TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme Lutero

Por:   •  29/1/2019  •  Resenha  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha do Filme: Lutero

Direção: Eric Till

Gênero: Drama

Ano de lançamento: 2003 – Alemanha

Lutero é um filme biográfico onde é contada a história de Martinho Lutero, líder da Reforma Protestante que não concordava com os dogmas da Igreja Católica a partir de 1517.

No início do filme, Lutero se vê em meio a uma tempestade e com medo roga a Deus que se deixá-lo viver se tornaria padre. Lutero sobrevive e se torna padre. Ele estuda teologia e se forma professor. Vai até Roma e vê pessoas nos degraus da igreja comprando indulgências, ou seja, a Igreja perdoava os pecados daqueles que pagassem uma quantia em dinheiro. Lutero não concordava com isso e com várias outras coisas que aconteciam na Igreja Católica como corrupção entre seus membros e na vida do seu clero, vendas de relíquias da igreja, exploração da fé do povo e também havia prostíbulos para os clérigos.

Indignado com tudo isso Lutero passa a questionar a Bíblia e a Igreja. As autoridades se sentem incomodadas e pensam em silenciá-lo em razão dos sermões que aplicava nas suas aulas.

Irritado cada vez mais com a venda de indulgências e a corrupção da Igreja, Lutero fixa na porta da igreja da cidade um texto de 95 teses onde demonstrava algumas das coisas que a Igreja Católica deveria mudar. Ele defendia que as pessoas pudessem ler e interpretar a Bíblia de sua própria maneira. Com essa atitude Lutero despertou raiva entre os clérigos e foi excomungado pelo Papa e Imperador e todas as suas obras forma banidas e queimadas do Sacro Império (Alemanha).

Ele foge e se esconde em uma torre onde traduz o Novo Testamento para o alemão. Enquanto permanecia desaparecido outras pessoas continuaram com suas idéias e isso culminou na Reforma Protestante e eclodiu várias revoltas populares  onde foram mortos 50 mil camponeses assassinados.

Contrário à venda de indulgências, Lutero aboliu o celibato dos sacerdotes sendo que até se casou.

Essa Reforma na Igreja que Lutero promoveu foi o apogeu para a Igreja Católica dar a resposta, chamada de Contra Reforma onde foram queimados livros, houve perseguições e condenações protestantes. Todas as propostas seguidas por Lutero foram negadas no Concílio de Trento, em que não foi mudado nada em relação a doutrina religiosa.

O filme Lutero mostra a profunda fé que ele tinha em Deus e que fizeram dele um reformador e como um líder rebelde que não aceitava as imposições da Igreja naquela época.

A Igreja Católica não entendia o pensamento de Lutero e tinham receio no que poderia causar às pessoas. A Bíblia não era lida, ninguém conhecia a Palavra e a mensagem que Lutero queria mostrar e pregava era sobre um Cristo amoroso e não primitivo.

É um filme dramático e emocionante, pensar que um sacerdote católico teve a coragem de enfrentar o poder da Igreja Católica por não concordar com suas imposições e dogmas sabendo do risco que corria. Sua fé em Cristo foi mais forte do que a tirania da Igreja.

BIBLIOGRAFIA

Lutero. Direção: Eric Till. Alemanha, 2003. Disponível em <  http://www.filmesonlinegratis.net/assistir-lutero-dublado-online.html   > acesso em 25/07/2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (70.6 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com