.

MAGALHÃES, Veneza. Tabulões. Carluc, 2021. Disponível em: https://carluc.com.br/fundacao/tubulao/. Acesso em: 30 de agosto de 2021.

VWF Fundações, 2021. Disponível em:  https://www.vwffundacoes.com.br/categoria/fundacao-para-obras/. Acesso em: 30 de agosto de 2021.

Mapa da Obra, 2021. Disponível em:  https://www.mapadaobra.com.br/capacitacao/conheca-os-tipos-de-fundacoes-de-uma-construcao/. Acesso em: 30 de agosto de 2021.

Construindo Casas, 2021. Disponível em:  https://construindocasas.com.br/blog/construcao/tipos-de-fundacoes/. Acesso em: 30 de agosto de 2021.

Entenda Antes, 2021. Disponível em: https://entendaantes.com.br/tipos-de-fundacoes/. Acesso em: 30 de agosto de 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (776.4 Kb)   docx (666.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com